segunda-feira, 8 de novembro de 2010

08 de Novembro... Um só nome: FRANK SHERMAN LAND!!!

Meus Irmãos da Comissão,


Aqui estamos, em mais um dia 08 de novembro, para homenagearmos aquele a quem as VERDADEIRAS Honras neste dia, são devidas: FRANK SHERMAN LAND!!!!



Graças a sua OBRA, ao seu empreendedorismo, a sua FÉ é que hoje, 51 anos após o seu desencarne, podemos estar aqui escrevendo estas palavras e reverenciando um feito extraordinário, digno daqueles que vieram a este mundo em suas encarnações destinados a realização de grandes feitos. "Dad Land" personaliza muito bem um ditado popular que diz: "Deus não escolhe os FORTES, FORTALECE os ESCOLHIDOS"!!!! Sem dúvida que é uma mensagem mais do que verdadeira, nos faz refletir e nos mostra que a cada dia, não somente em cada 08 de novembro, mas todos os dias, quando orarmos, deveriamos dedicar 1 prece a este Grande Irmão e Tio, que honrou de todas as formas o que é ser MAÇOM DE VERDADE, que construiu uma obra que mais do que pra si mesmo, beneficiou uma HUMANIDADE inteira. Tenho absoluta certeza de que, um dia, a Ordem DeMolay chegará a todos os países e continuará fazendo com que milhares de jovens iguais a nós somos e fomos um dia, possam ter OPORTUNIDADE, oportunidade de serem homens melhores, mais justos, mais fraternos, mais companheiros, não que já não tragam estes valores de casa, mas através da obra de Land, ou seja, da Ordem DeMolay as aperfeiçoam.

Aqui no Brasil tudo começou em 1980. A Ordem DeMolay chegou e se tornou o grande desafio para a maçonaria, fazer com que irmãos conservadores enraizados em doutrinas antigas e tabus sobre os ensinamentos maçônicos, pudessem lidar com a ocupação de seus templos por uma juventude de pensamentos modernos e avançados, sem que com isso deixassem de fazer tudo o que outros adolescentes da mesma faixa etária o fizessem, foi realmente uma grande quebra de Paradigma, mas esta etapa foi vencida.

Infelizmente, como em quase tudo neste mundo, chegou a vez da Ordem DeMolay Brasileira viver seu momento mais DIFÍCIL, quando em 1999 fosse iniciado um longo processo de ROMPIMENTO interno, que acabou por concluido em idos de 2004/2005, consumado com a fundação de outro Supremo Conselho, este que passou a contar com a total simpatia e estrutura do DI (DeMolay Internacional), órgão maior que dirige a Ordem DeMolay em todo o Mundo. Sem julgar aqui méritos de questões, afirmo que após este rompimento, viveu a Ordem DeMolay Brasileira o seu momento de maior ESTRUTURAÇÃO já visto desde a sua fundação, seja aumentando a eficiência em muitos pontos onde antes se patinava, ou aumentando a transparência com gastos financeiros, quando antes tais informações REAIS se faziam tão distantes dos DeMolays Ativos e Seniors e até mesmo dos membros do próprio Supremo Conselho. São fatos os quais não podemos fingir que não existem, apesar de alguns serem desagradáveis, fazem parte de nossa história e temos que encará-la.

Mas, para não fugirmos do principal objetivo do texto de hoje e também para deixarmos registrada esta nossa homenagem, pelo grande número de Capítulos espalhados por todo Território Nacional, pelo número maior ainda de DeMolays Ativos, Seniors e Maçons dedicados a esta causa, é que publicamos abaixo uma biografia resumidíssima sobre "DAD LAND" (Wikkipédia):

Frank S. Land nasceu em 21 de junho de 1890, em Kansas City, Missouri, Estados Unidos da América. Bem cedo já demonstrava seu espírito de liderança. Sempre possuiu uma vida religiosa muito ativa. Desde criança, na Igreja, e junto com os ensinamentos de sua mãe, Frank Land conheceu a importância de uma filosofia de vida repleta de virtudes.

A Escola Dominical da Igreja Congregacional de Fountain Park, em St. Louis, proporcionou a este jovem os meios para sua primeira inclinação a conquistas e distinções. Recebeu de presente uma Bíblia por ter dez anos de freqüência ininterrupta à Escola Dominical.

Em Kansas City, ele completou seus estudos e tomou parte ativa em atividades de Igreja e Cívicas. Quando atingiu 19 anos, havia-se tornado um dirigente de restaurante de sucesso e, como artista amador, ele era o espírito vivo na organização para embelezar a cidade.


Frank S. Land era muito ativo na Maçonaria e com 25 anos de idade foi nomeado Diretor do Bureau de Serviços Sociais do Rito Escocês. Foi Presidente do Conselho DeMolay dos Cavaleiros Kadosch e, presidiu, em 1931, o Templo Ararat da "Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine".

Ele foi agraciado com o Grau 33 da Maçonaria (Rito Escocês Antigo e Aceito), na idade quase sem precedentes de 35 anos. Seis anos depois foi eleito Grão-Mestre da Grande Loja do Missouri. Em 1954 assumiu o cargo de Potentado Imperial do Conselho Imperial do âShrineâ da América do Norte, e em 1954 foi premiado com a primeira Medalha Internacional de Ouro do Real Arco, pelo Grande Capítulo Geral dos Maçons do Real Arco (Rito York).


Frank Land foi diretor, consignatário e membro de inúmeras diretorias e conselhos. Recebeu diversas honrarias porém sempre dedicou-se à Ordem DeMolay. Foi designado Cidadão Extraordinário em uma mensagem Oficial pelo então Presidente dos Estados Unidos da América, o General Dwight D. Eisenhower, em 1958.

Faleceu repentinamente em 8 de novembro de 1959, vítima de um edema pulmonar. Sua morte chocou o mundo inteiro!

Seus funerais foram acompanhados por mais de 1000 pessoas. Homens, Mulheres e, principalmente, Jovens, que tiveram suas vidas dignificadas pelo honroso trabalho de Frank S. Land, nos excelsos princípios que aprenderam no Altar de seus Capítulos.


Fizemos muitos Irmãos e Amigos PELOS CAMINHOS DO BRASIL, tudo em função da existência desta Ordem DeMolay que tanto AMAMOS. Remexendo em meus arquivos recentes e relembrando o grande CNOD 2010 nas terras "CANDANGAS" (abraço Suel), achei e resolvi publicar a foto abaixo, encerrando este TEXTO HOMENAGEM a "DAD LAND" e mostrando 4 estados diferentes deste BRASIL DeMOLAY:


Eu (MG), Victor Leduc (SC), Lucyan Rezende (MA) e Thalles Marques (GO)

"GRANDE ABRAÇO A TODOS OS CHEVALIERS, DeMOLAYS ATIVOS, SENIORS E MAÇONS DA ORDEM DeMOLAY BRASILEIRA, QUE TODOS TENHAMOS (TIDO) UM GRANDE DIA DEVOCIONAL"

3 comentários:

  1. Otima homenagem ao nosso primeiro guia Dad Land. um abraço e meus parabens a todos os chevaliers.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Omar, grande homenagem ao nosso Dad Land que nos proporcionou tão grandiosa Ordem. Por causa dessa Ordem é que fazemos memoraveis amigos por onde passamos, e com certeza não conseguimos esquecer de nenhum deles.

    Um forte abraço Tio Omar, SUCESSO!

    ResponderExcluir
  3. Irmãos Dodorias e Alan,

    Obrigado Dodorias pelo comentário, o BLOG DO OMAR está sempre aberto às sugestões e propostas de vocês leitores.

    Obrigado Alan Kelvin e pode ter certeza absoluta que você é um destes amigos que fiz ao longo dos meus 22 anos que completo no próximo dia 19/11...

    ResponderExcluir