sábado, 17 de abril de 2010

Entrevista com Irmão Tanios Abdallah - Mestre Conselheiro da 9ª Gestão 2010-1 - Capítulo Eugênio Mancuello Nº 364 (GCE/PR - SCODRFB)!!!

Meus Irmãos da Comissão,

Nesta madrugada de domingo, 18/04/2010, iniciaremos uma nova SAGA de Entrevistas no nosso BLOG DO OMAR. Desta vez, escolhemos dentre tantos talentosos valores que Graças ao PAI CELESTIAL, todos os dias surgem nas fileiras da Ordem DeMolay Brasileira, o primeiro deles para primeiro passo desta caminhada: Tanios Abdallah, Mestre Conselheiro do Capítulo Eugênio Mancuello Nº 364, da cidade de Guarapuava/PR, filiado ao Grande Conselho Estadual PR e ao SCODRFB. Passamos a conhecer o Tanios ao longo de nossa Vida DeMolay, como outros que também conhecemos, apesar do mesmo ter bem menos tempo de iniciado do que nós, mas existem aqueles que só de conversar, conviver, trocar idéias, estamos sempre falando de DeMolay, ouvindo opiniões dele, dando a ele também as nossas sugestões, enfim, trata-se de um forte espírito de Liderança e sem dúvida não poderia deixar de expor algumas de suas idéias e metas aqui no nosso Espaço Especial, na nossa TRIBUNA DO BLOG DO OMAR!!!



"Minha Iniciação, foi o momento que mais me marcou. Acho que
duas frases ditas foram passagem que eu escutei que me marcaram e ambas foram ditas dessa maneira “Ensinar o pouco que sei e aprender o muito que falta” e “ para ser útil a sociedade não é necessário você ser DeMolay, mas se você é um DeMolay você tem que ser útil a sociedade” (não sei quem são os autores das frases mais escutei isso nos dois Capítulos que passei)".
(Tanios Abdallah, abril/2010)
1) Tanios, explicite a todos, o seu PERFIL COMPLETO (nome, onde nasceu, quando, definições, ideologias) “cartão de visitas” para que o conheçamos melhor..

R – Vamos lá então ! Sou Tanios Carlos Kozan Abdallah, nasci no dia 25 de Janeiro de 1991 na cidade de Campo Mourão – PR, e morei em Peabiru 12km de Campo Mourão por 16 longos anos , tenho 19 anos e atualmente moro em Guarapuava - PR, sou meio curioso e impaciente as vezes, sou de me cobrar demais das atividades que realizo, quanto a ideologias acho meio complicado definir, mais 3 coisas que meu avô libanês me disse, que marcaram minha vida, “seja sempre honesto na vida, se alimente bem e se vista bem”, uma pessoa honesta nunca passará dificuldades, se alimentando bem, dificilmente você ficará doente e uma roupa boa destaca você no meio de muitos (roupa boa, não é roupa de marca, só para justificar, é uma roupa elegante), são coisas que eu aprendi e futuramente passarei para meu filho, tenho vários apelidos mais o principal é Turko, a não escrevi errado é com K mesmo (hehehehehehe).

2) Como, conheceu a Ordem DeMolay? Em que circunstâncias se deu seu ingresso?

R – Melhor dizendo, não conheci, quando recebi o convite para ingressar me informei pelas informações que vinha junto a um questionário apenas, ingressei na Ordem DeMolay dia 13 de Novembro de 2005, sem saber quase nada confesso que fui bem negligente ao ingressar em uma ordem sem ao menos conhecer a sua historia ou preceitos, uma das coisas muitas estranha, que o meu padrinho de indicação, foi um Irmão que alguns meses antes de eu ingressar na ordem, posso dizer que tivemos alguns desentendimentos e havíamos trocado alguns socos.

3) Em 2004, a Ordem DeMolay Brasileira dividiu-se em 2 Supremos Conselhos. Como você vê no seu Estado e no Brasil, a relação entre Capítulos de Supremos diferentes? O que você pensa a respeito desta realidade, que mais nem nova é, da Ordem DeMolay em nosso País?

R - Não acompanhei o processo da divisão, pois já fui iniciado no SCODRFB, só vejo que não é uma briga da massa, vejo que muitos capítulos e DeMolay's que mal conhecem a historia da divisão compram essa briga, chegado a extremos, aqui no Paraná pelo menos os capítulos e Irmãos do SCODB, que eu tenho contato nos tratam muito bem e isso é reciproco, ate conseguimos fazer contato com alguns irmãos de um capitulo deles para uma possível transferência de um irmão, gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar um recado para meus Irmãos de ambos os supremos, não importa o nome de sua potencia (os tios que me desculpem ao utilizar o termo potencia para me referir aos supremos conselhos), pratiquem sempre os preceitos da Ordem DeMolay, pois assim quem sabe o companheirismo e a tolerância poderá modificar algumas barreiras.

4) Qual seria, na sua visão, o RUMO da Ordem DeMolay nos dias atuais? Há quais OBJETIVOS devemos nos dedicar mais?

R – Não que isso já não esteja sendo feito, mas quanto mais capítulos tivermos oportunidade de fundar em nosso grandioso País, mais jovens poderemos atingir e assim cada vez mais ajudar na construção do caráter de muitos desses meninos, lembrando que muito disso depende da participação das lojas, dos capítulos, OFEX, GCE's e do Supremo conselho, quem sabe campanha de cunho nacional, que ocorrem em vários Estado, como aqui no Paraná, cada Capítulo adotar uma cidade aonde tenha loja maçônica e tentar mostrar a importância da Ordem DeMolay e assim consequentemente ter a possibilidade da fundação de novo Capítulo.

5) Você é o atual Mestre Conselheiro do seu Capítulo. Como todo grande Líder, com certeza deixará algum “legado” para seus liderados. Qual seria aquele que você gostaria que fosse o seu maior “legado” deixado para o seu Capitulo?

R – Gostaria que todos Irmãos do capítulo compreendessem que a Ordem DeMolay não é feita ao acender da Primeira e ao apagar da ultima, mas sim em todas as ações do dia a dia, legado acho que é meio complicado em deixar, legado são deixados por grandes reinos, civilizações, heróis ou matiris, sou apenas um jovem que busca melhorar e tentar ensinar o pouco que sei, e aprender o muito que falta, porém gostaria que os irmãos do meu capítulo lembrassem que a Ordem DeMolay e feita diariamente e são eles que fazem ela se movimentar.

6) Tanios, o SCODRFB lançou alguns Projetos para esta Gestão 2009-2011 como é sabido por todos nós e disponibilizados que estão no Portal Oficial (www.demolaybrasil.org.br) qual deles você classificaria como mais importantes neste momento para a Ordem DeMolay Brasileira? Qual deles você recomendaria de maneira especial aos Capítulos de todo Brasil?

R – Um dos principais Projeto é o de Movimento de Solo Ritualístico, pois assim poderemos ter uma padronização em nossa ritualística, sendo uniforme todas as reuniões tanto aqui no Paraná quanto as que são feitas ai em Minas. Gostaria de Recomendar a todos os capítulo que assinem a Revista DeMolay Brasil, uma forma de ajudar ainda mais na divulgação da Ordem DeMolay.

7) Qual é a sua expectativa para o CONGRESSO NACIONAL 2010, em Brasília/DF, que promete ser o Maior de todos já realizados até agora, que terá por exemplo: Reforma Estatutária Geral, Sessão Comemorativa no Senado Federal, Concurso de Redação, novamente a presença confirmada de Comitiva do “DeMolay Internacional”, além de uma vasta programação e entretenimento?

R – Será um marco para a historia da Ordem DeMolay Brasileira, afinal já estamos comemorando 30 anos, além disso promete mudar muitos rumos dentro da Ordem, inclusive para a Cavalaria com o lançamento do novo ritual da Cavalaria, também teremos mudanças estatutárias e ainda a presença de nossos Tios e Irmãos da DI, os quais cada vez mais se admiram com o trabalho desenvolvido pelo SCODRFB.

8) Quais são ainda seus Objetivos a serem alcançados na Ordem antes de tornar-se Sênior e também após?

R – Não sou de mentir, vou ser sincero com meus irmãos e tios, tenho interesse, não só tenho interesse como já estou me preparando para me candidatar junto com o Ir'' Guilherme Cândido de Maringá, ao gabinete estadual, mas quero terminar a minha gestão como Mestre Conselheiro para depois começar o planejamento. Quando virar Sênior, que não falta muito tempo, quero me dedicar novamente ao Castelo ajudando essa magnifica ordem, que é a Ordem dos Escudeiros e participar ativamente como Sênior do meu Capítulo.

9) Você é um ACADÊMICO do 3º Período do Curso de ADMINISTRAÇÃO; das FACULDADES GUARAPUAVA. A escolha desta área foi por opção ou por vocação? Houve a influência de alguém? Disserte sobre suas expectativas do rumo Profissional de sua vida.

R – Vamos dizer que até o dia 30 de Outubro de 2007 eu achei que ia fazer Processamento de Dados, foi ai que fiz um trabalho na UTF-PR, cursava na época o Ensino Médio (2º Grau), não digo que houve influência mais sim um direcionamento para essa área. Trabalho desde cedo, devido vir de uma família libanesa, presa-se muito isso lá, já fui cobrador, voluntário em escola, operacional, auxiliar administrativo e agora atualmente exerço o cargo de Auditor, gostaria de ter a oportunidade de trabalhar em uma grande empresa, quem sabe uma multinacional e futuramente (meados dos meus 50 ou 60 anos) gostaria de lecionar passando as experiencia que eu acumulei durante a minha vida.

10) Você é um “SEGUIDOR” cadastrado do BLOG DO OMAR. O que acha do mesmo? As Entrevistas, as Matérias publicadas, gostarias de deixar alguma sugestão ou crítica ao Mantenedor? Algum recado específico para os Leitores?

R – O Blog do Omar, o que falar de um dos poucos blogs que acompanho, já foram feitas grandes entrevistas, as quais puderam ensinar muita gente, essas entrevistas continham grandiosos exemplos de vida. Tivemos grandes meterias, que tinham pontos de vista, divulgação de Estados e muitos Projetos, através desse blog, tenho certeza que muitos puderam aprender um pouco mais sobre nossa Ordem e além disso ver com outros olhos muitos assuntos polêmicos, acho que só tenho que parabenizar o grande Omar por mais essa iniciativa, dizer aos leitores que não deixe de acompanhar e quem não é um Seguidor cadastre-se e comece a acompanhar mais de perto esse Grande Blog.

11) Qual é a PRINCIPAL característica Administrativa que pretendes implantar no seu Capítulo, sendo você um estudante desta área, visando melhorar ainda mais os trabalhos?

R – Primeiro como é uma ordem que forma lideres, delegar o maior numero de tarefas para os membros do meu capitulo, tendo que faze-los tomarem decisões e acharem soluções para os problemas que surgirem em suas tarefas, pois assim vão ver como é trabalhar sobre pressão, lidando com muitas dificuldades, as quais vão surgir durante o desenvolvimento das tarefas e aprender a trabalhar com pessoas, se preparando para assumirem funções ou grande posições, que dentro de sua Cidade, Estado e País. Também gostaria de tentar mostrar a eles que um trabalho eficiente é melhor que um trabalho eficaz, pois o trabalho bem feito hoje, não terá a necessidade de ser refeito amanha e faze-los compreender que mudanças ocorrem todos os dias e que devemos estar sempre apostos para essa mudanças e nunca se fechar para elas.

12) Como se sente, tendo sendo escolhido pelo “BLOG DO OMAR” como “LIDERANÇA REVELAÇÃO” dentre tantas outras que com certeza existem na REGIÃO SUL, para representá-los nesta série de Entrevistas?

R – Putz! Poderia não ter uma questão tao difícil de responder, primeiro me sinto muito feliz por ter sido escolhido pelo Blog do Omar e ao mesmo tempo sei que é uma grande responsabilidade representar tantos dos lideres que existem dentro da Região Sul, não vou mencionar nomes, mas sei quantos nomes temos, gostaria de agradecer de coração ao Tio Omar, por mais uma vez abrir um espaço, hoje sendo utilizado por mim, mas que é sempre utilizado por irmãos que dia a dia constroem essa magnifica ordem, o senhor não sabe quanto esse espaço faz a diferença.

13) Qual foi o momento que mais te MARCOU, até agora, em sua trajetória como DeMolay? Alguma passagem que nunca tenha se apagado de vossa memória? Alguma personalidade que você tenha conhecido que pense que nunca se esquecerá dela?

R – Minha Iniciação, foi o momento que mais me marcou. Acho que duas frases ditas foram passagem que eu escutei que me marcaram e ambas foram ditas dessa maneira “Ensinar o pouco que sei e aprender o muito que falta” e “ para ser útil a sociedade não é necessário você ser DeMolay, mas se você é um DeMolay você tem que ser útil a sociedade” (não sei quem são os autores das frases mais escutei isso nos dois Capítulos que passei). Uma personalidade que não vou esquecer jamais pro tudo que trabalhamos juntos em um Projeto e no Capítulo, foi o Tio Ermenson Roberto Rodrigues Marques atual PCC do meu Capítulo, pois foi ele que me ensinou muita coisa, apesar de cair de paraquedas no capitulo no dia de uma Elevação, sei que foi pela vontade de Deus que ele permaneceu conosco ensinando, aprendendo e acima de tudo sempre apoiando, muito obrigado.

14) Este espaço, sempre igual em todas as nossas Entrevistas, é livre para que o entrevistado deixe uma mensagem final a todos os Leitores do BLOG DO OMAR.

R – Gostaria de agradecer o Tio Omar “ O Grande Mestre das Multidões”, por mais essa oportunidade, aproveitando a oportunidade, gostaria de convida-los para o CEOD-PR se realizara em Francisco Beltrão no final do próximo semestre, contamos com a presença de vocês, maiores informações http://www.demolaypr.org/, e lembre-se meus irmãos nunca achem que uma pessoa não muda o mundo, pois a mais altas das montanha começou com algumas pedras, faça sua parte!. Abraços a todos, Saudações em DeMolay

Fraternamente

Ir'' Turko

8 comentários:

  1. Show de Bola a entrevista Tio Omar! Como o senhor mesmo expressou nas palavras iniciais dessa postagem...grande senço de liderança tem o nosso Irmão Tanios, vulgo Turko (hehe). Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Duplo parabéns ao tio Omar.
    Primeiramente pelo blog, que acabo de tomar conhecimento e já sou seguidor, e, pela escolha deste brilhante irmão, Tânios Abdallah.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana a entrevista do Turko, conheço ele a pouco tempo, mas é um irmão muito gente boa, inclusive sempre me ajudou com o castelo aqui da nossa cidade, com certeza é, e vai continuar sendo uma importante coluna da nossa ordem ;)

    ResponderExcluir
  4. Esse tio Omar não é fraco, sempre postando algo de interessante em seu blog, entrevistando até o MC do meu capítulo XD
    O que acho mais interessante nessas entrevistas é que elas sempre nos acrescentam algo ou nos deixam algum tipo de ensinamento, e se já o conheciamos, lembramo-nos que temos que praticá-los, parabéns ao Tio.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Essse é meu Mestre Conselheiro!!!
    hehe
    falou muito bem irmão Tanios! parabens cara!
    E parabens ao tio Omar pelo Blog!!!

    Abraçooosss

    Bruno de Sá

    ResponderExcluir
  6. Turko!! Eu conheço ele!! Pois é, o nosso administrador libanes, o homem que não tem sonhos, tem Metas!!

    Um grande abraço e parabens ao Tio Omar e o Turko, a entrevista ficou muito boa.

    Fábio B. Lara

    ResponderExcluir
  7. Grande Tanios!!! Se não fosse esse cara, eu não seria o Demolay que sou hoje...

    Parabéns pela entrevista, muito joia!!

    Laoni L Figueiredo

    ResponderExcluir