quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PESO OU RETRIBUIÇÃO!!!


Nossa Ordem dia a dia passa por várias transformações, a cada momento aprendemos mais, e cada vez mais, percebemos o quanto ela pode ensinar. Aqui no Paraná em Outubro tivemos a instalação da primeira Távola de Escudeiros, o qual foi muito gratificante, conseguimos estender nossos sagrados ideais aos meninos de 9 anos.


Inicialmente, o projeto foi rejeitado varias vezes no Capítulo, uma devido à duvida sobre maturidade de engajar um projeto tão ambicioso, mas como o Grande Pai Celestial sabe o que deve ser feito, conseguimos abrir o primeiro Castelo no Estado do Paraná.


A palavra para definir o Castelo Eugênio Mancuello Romero Nº 5 é persistência, quando se tem um sonho nunca desista, ainda mais quando ele não apenas seu. Nessa jornada tudo conspirava para dar errado, não tínhamos experiência, faltava material, mesmo com o projeto aprovado ainda tínhamos muita resistência, principalmente de irmãos que não conheciam, mas como disse o Irmão Fábio Batista Lara, iniciou a “Conversão de Irmão em Prol da Causa”, inclusive a dele, que se demonstrava contra o projeto.


Tivemos muitos Irmãos e Tios que nos deram total apoio, não posso deixar de citar Tio Docilmar Lopes de Quevedo; Tio Ermenson Roberto Rodrigues Marques, ficávamos na casa dele ate 1 hora da manhã vendo coisas sobre o Castelo; Tio Vagueme de Jesus Fernandes (Consultor do Castelo) que abraçou a causa comigo; o Tio Omar ajudou muito, principalmente mostrando todos os lados da Ordem DeMolay; o Irmão Luís Fernando, de Minas Gerais, me ensinou sobre os Escudeiros; o Irmão Clemilson Valentim, grande Irmão, cedeu muito do seu tempo para ajudar no necessário.


Em especial, os Irmãos do Capítulo Eugênio Mancuello, Fabio Lara, Lucas Zago (atual Mestre Conselheiro), Laoni de Leon Figueredo, e todos os outros que ajudaram de uma forma direta ou indireta e não posso esquecer dos Batutinhas do Capítulo muito obrigado.


Para encerrar essa matéria Gostaria de falar que a Ordem dos Escudeiros não é um peso para o capítulo e sim uma forma de continuação e de retribuição, assim poderemos ajudar aqueles que um dia continuarão a nossa sociedade.


Um Agradecimento Especial Novamente ao Tio Omar por ceder esse espaço em seu Blog.
“Ao Ir'' Otávio Baroni Muito Obrigado por você mostrar para mim que a Ordem dos Escudeiros é tudo isso que você dizia e muito mais.”






(Tanios Carlos Kozan Abdallah - 2º Conselheiro - 2009-2 do Capítulo
Eugênio Mancuello Romero Nº 364 e Nobre Cavaleiro do Castelo Eugênio Mancuello Romero Nº 05, ambos da cidade de Guarapuava/PR - colaborou conosco enviando este artigo em 18/11/2009... Obrigado Tanios!!!)



2 comentários:

  1. Como pode ser tão estranha a personalidade humana? Os Escudeiros passam em alguns casos pelo mesmo preconceito inicial da Maçonaria brasileira em relação a Ordem DeMolay, o qual aliás persiste em vários nichos...

    Aqui no Distrito Federal onde em tempos sombrios anteriores a minha iniciação chegou a existir proibição por Ato, de que nos reunissemos em templos.Fica um pouco incompreensível as atitudes de resistência a essa magnifíca Ordem.

    Quem já experimentou o preconceito, mesmo que em gerações não tão distantes deveria avaliar com mais cautela a sua postura em relação a Ordem da Tavola dos Escudeiros.

    Se são os Capítulos para as Lojas o seu celeiro de maçons do amanhã, são as Tavolas da mesma forma para os Capítulos o celeiro dos DeMolays do amanhã.

    Parabéns a todos vocês que acreditam, em algo tão evidenciado para aqueles que despiram-se das anacrônicas veleidades profanas.

    ResponderExcluir