segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Entrevista com Irmão Guilherme Cândido - Mestre Conselheiro da 40ª Gestão 2009-2 - Capítulo Maringá Nº 89 (GCE/PR - SCODRFB)!!!

Meus Irmãos da Comissão,


Esta semana, a Caravana: “NOVAS CRUZADAS: UMA VISÃO DA ORDEM DeMOLAY BRASILEIRA” chega à REGIÃO SUL, onde realiza sua 4ª Entrevista, mais especificamente à Cidade de MARIGÁ/PR, onde entrevista o Irmão Guilherme Dieguez Cândido, Mestre Conselheiro da 40ª Gestão Administrativa do Capítulo Maringá Nº 89. Continuamos girando pelo Brasil, oportunizando cada vez mais espaços aos Irmãos e cumprindo o seu propósito de CRIAÇÃO que é o de proporcionar entretenimento, diversão e conhecimento aos nossos Leitores, continuamos convidando a todos para estarem conosco a cada semana, a cada nova entrevista e a cada novo relato, aguardamos os COMENTÁRIOS e mais registros de SEGUIDORES do BLOG DO OMAR...


"O 2º CNOD mostrou ao Capítulo Maringá, que somos capazes de fazer o que quisermos se houver muita força de vontade e dedicação e isto foi o que mudou em nossas trajetórias, não titubeamos mais ao começar uma empreitada, toda a experiência adquirida no CNOD despertou em nós uma coragem de tentar e errar, mas nunca desistir de tentar" (Guilherme Cândido - Novembro/2009)

1) Guilherme, este primeiro momento é PADRÃO: explicite a todos, o seu PERFIL COMPLETO (nome, onde nasceu, quando, definições, idéias) “cartão de visitas” para que o conheçamos melhor..

R – Irmão Guilherme Dieguez Cândido, mais conhecido como Cabelo, nascido aos 7 dias do mês de Março do ano de 1991, natural de Assis – SP, de onde me mudei para Sales Oliveira – SP aos 3 anos de idade, de onde finalmente me mudei para a cidade de Maringá - PR aos meus 12 anos. Nesta última tive a honra de ingressar no Capítulo Marina nº89 da Ordem DeMolay aos meus 15 anos, onde exerço atualmente o cargo de Mestre Conselheiro. Já freqüentei Igrejas Católicas Apostólicas Romanas e Centros Espíritas Kardecistas aos quais atribuo minha base religiosa. Curso o 1º ano de Engenharia Civil na Universidade Estadual de Maringá. Amo muito meus pais e minha irmã, e considero meus irmãos de Ordem como se fossemos irmãos de sangue.

2) Como, onde, quando e em que circunstâncias você conheceu a Ordem DeMolay e foi convidado a integrar as nossas Fileiras?

R – Conheci a Ordem DeMolay através de um comentário de um Tio de sangue sobre a existência desta após um outro Tio de Sangue ter iniciado na A.R.L.S Cavaleiros da Luz (Cornélio Procópio – PR). Meu pai, Tio Anderson Roberto Cândido, inciado na A.R.L.S Perseverança e Trabalho (Pitangueiras – SP) e transferido para A.R.L.S Paz e Amor (Maringá – PR), notou meu interesse na Ordem e preencheu minha petição de Ingresso. Fui iniciado no dia 19 de Agosto de 2006, elevado no dia 26 de Maio de 2007, investido no Priorado Cavaleiros do Paraná nº115 no dia 27 de Julho de 2008 e empossado Mestre Conselheiro do Capítulo Maringá nº89 no dia 01 de Agosto de 2009.

3) Em 2004, como todos sabemos, a Ordem DeMolay Brasileira dividiu-se em 2 Supremos Conselhos. No seu Estado, o Paraná, como funciona a relação entre Capítulos de Supremos diferentes? O que você pensa a respeito desta “nova realidade” da Ordem DeMolay em nosso País? E mais especificamente, qual é a sua VISÃO de tudo isso no âmbito da Região SUL do Brasil, já que você é o escolhido por este BLOG para representá-la nesta série de entrevistas?

R – Bem, não acompanhei a época da divisão dos Supremos, pois ainda não era iniciado, com base em minha experiência de 2006 até hoje é que tiro minhas conclusões. No Estado do Paraná, eu considero a relação entre Capítulos de Supremos diferentes um tanto quanto fraca, não há muita integração, mas também não há retaliação até onde tenho conhecimento, penso que poderíamos estreitar mais a nossa convivência, porém o que eu sei que existe é o respeito entre os membros de ambos os supremos devido a forte união que havia antes da cisão. Pessoalmente eu sou extremamente contra a divisão, e principalmente contra a falta de reconhecimento e consideração de qualquer um dos lados para com qualquer irmão, na minha opinião somos partes de um todo, um todo maior chamado Ordem DeMolay, onde devem ser soberanos os seus baluartes e não brigas encorajadas pelo pior dos males: a vaidade. A Ordem ensina grandes lições aos que têm a honra de dela fazerem parte, aprendemos que devemos desbastar e aprimorar Sete Virtudes Cardeais dentro de nós, tentar transformar nossa sociedade em uma sociedade mais justa, e em minha concepção, o não-reconhecimento fraterno não é o melhor caminho para trazer melhores caminhos ao nosso Brasil. Apesar de ser um sonho, acredito que a unificação seja utópica, pois ambos os Supremos estão bem estruturados com seus Gabinetes Estaduais, Nacionais, Grandes Conselhos/Capítulos, de certa forma estão conseguindo administrar melhor suas jurisdições. Na Região Sul, mais especificamente no Paraná e em Santa Catarina, que são estados que tenho mais contato, há o respeito dos dois lados, e em Santa Catarina tenho notícia de que muitos Capítulos se interagem independentemente de Supremos. Concluo então demonstrando meu imenso desejo em que os Irmãos sonhem sim com a unificação, e se esta não ocorrer burocraticamente foi por não estar dentro de nosso alcance, mas a unificação fraterna, o reconhecimento entre irmãos, isto sim está em nossas mãos. Recebam bem os irmãos em seus Capítulos, tratem-nos como os DeMolays que eles são, respeitem-nos! Esses são apenas pequenos passos para uma Ordem DeMolay Unificada, talvez não no papel, mas com certeza em nossos corações.

4) Qual seria, também na sua visão, o principal OBJETIVO da Ordem DeMolay nos dias atuais? Continuam os mesmos de 1919 quando ela foi criada? Se não, em que se modernizaram?

R – Vejo que a Ordem DeMolay continua com seus objetivos de 1919 sim, mas que estes se estenderam e se ajustaram as novas necessidades das sociedades onde a esfera de atuação da Ordem atinge. Continuamos formando grandes líderes, fornecendo o roteiro a ser seguido para os que querem cultivar o bem, e acredito que a junção destas duas funções é hoje o principal objetivo da Ordem DeMolay: transformar bons jovens em ótimos jovens, fazendo deles grandes líderes capazes de atuar na sociedade para conduzi-la a um futuro mais justo e puro aos que dela também desfrutam.

5) Você como um DeMolay Ativo que ainda o és, o que espera dos Dirigentes do GABINETE ESTADUAL PARANAENSE, do GRANDE CONSELHO ESTADUAL do ESTADO DO PARANÁ e do SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL? Qual a sua expectativa para o seu Estado e Região?

R – Acredito eu que nossos Grandes Conselhos, nosso Supremo estão em fase de arrancada. Estávamos antes em fase de estruturação: muitos problemas; muita carga; muito trabalho, agora estamos em fase de aprimoramento. Conseguimos nos estruturar e estamos passo a passo a caminho de uma melhoria continua para facilitar os trabalhos dos Capítulos. Eu espero que todo o corpo administrativo tanto estadual quanto nacional, pensem sempre e façam tudo a partir deste pensamento: Os Capítulos são a Ordem DeMolay! É lá onde as bases filosóficas transcritas por Tio Marshall e Tio Land são postas em prática. Então nada mais justo do que fazer um trabalho visando sempre a facilitação dos trabalhos dos Capítulos. É isso o que espero que continue ocorrendo em meu estado e minha região também. Quanto ao trabalho do nosso Grande Conselho Estadual e ao Supremo, só me cabe tecer elogios, acho que estamos na rota certa para manter a harmonia e o equilíbrio necessário para a Ordem permanecer atuando na sociedade.

6) Qual seria a PRINCIPAL MUDANÇA Administrativa que sugeririas para melhorar ainda mais ao Supremo Conselho, contemplando assim as diversas realidades deste nosso país?

R – Sei que isso já vem acontecendo com mais intensidade nos últimos anos, mas sugeriria mais autonomia aos Grandes Conselhos Estaduais, somente eles sabem a realidade de seus Estados, assim como as necessidades, os problemas maiores e mais freqüentes em seus Capítulos. Mas repito, sei que aos poucos isso já vem sendo feito.

7) Assim como fizemos em todas as entrevistas da série “CRUZADA”, com os MESTRES CONSELHEIROS que representaram as Regiões Sudeste, Nordeste e Norte, te pedimos também que deixe no ar alguma dica para a Comissão Organizadora do 6º CONGRESSO NACIONAL, que será realizado em julho/2010, na capital federal, Brasília: O que você como DeMolay Ativo, da Região Sul do Brasil, gostaria de ver sendo discutido ou palestrado durante estes 3 dias em que ocorre?

R – Bem, sugiro que a Comissão Organizadora, juntamente com o Gabinete Nacional e o Supremo Conselho estipulassem um prazo para que os Capítulos e Grandes Conselhos enviassem Projetos que possam ser executados num âmbito nacional, assim como foi o “ Dia D contra às Drogas – Mente Limpa, Corpo Saudável”, entretanto acredito que dessa vez poderíamos abranger algo mais trabalhoso do que conscientização, algo que a Ordem DeMolay de todo o Brasil pudesse realmente colocar a “mão na massa” para melhorar as cidades onde atuam. Os projetos enviados passariam por uma “peneira” onde se classificariam os cinco melhores projetos, e estes seriam apresentados por seus idealizadores num horário cedido pela Comissão Organizadora. A assembléia votaria o melhor, mais interessante ou mais viável e este seria executado pelos Capítulos de nosso país, por intermédio de que poderíamos medir a força que nossa Organização possui para promover o bem.

8) Quais são ainda seus Objetivos a serem alcançados na Ordem antes de tornar-se Sênior e mesmo após?

R – Essa resposta eu ainda não tenho, poderão aparecer oportunidades dentro da Ordem, e com certeza estarei sempre disposto a trabalhar por nossa tão amada organização, mas sem sombra de duvidas após o termino de minha gestão, e também após a troca de minha Coroa da Juventude pela Coroa da Maioridade eu estarei firme, forte e ativo nas fileiras do Capítulo Maringá trabalhando e lutando para que ele possa fazer sua parte no crescimento da Ordem DeMolay em nosso querido Paraná e em nosso País.

9) Você é um ACADÊMICO do 1º ano do Curso de ENGENHARIA CIVIL; da Universidade Estadual de Maringá – UEM, Campus Maringá. Porque escolhestes a Engenharia? A opção foi por vocação? Por influência de alguém? Fale de suas expectativas para o rumo Profissional de sua vida.

R – Na verdade ainda estou me acostumando um pouco com a Universidade, estou passando por um processo de amadurecimento e adaptação, escolhi a engenharia pois é uma profissão que desperta o espírito de empreendedorismo, faz-nos desenvolver o raciocínio lógico e tomar decisões para solucionar problemas. Sempre pensei em fazer muitos cursos, um sem muita relação com o outro, quando fui fazer minha inscrição para o vestibular, acabei optando pela engenharia por esses motivos já citados. Espero que o mercado de trabalho continue amplo, que eu possa me tornar um bom profissional e me destacar por tal.

10) Você já acompanhou alguma Entrevista no BLOG DO OMAR? O que achou deste novo espaço na Internet que objetiva trazer à presença de todos, pessoas conhecidas nacionalmente, outras não, de maneira a dar oportunidade a todas as camadas da Ordem DeMolay de exporem suas opiniões e idéias? Algum recado específico para o Mantenedor e Leitores deste BLOG?

R – Quando fui convidado a ajudar com essa entrevista, fiquei realmente lisonjeado, pois vinha acompanhando o Blog, e acho que essa é uma maneira esplendida de os irmãos de todo o Brasil conhecerem as realidades de Estados distantes do seu, trocarem experiências e estreitar ainda mais os laços de fraternidade que sustentam a Ordem DeMolay.

11) Estivemos em Maringá/PR, em 2006, durante o 2º CONGRESSO NACIONAL. Conhecemos uma cidade próspera, desenvolvida e progressista, modelo para o restante do Brasil em diversos aspectos de DESENVOLVIMENTO HUMANO, numa região do país constantemente comentada por este aspecto, haja visto que até a Capital de vosso Estado é conhecida em todo País como a CAPITAL MODELO.
Nos encantamos com a organização e apoio que vocês tiveram por parte da Maçonaria, Clube de Mães e até do Poder Público Municipal para realizarem o CNOD, numa estrutura que naquele instante vivia apenas o seu 2º ano de existência, mas que se consolidou muito após aquele Evento, aliás, lá, presenciamos uma das cenas mais marcantes da existência do SCODRFB até o presente instante, onde o então 1º GMN, Sandro Romero, levou 900 Congressistas literalmente ao êxtase ao empunhar a Bandeira da Ordem DeMolay na Cerimônia de Abertura, recebendo cada Delegação de Estado deste País. Conhecíamos já o irmão Jean Marques, que foi MCE/PR e hoje é Pres. Do Conselho Consultivo do Capítulo Maringá/PR, passamos a conhecer pessoalmente e ficamos muito amigos de irmãos como: Ualid Salem, Lucas Cassiano, João Milton, Tio Evanir, pra citar somente alguns.
Na sua visão como DeMolay Ativo do Capítulo Maringá, qual foi a MAIOR MENSAGEM deixada pelo CNOD a vocês? A realização do “Evento Maior” da Ordem DeMolay mudou as vossas trajetórias? Se mudou, em que aspecto?

R – Tive a honra de iniciar 3 semanas antes do CNOD, e penso que ver todo aquele movimento, todo o esforço dos irmãos do Capítulo, toda a Cortesia dos irmãos das caravanas que chegavam, tornou a Ordem DeMolay, para todos nós que iniciamos juntos no dia 19 de agosto de 2006, algo mágico e inacreditável, ver mais de 900 DeMolays emocionados com a imagem do Tio Sandro empunhando a Bandeira da Ordem, tudo isso foi ver para crer que a Ordem DeMolay é com certeza um caminho certo para a fraternidade universal. O evento mostrou para o Capítulo que somos capazes de fazer o que quisermos se houver muita força de vontade e dedicação e isto foi o que mudou em nossas trajetórias, não titubeamos mais ao começar uma empreitada, toda a experiência adquirida no CNOD despertou em nós uma coragem de tentar e errar, mas nunca desistir de tentar.

12) O que significou para vocês, a criação do “CAPITULAR”, pelo irmão Lucas Cassiano, mais um Membro do Quadro do Capítulo Maringá?

R – O Capitular é fantástico. Diria que é um Orkut, mas com utilidade: promover a interação, troca de experiências e informações entre os DeMolays e suas Organizações. Quando o Irmão e Tio Lucas Cassiano estava com o projeto em fase terminal, ele convidou 9 DeMolays do Capitulo para Testar e aprimorar o programa, e os nove, sem exceção ficaram embasbacados e extasiados com tamanha criatividade e cada atenção prestada a cada detalhe. O Irmão Lucas Cassiano é um irmão que sempre usou muito de sua capacidade em dedicação a melhoria do Capitulo e do Grande Conselho, mas essa ferramenta em especial, foi muito alem disso, aproximou DeMolyas e Tios de todo o Brasil independentemente de potências, supremos e distâncias. Já deixo para os irmãos o pedido, aqueles que não fazem parte, entrem em contato para que algum irmão possa fazer o convite, vale a pena!

13) Qual foi o momento que mais te MARCOU, até agora, em sua trajetória como DeMolay? Alguma passagem que nunca tenha se apagado de vossa memória? Alguma personalidade que você tenha conhecido que pense que nunca se esquecerá dela?

R – Passei os melhores e mais emocionantes momentos de minha vida em eventos ou reuniões da Ordem, dentre elas nunca me esquecerei do sábado passado, onde como Mestre Conselheiro de meu Capítulo, vi a Corte Carlos Costa Junior nº63 conceder o Grau de Chevalier ao Irmão João Milton Walter Tavares, o Mestre Conselheiro que me iniciou na Ordem DeMolay, o Mestre Conselheiro da realização do II CNOD, e o mentor do projeto “Corpo Limpo, Mente Saudável” também. Acho que a maioria dos DeMolays, quando é iniciada, tem como espelho o Mestre Conselheiro, por isso foi no mínimo muito mais que gratificante ver a emoção nos olhos de um irmão que merece tanto.

14) Este espaço, sempre igual em todas as nossas Entrevistas, é livre para que o entrevistado deixe uma mensagem final a todos os Leitores do BLOG DO OMAR.


R –Bom, gostaria de agradecer sinceramente do fundo do meu coração a oportunidade cedida pelo Irmão Omar, não pude expressar certamente a opinião de todos os DeMolays da Região Sul, mas acredito que o Blog já é um grande avanço para a força de expressão da Ordem num panorama nacional. Aos meus Irmãos: temos uma grande oportunidade em nossas mãos, uma ferramenta para a melhoria de nossas vidas e as do que se encontram em nossos círculos de amizades, a ORDEM DeMOLAY, com isso, que possamos aproveitar essa oportunidade com UNIÃO para torna-la mais efetiva em nossos corações e que saibamos estender essa oportunidade através da CARIDADE aos que nunca puderam tê-la. Fortes Abraços Fraternais meus Irmãos e até Brasília!

2 comentários:

  1. Muito boa a entrevista Cabs, sepre sensato e um eterno apaixonado pela ordem... Creio que você descreveu muito bem nossos sentimentos quanto ao CNOD 2006, quanto à nossa amada ordem e quanto à cisão dos supremos. Parabéns, você sabe que sou seu fã!!!
    Ir. Sênior e Eng. Civil Marcos Palácios

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente me emociono a cada entrevista no "Blog do Omar", desses garotos que fazem da Ordem DeMolay o uso que esperamos dela, os seus engradecimentos enquanto homens e cidadãos de bem. Parabéns ao jovem "cabelo"...rs Aproveito ainda par me incluir na lista dos que reconhecem no II CNOD, um divisor de águas na Ordem DeMolay brasileira, um momento mágico e único que só poderia ter sido alcançado como fruto do árduo trabalho dos dedicados irmãos e sobrinhos paranaenses.
    Suenilson Sá GMD-DF

    ResponderExcluir