quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pessoas respondem a Incentivos!!!


O jovem ao iniciar na Ordem DeMolay se deslumbra com um mundo mágico, totalmente diferente daquilo que já havia visto até então, porem, para continuar assíduo é necessário que ele sinta interesses em permanecer dentro de um Capítulo DeMolay.


O objetivo inicial, em geral, é conseguir chegar ao Grau DeMolay, depois ser Oficial do Capítulo. A partir desse momento surgem as ramificações dos interesses e onde a permanência do jovem depende muito de como o Capítulo é conduzido.


Alguns desejam chegar ao posto de Mestre Conselheiro, ampliar o leque de amizades com objetivos profissionais, outros querem permanecer ali para entrar na Maçonaria – sim esses casos existem – entre muitas outras motivações que passam na cabeça de nossos Irmãos.


Muitos jovens já deixaram de freqüentar seus Capítulos e afastaram-se da Ordem, pois não viam mais perspectivas de crescimento no mesmo ou os Irmãos não o gratificavam pelo empenho realizado.


E essa falta de motivação pode ser muito bem recompensada pelo trabalho da atual diretoria do Supremo Conselho, quando está implantando no Brasil todas as premiações e honrarias existentes na Ordem DeMolay.


Este tipo de gratificação é necessário para alguns. Em especial o de Representante DeMolay, ele mais do que qualquer outro mostra que a Ordem DeMolay foi importante para o jovem iniciado em nossas fileiras, ele mostra que você melhorou como cidadão após a Iniciação.


Espero que o foco agora seja se auto-conhecer para poder melhorar o mundo, fazendo valer assim um dos objetivos da Ordem DeMolay: “ser útil a sociedade”.

(Luiz Felipe Rosenzweig Ferreira, Past MCE-ADJ/BA - 2008-2009 - DeMolay Ativo do Capítulo UNIÃO E SABEDORIA Nº 714, da cidade de Lauro de Freitas/BA - colaborou conosco enviando este artigo em 11/11/2009... Obrigado Luiz!!!)

Um comentário:

  1. Achei muito bom o artigo feito pelo irmão Luiz Felipe. É verdade que o homem ele produz mais quando incetivado. A melhor sensação do mundo é você trabalhar em prol de algo e no fim ser reconhecido. Apoio e reforço que os Prêmios e Honrarias DeMolays deveriam sim ser aplicadas, entretanto de maneira honrosa e merecedora.
    Acho ridículo prêmios ou honrarias serem conferidas ao DeMolay por ser um puxa saco, não merecedor, indicação de panelinha. Porque temos pessoas deste nível em nossa Ordem, mas as comissões e os Conselhos Consultivos deveriam trabalhar nisso com mais transparência e competência.
    Em 06 de Dezembro estarei reunindo o Conselho Consultivo do meu Capítulo para justamente estar apresentando uma palestra sobre os Prêmios e Honrarias. No meu Capítulo até hoje NENHUM DeMolay foi homenageado com algum premio ou honraria que o Supremo disponibiliza e incentiva. Praticamente 20 anos sem reconhecer um irmão de maneira Oficial. Uma vergonha. Pelo menos estarei mudando isto, ou tentando.

    Parabéns, Luiz Felipe. Meu irmão e amigo. Continue lutando sempre. Pessoas como nós, perdemos e ganhamos, mas nunca desistimos!

    Abração para você e para o Omar. Excelente o seu blog!

    ResponderExcluir