segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Entrevista com Irmão Suenilson Sá - GRANDE MESTRE DISTRITAL 2009-2011 (GCDF-SCODRFB)!!!


Meus Irmãos da Comissão,


A Entrevista que publicamos HOJE, 23/11/2009, é também uma homenagem ao nosso Entrevistado. Trata-se do atual GRANDE MESTRE DISTRITAL, irmão Suenilson Sá. Sênior DeMolay do Capítulo Brasília Nº 18, Ex-Mestre Conselheiro do mesmo Capítulo, o foi na 21ª Gestão, no 1º Semestre do ano de 1996. Foi Presidente da Associação DeMolay Alumni Brasil no mandato 2006-2007. Suel completa hoje, 18 anos de iniciado na Ordem DeMolay. Conseguimos esta entrevista com o "ELE" e nela abordamos muitos temas, inclusive os POLÊMICOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, que tenho certeza todo o Brasil vai gostar de ler e discuti-los aqui com nosso entrevistado e conosco também.

Esperamos que gostem e que possamos discutir as idéias, repercutir todas as opiniões aqui no "PORTAL BLOG DO OMAR". Quero dizer a todos que porventura NÃO CONCORDEM com alguma opinião dada, ou alguma colocação feita, podem usar os comentários para discutí-los, nenhum deles será censurado, assim como não foram as RESPOSTAS dadas por nenhum dos nossos Entrevistados até o presente momento, todos podem atestar isso E NESTA ENTREVISTA não foi diferente, publicamos na íntegra, como se propõe deste o início dos trabalhos, este PORTAL BLOG, estamos mantendo esta linha de trabalho e outros virão, podem aguardar, o BLOG DO OMAR foi criado para isso, discutirmos assuntos de relevância a nossa Ordem e publicarmos textos de interesse de todos também, por isso estamos tão brevemente colocados entre os mais visitados da Ordem DeMolay Brasileira...


"Eu me defino como cristão-espiritualista, assim que deixar o grande mestrado pretendo cumpri a missão que sei estar reservada para mim. Não existem coincidências, sofrimento é depuração, queda é renascimento. Nunca comentei publicamente em uma entrevista ou escrevi abertamente sobre o assunto, mas possuo ou na verdade sou instrumento de alguns dons. Sei que não os recebi a toa, e que devo utilizá-los para o bem" (Suenilson Sá, novembro/2009).


1) Suel, como é “regra” em todas as nossas Entrevistas, explicite a todos, o seu PERFIL COMPLETO (nome, onde nasceu, quando, definições, idéias) “cartão de visitas” para que o conheçamos melhor.
R – Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá um maranhense nascido em 06/10/1975 na Ilha de São Luís, radicado há 23 anos na capital de todos os brasileiros. Contínuo com a compilação de um poema meu, sobre quem sou (risos): Sou idealista por concepção, escritor sem talento por obstinação, ético por formação, leal por vocação e acredito na força, na vontade de fazer descobertas, na evolução constante, no espírito irrequieto da juventude. Eu, sou um sonhador, na verdade um utópico-pragmático, uma mente com infinita profusão de idéias e anseios, alguém que vive com ardor.

2) Como, onde, quando e em que circunstâncias você conheceu a Ordem DeMolay e foi convidado a integrar as nossas Fileiras?
R – Sempre fui um apaixonado desde criança por história, em especial as mudanças de eras na humanidade, ao “devorar” livros sobre o tema percebi a influencia da Maçonaria em muitos acontecimentos históricos relevantes. Um amigo meu Demilson Gurgel, iniciou na Maçonaria e sabia do meu encantamento com ela. Ele ouviu falar da Ordem DeMolay, me “enrolou” por  um tempo até me apresentar formalmente a Ordem, onde iniciei no Capítulo Brasília nº 18 da Ordem DeMolay e Mater do Distrito Federal em 23/11/1991 com mais 22 irmãos os quais somente eu permaneço em atividade.

3) Em 2004, como todos sabemos, a Ordem DeMolay Brasileira dividiu-se em dois Supremos Conselhos. No seu Estado, o Distrito Federal, existem Capítulos filiados a ambos. Como funciona a relação entre estes Capítulos? O que você pensa a respeito desta “nova realidade” da Ordem DeMolay em nosso País? E mais especificamente, como membro desta Ordem há tanto tempo, que acompanhou todas estas mudanças de DENTRO, qual é a sua VISÃO de tudo isso no âmbito Nacional?
R – Não temos relações formais com a outra instituição, mas isso se deve a outros acontecimentos pretéritos a divisão. Recentemente com o episódio da crise enfrentada pelo GCD-DF com a intervenção do Supremo Conselho, emissários que não podemos afirmar se autorizados pela direção deles (prefiro acreditar que não), tentaram cooptar o Capítulo Brasília nº 18 e isso evidentemente não nos agradou muito. Mas não quer dizer que não estejamos prontos a exercitar a cortesia e sentarmos a mesa para dialogar, caso sejamos convidados.

Sobre o fato da divisão, eu considero um conceito equivocado, não existe “divisão” e sim um Supremo legitimo e uma facção, para ser ameno não autorizada. Nós que também somos maçons, sabemos a importância do reconhecimento e regularidade, é preciso que todos compreendam o precedente perigoso que se abre com essa concepção de: “há se eles tem o mesmo ritual, juram as mesmas coisas, somos todos irmãos e isso é questão burocrática.” Se assim o for, se não tivermos obrigação do reconhecimento do primaz internacional, qualquer um poderá fundar seu Supremo, instalar Capítulos e será nossa obrigação reconhecê-los...

Não posso afirmar que haviam condições dessa defecção infeliz não ter ocorrido, mas digo que deveria ter sido impedida. Sou dissociado de maniqueísmos, não acredito no mal absoluto e nem na santidade nesse plano de existência, contudo a situação é esdrúxula, inexplicável e absolutamente abastecida pela vaidade humana. Mas vamos dar a César o que é de César o SCODRFB é legitimo isso é indiscutível. Logo não tenho como não apoiá-lo com todas minhas forças. Lamento profundamente os desdobramentos irascíveis testemunhados por todos nós e que em nada favorecem a nossa causa.


4) Qual seria, também na sua visão, o principal OBJETIVO da Ordem DeMolay nos dias atuais? Continuam os mesmos de 1919 quando ela foi criada? Se não, em que se modernizaram?

R – Temos hoje dois desafios, quais são eles? Preservar nossos antigos ideais, respondendo a pergunta, sim eles continuam os mesmos e o segundo o de nos colocar antenados com o século XXI. Não diria que a primeira década por conta da ruptura foi uma década perdida, mas canalizamos muita energia que poderia ser usada na adaptação de nossas ações ao mundo atual com contendas vazias, embora defensivas.

Nossos costumes precisam incentivar o “estágio DeMolay”, ou seja, precisamos atuar enquanto instituição nas grandes causas da sociedade em especial na educação pública universal e juventude. Participar dos conselhos paritários, de educação, direitos da criança e do adolescente, juventude e outros. Ter posição conhecida e clara sobre os temas que afetam a nossa juventude. Quer um exemplo? Vozes como a do ex-presidente FHC, do ministro Carlos Minc e do governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral defendem a descriminalização do uso da maconha. Qual a posição da Ordem DeMolay? Nós sabemos em tese e a sociedade sabe? Como vamos ter a fama de bons cidadãos e homens de bem presos em uma redoma? A palavra é interatividade social, esse é um dos caminhos que nos despontam a frente.

5) Você como um Sênior DeMolay, está tendo uma grande oportunidade, de dirigir o seu estado como GMD, o que pretende fixar como seu MAIOR objetivo, agora que tendes a chance e também o Poder de fazer acontecer a Ordem DeMolay no Distrito Federal? Também o que esperas do SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL nos próximos anos? Qual a sua expectativa para o seu Estado e para Região?
R – Olha meu irmão, você também esteve GME e de um dos estados mais numerosos em Capítulos. Digo esteve porque sempre repito aqui “estou GMD, mas serei eternamente DeMolay e Maçom”. Você sabe que temos só a ilusão do “poder”, não seria desonesto de dizer que não possuímos instrumentos privilegiados para colocar em prática as idéias que abraçamos, mas é relativo. Com o apoio e a concordância da Ordem DeMolay do Distrito Federal, estamos reinserido gradativamente a Ordem DeMolay do DF na agenda da Maçonaria candanga. Rearticulando os corpos patrocinadores em suas relações com os Capítulos e Convento. Dentre tantas metas que perseguimos eu escolheria duas. Primeiro fortalecer as organizações afiliadas de maneira continua e isso envolve ao menos cinco ações em andamento, já a segunda seria fazer do GCD-DF uma voz a ser ouvida pela sociedade local, quando se tratar de educação e juventude.

6) Você sempre se posicionou em DEFESA PRÉVIA de Estados com menor número de Capítulos, dando a entender que haveria alguma espécie de “benefício” aos falados “gigantes”. Gostaríamos de saber se em sua opinião, agora com uma visão mais profunda principalmente dos BASTIDORES, como GMD, isso realmente se confirma ou se foi apenas uma impressão e se entenderes realmente como VERDADE a quem ou a que você atribui isto?
R – Eu sempre costumo dizer uma frase de um político já falecido “meu desejo é lutar pelas grandes causas e não pela causa dos grandes” (risos). Se entendi bem a sua pergunta, posso responder que o nosso sistema eleitoral e legislativo precisam ser reformulados. Não podemos ter um estado só ou a união de apenas dois ou três decidindo por todos em um CNOD.

Não sou contra a votação dos Mestres Conselheiros e Presidentes de Conselho Consultivo, mas defendo um sistema bicameral. O que fosse aprovado nas assembléias destes deveria ser ratificado ou rejeitado em ato continuo pelos GME’s e MCE’s. Ou quem sabe ainda para diminuir a pressão dos “grandes”, o coeficiente para aprovação de propostas e eleição passasse a ser 2/3 dos votos? Temos diferenças regionais e de autonomia estaduais/distrital que precisam ser respeitadas

7) Qual seria a PRINCIPAL MUDANÇA Administrativa que estão tentando implantar ou se não, o que imaginas de mais importante tem sido feito no DISTRITO FEDERAL e qual delas tens sugerido como um dos Representantes Legítimos dos DeMolays “Candangos”, para melhorar ainda mais o GRANDE CONSELHO DISTRITAL?
R – Não completamos ainda três meses de gestão, mas posso garantir que abrimos várias frentes de trabalho com foco e planejamento. Uma mudança em andamento que queremos implantar é algo que parece ser até simples. As organizações afiliadas ao GCD-DF devem perceber que elas são o GCD-DF, e que temos uma administração executiva eleita. Somos parte de um todo e não existe “eles o GCD-DF” e sim nós! Também estamos recadastrando todos os DeMolays, Maçons e organizações afiliadas, até o fim do ano saberemos quem é regular e pode freqüentar nossos trabalhos, isso faz parte de um processo de modernização administrativa a ser concluído em seis meses.

8) Gostaria de lhe pedir também que deixe no ar alguma dica sobre o 6º CONGRESSO NACIONAL, que será realizado em julho/2010, aí na capital federal, Brasília: O que você como ORGANIZADOR DO EVENTO, está preparando para todos os Participantes e que pode antecipar-nos aqui?
R – Em verdade sou apenas um dos colaboradores do SCODRFB assim como são os meus companheiros de GCD-DF na organização do VI CNOD. Três aspectos posso adiantar: conforto, grandiosidade e pontualidade serão marcas desse evento.

09) Suel, outro assunto que sabemos causar muita repercussão nas Fileiras e nas Lideranças da Ordem DeMolay, foi à recente “mudança” dos Rituais do Grau Iniciático e DeMolay adequando aos Originais do DI. Alguns gostaram, outros tantos reclamaram, mas o fato é que aos poucos estamos todos nos adaptando a esta mudança. Gostarias de fazer algum comentário acerca deste tema também, com seus 18 anos de experiência na Ordem, o que achou de mais esta “Inovação”?
R – Caro irmão Omar com todo respeito à gestão anterior do SCODRFB, houve no mínimo precipitação. Ouvimos em Salvador do GMI Irmão Robert Cockerham, que os costumes regionais agregados aos rituais deveriam ser respeitados. E o que fizeram? Jogaram vinte e oito anos de um ritual praticado no Brasil literalmente fora... Eu fico a me perguntar o GMN e uma Comissão, decidiram isso sós ou isso foi submetido ao conjunto do Supremo Conselho? Eu entendo modestamente de que o GMN, sem a votação dos executivos, Grandes Mestres Estaduais e Mestres Conselheiros Estaduais não teria poder para fazer isso. Porque o guardião da ritualística é o Supremo Conselho, o GMN o representa, mas nem tudo é decisão monocrática. Para não fugir da sua pergunta pela natureza pública do Blog, posso comentar que em termos de condução administrativa capitular foi um avanço e tanto, já em muitos pontos da ritualística um retrocesso brutal. Como legalista o DF pratica o novo ritual.

10) Suenilson, aproveite o ensejo e fale-nos também sobre a sua visão da “Política Nacional”, tanto para o Gabinete Nacional, como para o SCODRFB. As “Articulações”, os “Bastidores”, conte aos nossos leitores como você se orienta e se referencia na Ordem DeMolay Brasileira. Apóia alguém desde já para alguma disputa?
R– O Gabinete Nacional confesso não ter muito contato por essa razão não tenho maiores reparos ou comentários sobre ele.

O SCODRFB, ao que me parece tem estabelecido uma relação mais aberta, descentralizadora e tolerante com os Grandes Conselhos e isso é bom. Sinto que existe o desejo real de implantar uma mudança de rumos no modelo de gestão nacional, onde prevaleça o dialogo ao invés da imposição, a modernização da gestão e o que já disse nessa entrevista a atuação na sociedade civil da nossa Ordem. Em suma é uma gestão que pode passar para a história com muitas conquistas.

Sou alguém que valoriza a experiência dos mais velhos e a ousadia dos mais jovens. Ouço muito o irmão Omar Rogério de Minas Gerais, o Jorge Prates do Espírito Santo, o Ederson Velasquez de Mato Grosso do Sul, o Marilson Mendes e o Danilo Nunes de Mato Grosso, o Rafael Pinheiro do Ceará, o Tavares, o tio Delvo, José Drumont, Fábio Paiva, Ricardo Júnior, Maurizan dos Santos e qualquer irmão DeMolay ou Maçom do Distrito Federal e do Brasil que queira debater sobre algum tema da Ordem.

Compromisso em começo de gestão para a sucessão é prematuro. Mas posso comentar que espero que a sucessão no SCODRFB e no GCD-DF, recaia sobre um sênior DeMolay. E que fique claro nada contra os irmãos GME’s que não são seniores, afinal o que seria da Ordem para não citar exemplos do DF, sem o tio José Ribeiro Chaves em Minas Gerais, Guilherme Augusto Aguiar em São Paulo, José Luiz da Silva em Pernambuco, Anselmo Jevaux em Santa Catarina, João Santana Botelho em Mato Grosso, e muitos outros ao longo da nossa história? Mas é justamente em homenagem a eles que tenho certeza que vibram em ver a Ordem que construíram sendo administrada por seus antigos sobrinhos, que devemos ter seniores a frente da administração nacional e estaduais/distrital.


11) Recentemente, houve uma outra “polêmica” na eleição do GCDF quanto à saída, às vésperas do Pleito, de diversos Presidentes de Conselho Consultivo e Mestres Conselheiros de Capítulos. Gostaria também de dar a SUA VERSÃO acerca deste assunto que nos bastidores rendeu vários pensamentos e diferentes interpretações?

R – Uma falsa polemica como vou demonstrar (risos)... Um jovem sênior/maçom que veio de outro estado e é filiado em um dos nossos Capítulos e que há muito (inclusive até o dia de hoje) não freqüentava nossos trabalhos há um tempo considerável, impetrou uma “denuncia” no SCODRFB as vésperas da eleição. Qual denuncia? Que por motivos “eleitoreiros do GSD (eu) o então GMD irmão Tavares havia trocado 03 Presidentes de Conselho Consultivo.” É preciso que eu explique também que erroneamente como depois descobrimos, por 25 anos o DF sempre nomeou os presidentes de Conselho Consultivo por indicação dos presidentes dos corpos patrocinadores e NUNCA houveram protestos. Não nego jamais o direito do “denunciante” de peticionar, e digo tranquilamente embora tenha me chateado pela alegação de “interesse eleitoreiro”, não guardo dele qualquer magoa.

Continuando, o denunciante só não mencionou dois fatos mais do que relevantes. O primeiro deles o mesmo ato que modificou os presidentes me demitiu a meu pedido também, e o segundo que “mata” a questão TODOS os que saíram eram da minha chapa e NENHUM dos que entraram pertencia a minha chapa.

Não precisa ser um expert em política para perceber que se houvesse algum prejuízo esse seria MEU, em não contar mais com os votos “seguros” dos Presidentes demissionários que afinal concorriam na mesma chapa aos cargos de Grande Mestre Distrital Adjunto, Grande Orador e Grande Orador Adjunto.

Já em relação a Mestre Conselheiro, um Capítulo não elegeu o seu Mestre Conselheiro e o Conselho Consultivo ainda com o antigo presidente, usando da sua prerrogativa nomeou um provisoriamente.

Quero aproveitar para fazer um registro. O Grande Mestre Nacional teve a cortesia de oficiar ao GCD-DF para que explicasse suas razões, aguardou a resposta dos então dirigentes (eu já estava fora para não compor a mesa das eleições por ser candidato), e embora não tenha acatado as considerações do GCD-DF, não determinou e sim alertou sobre as incongruências do Ato. Resultado? O GMD irmão Tavares acolheu o parecer revogou o Ato reconduzindo os presidentes (que diga-se é bom, haviam sido consultados antes da troca). Dois presidentes renunciaram e o Conselhos Consultivos elegeram seus presidentes (os mesmos por sinal que haviam sido nomeados) e apenas um quis ficar no cargo na eleição, no que lhe foi respeitado a sua opção. O GMN irmão Carlos Eduardo Braga e demais membros da executiva inclusive o GMD-Adjunto irmão Ederson Velásquez que testemunhou todo o processo eleitoral e saiu deste convicto da sua lisura, foram hábeis e conciliatórios.


12) Suel, para falarmos de outra “PECULIARIDADE”, sabemos do seu freqüente hábito de ESCREVER, inclusive até estamos sempre visitando o BLOG DO SUEL, além de lermos os textos nas Listas Nacionais DeMolays do YAHOOGRUPOS.
Diga-nos, desde quando começou a exercitá-lo? Sobre qual tema específico gostas mais de escrever?

R - Escrevo desde criança e na rede mundial de computadores a cerca de três anos. Como disse acima sou um escritor sem talento, mas exploro temas relacionados à Ordem DeMolay, cotidiano, comportamento, crônicas, poemas, política, adaptações e sonetos. Não tenho uma rotina especifica, de repente vem à vontade de escrever e o faço sem parar e sem correção até o fim, assim como fiz ao responder essa entrevista.

13) Falando de outro “TEMA POLÊMICO”: RELIGIÃO e eu prometi que falaríamos de tudo ou quase tudo; sabemos também da sua preferência pela “Doutrina Kardecista”. Foi por algum motivo ESPECIAL que resolvestes segui-la? Quais os motivos? O que tens a nos dizer de maior CONTEÚDO e SIMBIOSE entre você e a mesma?
R - É uma assunto delicado, mas não acredito em tabus... Eu me defino como cristão-espiritualista, assim que deixar o grande mestrado pretendo cumpri a missão que sei estar reservada para mim. Não existem coincidências, sofrimento é depuração, queda é renascimento. Nunca comentei publicamente em uma entrevista ou escrevi abertamente sobre o assunto, mas possuo ou na verdade sou instrumento de alguns dons. Sei que não os recebi a toa, e que devo utilizá-los para o bem. Mas para isso tenho que buscar orientação e assim o farei no tempo que mencionei. A “simbiose” advêm de algumas posturas que trago comigo, você sabia que jamais guardei ódio de qualquer pessoa? Acredito piamente na reencarnação do espírito e no amor e caridade como salvação final.

14) Você já acompanhou várias Entrevistas do BLOG DO OMAR. Qual sua opinião sobre este novo espaço DeMolay na Internet, criado para possibilitar oportunidades a todas as camadas da Ordem DeMolay de exporem suas opiniões e idéias? Algum recado específico para o Mantenedor e Leitores deste BLOG?

R – Um espaço democrático, com boa apresentação visual, perguntas inteligentes, polemicas, com assuntos interessantes (excetuando essa entrevista é claro/risos). Digo a quem ler e sabemos não são poucos, que não se limite a ler, mas que comentem, critiquem, questionem, elogiem os entrevistados e o mantenedor. É um exercício de civilidade, contraditório e inteligência, singular em nossa ordem, este Blog.

15) Qual foi o momento que mais te MARCOU, até agora, em sua trajetória como DeMolay? Alguma passagem que nunca tenha se apagado de vossa memória? Alguma personalidade que você tenha conhecido que pense que nunca se esquecerá dela?

R – É evidente que o primeiro deles foi a minha iniciação e acho que de todos nós DeMolays. Um segundo momento foi quando fui eleito Mestre Conselheiro do meu Capítulo (e eu sempre almejei ser 2º Conselheiro). Também duas personalidades me marcaram profundamente a primeira delas se encontra no oriente eterno o tio Abenante de Mello e Souza (2º Oficial Executivo do DF) e a segunda o tio Alberto Mansur, sem ele nenhum de nós estaria aqui hoje como DeMolays ou talvez alguns de nós não tivéssemos idade de iniciar quando a Ordem chegasse ao Brasil.

16) Este espaço, sempre igual em todas as nossas Entrevistas, é livre para que o entrevistado deixe uma mensagem final a todos os Leitores do BLOG DO OMAR.


R – Um presente só é seu depois que você o agradece, obrigado meu irmão Omar pela oportunidade proporcionada a esse irmão. Sou um irmão como qualquer outro iniciado nessa augusta Ordem há 18 anos, que faz dela um ideal de vida e de luta. Nem sempre me fiz ou fui compreendido, cometi erros, alcancei êxitos, mas jamais deixei de amar a Ordem DeMolay e aos meus irmãos e sobrinhos, enquanto estiver nessa vida não haverá esforço que não faça para retribuir o carinho e os ensinamentos que recebi. Conclamo a todos aqueles que acreditam nos postulados da nossa Ordem e no sacrifício do nosso patrono, para que nunca desistam e que continuem sempre adiante nessa jornada auspiciosa.

15 comentários:

  1. Suel, meu padrinho, amigo e irmão.
    Nessa sua trajetória de luta e batalha pelos ideais maçônicos e principalmente DeMolay, vejo 18 anos de quedas, de caminhadas, dessas caminhadas, muitos tropeços, dos tropeços o impulso maior para você chegar mais longe e com mais força. Nesses 18 anos, quero te parabenizar pela coragem, força, ousadia e perseverança. Características de um líder vencedor.
    Vejo você nesta frase: "VI, VIM E VENCI"!

    Abraços.

    Mark Monteiro de Azevedo

    ResponderExcluir
  2. Suenilson, ou melhor, Tio e irmao Suel!
    Como mencionei a um certo tempo atras na lista Demolay Distrital, tamanha e minha honra de poder conviver e compartilhar, assim como todos os Demolays do Distrito federal, bem como do Capitulo Mater do DF, Brasilia n. 18, o qual serei 2 Conselheiro(cargo que voce almejou e nao conseguiu rsrs), que admiramos o seu trabalho, dedicacao, amor(o principal que se deve haver).
    Que voce possa encontrar cada dia mais em "nossa" augusta Ordem o fortalecimento espiritual e fraternal que necessita para suportar as turbulencias do mundo profana, as quais somos submetidos hodiernamente!
    Ademais, meu irmao e Tio, que o Supremo Arquiteto do Universo, o autor e consumador de nossa fe, possa dar-lhe forca a cada dia que se vai, para lutar em prol do bem(dom por Ele concedido, o qual compartilha conosco)
    Tio Suel, leia-se: " Fenix"!
    Sucesso, avante, avante!

    Fraterno abraco.

    Guilherme Mota

    ResponderExcluir
  3. Cristiano Tucuruí-Pará

    Meu Eterno Pres. Suel,Honra nos a oportunidade de manifestarmos o nosso carinho e apreço por vc.Seu trabalho a frente da Ordem DeMolay,sua dedicação,desprendimento pessoal e carinho sao notorios e reconhecidos pela nossa Ordem DeMolay Nacional Quer queiram uns ou não.
    Salientamos de forma especial o seu indiscutivel comprometimento e amor com a nossa Juventude DeMolay,em seu mais amplo sentido,razão pela qual temos a grata alegria de manifestarmos o nosso apreço pelo Irmão que tanto ajudou a Ordem DeMolay e os Seniores do Pará.

    TFA

    ResponderExcluir
  4. Show demais a entrevista.

    Parabéns Omar pela escolha e Suel pelas lições.

    ass

    Victor Scotton Leal
    Senior Demolay

    ResponderExcluir
  5. Tio/Irmão Suel, parabéns pelos seus 18 anos Demolay, tenho certeza que muitos outros anos ainda estão por vim. Pessoas como o Sr é quem faz a nossa Ordem ser grandiosa. Essa entrevista é uma motivação para toda a Ordem Demolay, além de tudo é um grande exemplo que mostra a grande pessoa que o Sr é. Encontramos no Sr o verdadeiro amor, dedicação e apoio pela nossa ordem. Quero dizer aqui, que ter lhe conhecido foi uma grande honra na qual a Ordem Demolay já me proporcionou. Abraço!

    __________________
    Yours Ramon.

    ResponderExcluir
  6. Tem pessoas que falam pouco, mas falam tudo e outras nada. Umas dizem muito e não dizem nada ou tudo.
    Mas tem umas, meus Irmãos, que não falam em suas palavras e sim cantam e encantam. Este é o Tio e Irmão Suel! PARABÉNS.
    Uma vida de muito trabalho e esforço só podiam resultar em SUCESSO.
    Você merece cada metro de seu espaço conquistado.

    Um abraço fraterno e sincero!
    Paolo Deon Conservan - Cosmópolis/SP

    ResponderExcluir
  7. Meu Irmão e padrinho Suel,
    Nesta data venho enaltecer sua perseverança, garra, integridade moral, obstinação, ética, sabedoria, companheiro leal, intelectual, conselheiro e muitos outros adjetivos!
    A ordem Demolay brasiliense está em ótimas mãos, tenho plena confiança no seu parecer e sorte a nossa em tê-lo como Grande Mestre Distrital! Você é um exemplo de carinho, zelo, transparência, honestidade e democracia para com a ordem Demolay! Parabéns meu irmão, que o Grande Arquiteto do Universo nos dê a oportunidade de conviver por muitos e muitos anos. Fico feliz por ter-lhe como amigo, e mais ainda por sua liderança! Parabéns por esses dezoito anos!!!!
    Fraternalmente,
    José Drumont
    Ouvidor do GCDF
    Past Mestre Conselheiro Distrital
    Past Mestre Conselheiro do Cap. Brasília nº18

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela entrevista com o grandioso Tio e Mano Suel! Saudades das farras que fizemos em Patos de Minas e da visita que lhe devo na capital federal! Felicidades,

    DIEGO GONTIJO VELOSO"
    PAST MCR 5ªOFEX-MG

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Já de antemão meus sinceros parabéns ao Ir. Tio Suel pelos 18 anos de ordem e que venhão mais 18 (risos), e parabéns a Omar por proporcionar tais acontecimentos esse os quais é sempre de grande valia ...no aspecto informativo da palavra, onde podemos notar a Democracia explicita esta vinda do nosso Nobre Ir. Suel

    Sênior Demolay Presidente Prudente/ Campo Grande/ MS.

    ResponderExcluir
  11. Bem gostaria de primeiramente parabenizar ao nosso Irmão Omar, pelo Blog que nos da a oportunidade de acompanhar todas essas informações e esclarecimento....
    E quanto ao Suenilson, facil falar, um cara apaixonado pela ordem demolay e pela maçonaria e dedicado, pessoa que as vezes esquece de viver para viver a ordem. E quando o apoio é porque tambem amo a ordem, e sei que pode errar poís es um humano, mas tendo a certeza que ele erra tentando acertar.
    Suel o Grande Conselho do DF precisava de ti, não que as direções anteriores foram ruins, mais com certeza com sua força, vontade e dedicação não tenho medo em dizer que essa gestão entrará para a Historia do DF.

    Carlos Russi Fernandes

    ResponderExcluir
  12. Entrevista excepcional, realmente outra coisa eu não poderia esperar de um entrevistado deste porte.
    Meu grande Irmão Suel, parabéns por toda sua trajetória em nossa Ordem e na vida profana. Sei que algumas vezes você caiu, mas tenho certeza que se reergueu ainda mais forte.
    Compactuo com várias opiniões que você emitiu nesta entrevista, mas uma me é cara em especial: a questão do bicameralismo no Supremo Conselho. Já faz algum tempo que discuto isto com alguns Irmãos e Tios e creio que aqueles que se propõem a buscar uma constante evolução do funcionamento de nossa Ordem tem o dever de se debruçar sobre este assunto.
    Lhe desejo muito sucesso e a toda sua administração a frente do GCD.
    Aproveito para lembrar-lhe que deves uma visita recente ao estado de Santa Catarina, ao qual tantas vezes viestes no passado.
    Um fraternal abraço,
    Leduc"

    PS: congratulações ao meu querido Irmão Omar pelo nível de excelência deste espaço que ele tem nos proporcionado.

    ResponderExcluir
  13. Como sempre nosso irmão Suel traz grande brilho para nossos trabalhos, e com essa entrevista pode nos mostrar um pouquinho mais da pessoa que é: batalhador e comprometido com os ideais da Ordem.
    Suel, saiba meu irmão que você é um grande líder e exemplo para seus irmãos, principalmente aqui do DF e GO. Como já te disse, ainda sonho em trabalharmos juntos pela Ordem!!
    E ao Omar, parabéns pelo seu blog meu irmão, está cada dia mais show de bola, e também pela oportunidade de abrir as portas do seu blog para grande artigos e entrevistas que aqui estão.

    Thalles Marquez
    PMCE-GO

    ResponderExcluir
  14. Melhor Entrevista já vista por mim neste espaço!

    ResponderExcluir
  15. Só tenho a parabenizar ao Omar pela entrevista, e ao meu querido Irmão conterrâneo maranhense Suel. Pela sinceridade das respostas, vemos que é um homem de grande valor e merece muito respeito. Sinto-me envaidecido de ser seu amigo.
    Grande abraço e novamente parabéns.

    Semião Julio - GMEA-MA

    ResponderExcluir