segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"PATROCÍNIO" MAÇÔNICO ÀS INSTITUIÇÕES JUVENIS!!!

Meus Irmãos da Comissão,


Aqui estou, novamente aproveitando o espaço do nosso BLOG DO OMAR para fazer 1 breve comentário com vocês acerca de 1 tema por demais POLÊMICO e ao mesmo tempo INTERESSANTE: "PATROCÍNIO" MAÇÔNICO ÀS INSTITUIÇÕES JUVENIS.


Onde eu quero chegar provocando este assunto? Bem, vamos lá, acompanhem o raciocínio e debatam comigo: A Ordem DeMolay e a Ordem Internacional das Filhas de Jó devem em todos os seus Capítulos e Betheis ter o acompanhamento de 1 corpo maçônico que denominamos Conselho Consultivo e Conselho Guardião, são considerados hoje os dois grandes trabalhos da Maçonaria Moderna, eu concordo com esta afirmação, são mesmo, mas tanto o lado dos DEMOLAYS e FILHAS DE JÓ, quanto o lado dos CONSULTORES E GUARDIÕES, precisam manter sempre uma inteiração. Cada um tem o seu PAPEL definido dentro da Ordem, o voto paritário também é outra discussão pertinente neste tema e deve ser aprofundada em nossos Congressos.


Mas em que residiria este "PATROCÍNIO", seria apenas o apoio financeiro? Lógico e evidente que não, é muito mais do que isso, trata-se de acompanhamento DIÁRIO, trata-se de ORIENTAÇÃO, de EXEMPLO, de um auxílio real que vai levar os jovens, ainda enexperientes a alcançarem a completa FORMAÇÃO DE LIDERANÇA, a juventude as vezes "afoita", contrasta as vezes com a sapiência da paciência, movida por anos e anos de vida e de cabelos grisalhos que ensinaram aos nossos tios, o valor do "SABER ESPERAR O MOMENTO CERTO" para as coisas acontecerem. Precisamos uns dos outros meus irmãos, o intuito de nosso fundador DAD LAND, tão lembrado nos meses de novembro ao criar este "contraste" não foi outro senão o de oportunizar esta TROCA DE VIBRAÇÕES BENÉFICAS entre a idade juvenil e a maturidade.


Assim eu chamo a atenção para o IMPORTANTISSIMO papel dos Sêniors DeMolays, que funcionam mais ou menos como um MEIO TERMO entre as duas fases, ainda não atingiram totalmente a maturidade, mas também não são mais os "afoitos" da tenra idade, por isso que eu sempre digo: feliz dos Capítulos que tem Sêniors DeMolays presentes em suas fileiras, mau sabem eles o tamanho da ajuda que podem oferecer, ainda é pouco o número de irmãos que CONTINUAM assiduamente frequentando as reuniões após atingirem os 21 anos, proporcionalmente aos que chegam anualmente a esta condição, precisamos fazer estas reflexões, precisamos estar presentes em nossos Colégios Alumnis, Associações Estaduais e na Associação DeMolay Alumni Brasil, assim perceberemos que a nossa missão não se encerrou com o recebimento da "toga de homem", mas apenas um ciclo, que imediatamente nasceu outro e a ele devemos nos dedicar com a mesma INTENSIDADE que o fizemos no outro que acaba de se fechar.


Meus irmãos, tios, espero ver este assunto sendo exaustivamente debatido em nossos Encontros, não podemos mais nos furtar a isso, temos que investir pesado nesta formação de mentalidades que num futuro irão multiplicar estes princípios que tanto acrescentarão à Ordem DeMolay.


Em breve eu volto com outros Assuntos interessantes pra discutirmos, espero debatê-los nos comentários...


Valeu!!!


(Omar Rogério, GRANDE TESOUREIRO NACIONAL ADJ - 2009-2011 - SCODRFB - Sênior DeMolay do Capítulo PIRAPORA Nº 90, da cidade de Pirapora/MG, mantenedor deste BLOG)

2 comentários:

  1. Meu querido tio,
    Acho realmente que esse é um debate pouco levantado dentro do proprio capitulo, nao sei como tem sido nos betheis, mas falo por experiencia propria sobre a Ordem Demolay.
    Acredito que um dos grandes fatores para esse nao debate seja a falta de certos conhecimentos por ambas as partes, tanto por parte de diretorias sem formaçao apropriada quanto por parte do conselho consultivo.
    Precisamos sempre estar por dentro das mudanças nas leis e por dentro da necessidade capitular.
    A funçao do senior é muito bem explicita na propria cerimonia da maioridade, mas ainda falta bom senso e aceitação por parte de muitos conselhos. Estamos cientes das dificuldades de manter um capitulo, das necessisdades dos irmaos e das outras responsabilidades dos tios. Por isso estamos aqui para ajudar...mas só podemos quando realmente querem.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu Irmão,

    Sinceramente acredito que esta tão esperada união de ideias e de relacionamento estreito passa pelo dabate, de encontrarmos o ponto de equilibrio entre as duas instituições de modo que cada uma assuma o seu papel como fonte de sustentação da Ordem demloy. O senior sim tem este papel primordial de interrelacionamento, mas a pratica nos mostra que isso não acontece então temos que provocar essa discussão como voce o faz agora, para buscar-mos o acminho unico que todos nós almejamos.
    Forte abraço

    Wilson Oliveira

    ResponderExcluir