quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Semana de Valorização das Escolas Públicas (por "Jaimar de Caraúbas")!!!


Semana de Valorização das Escolas Públicas foi marcada pelo sucesso e recebeu reconhecimento do Legislativo Municipal.

O Capítulo Príncipe das Caraubeiras resolveu realizar não somente um Dia Educacional, mas uma semana toda dedicada ao tema do Dia Obrigatório de outubro. Foi a I Semana de Valorização das Escolas Públicas (SEVESP), que consistiu de uma série de atividades realizadas entre os dias 19 e 24 com o intuito de mobilizar a sociedade caraubense sobre o tema educação.

Num primeiro momento, o Capítulo já conseguiu mobilizar representações de todos os setores e recebeu o apoio dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do município, além da 13ª Diretoria Regional de Educação, da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Maçonaria, Grupo de Escoteiros, Filhas de Jô e grande parte das escolas públicas das redes municipal e estadual.


A abertura da I SEVESP, presidida pelo Mestre Conselheiro, Clark Razec Rossani, contou com as representações de toda a sociedade. Estiveram presentes na Loja Maçônica Dr. Antônio Gentil Fernandes, que patrocina o Capítulo, o Deputado Estadual Fernando Mineiro; o Prefeito Municipal, Ademar Ferreira da Silva e o Vice-Prefeito, Alcivan Viana; vários Vereadores; a Dr. Ilná Rosado Mota Feijão, Juíza de Direito da Comarca; o Dr. Flávio Corte Pinheiro, Promotor de Justiça; a Diretora da 13ª DIRED, Raimunda Freire o Mestre Conselheiro Estadual do Rio Grande do Norte, Samuel Lemos Luz; o Oficial Executivo da 4ª Região, Francélio Bezerra do Nascimento e o Grande Mestre Estadual Adjunto, Ozires Alves Fernandes Soares, além de outras autoridades.


Ainda foi proferida uma palestra pelo Deputado, Professor Fernando Mineiro com o tema: “Valorização das escolas públicas: desafios e possibilidades”, onde o Deputado ressaltou o panorama da educação pública nas diferentes esferas e apontou caminhos para uma mudança na situação. Ele também recebeu das mãos do Mestre Conselheiro Estadual, o projeto do Dia Estadual da Ordem DeMolay no Rio Grande do Norte.



Nos dias que se seguiram houve visitas nas escolas com o Grupo de Teatro Ciranduís, gincana educacional, oficinas para professores, concursos de redação e de soletração, feira multi-cultural, palestra sobre o mercado de trabalho com o Professor Judson Gurgel, Coordenador Adjunto do Curso de Administração da UNP–Mossoró e Presidente Estadual da Associação DeMolay Alumni Potiguar, e palestra de encerramento com Niná Rebouças, Vereadora da cidade de Mossoró e Secretária de Educação daquela cidade por das gestões.



Mas um dos pontos principais foi o Fórum da Educação, que teve à frente o Capítulo DeMolay e a Ação Consultoria. O Fórum foi um momento de debates com a comunidade escolar representada por pais, alunos, professores e gestores educacionais com a temática dos problemas das escolas. Como resultado foi elaborado e aprovado um documento que será remetido às autoridades dos três poderes, nas esferas estadual e municipal. As principais reivindicações são o compromisso e a capacitação dos profissionais da área.

CONGRATULAÇÕES



Tamanho foi o sucesso que na tarde de quinta-feira, dia 5, o Capítulo recebeu o convite dos vereadores para comparecer a Câmara Municipal e ver aprovada a moção de congratulação proposta pelo Vereador Paulo Brasil e subscrita por toda a Casa.


Na ocasião, foram ressaltados o empenho dos jovens na causa e a importância do evento que foi apenas o primeiro, mas que já tem todo o apoio para ser realizado anualmente pelo Capítulo no mês de outubro. O Mestre Conselheiro compareceu juntamente com vários Irmãos. Colocou o Capítulo a disposição da sociedade e agradeceu pela homenagem, já pedindo o empenho para a causa da educação, para a juventude DeMolay e para as ações voltadas ao desenvolvimento sadio jovens.







(Antônio JAIMAR Gomes, é Ex-Mestre Conselheiro da 25ª Gestão, 2003-1, do Capítulo Príncipes das Caraubeiras Nº 98, da cidade de Caraúbas/RN, nos mandou esta notícia deste projeto tão importante que agora a publicamos... Obrigado pela Amizade, Jaimar)!!

2 comentários:

  1. Eu que agradeço e venho agradecendo desde a sua visita no início do ano. Pelo pouco que já pude ver neste curto tempo de amizade, ainda terei muito o que agradecer e parabenizar.

    Valeu meu GMDM

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ver a Ordem Demolay sendo reconhecida e valorizada...Gostei bastante do projeto...Trabalhar diretamente com a edução colabora na formação de seres humanos dignos de serem humanos que procuram um mundo cada vez melhor e mais ético...Parabéns pela iniciativa e se me for possivel gostaria de trabalhar este projeto em meu capitulo em minha cidade para que juntos posssamos tb colaborar para uma educação de respeito...

    Paulo César
    Cap. Bom Despacho, n°631. MG

    ResponderExcluir