domingo, 25 de abril de 2010

Entrevista com Irmão Guilherme Alves - Mestre Conselheiro da 37ª Gestão 2010-1 - Capítulo Goiânia Nº 173 (GCE/GO - SCODRFB)!!!

Meus Irmãos da Comissão,

Aqui estamos, neste finalzinho de domingo, para apresentarmos a todos mais uma Entrevista do BLOG DO OMAR, que agora segue algumas LIDERANÇAS consideradas REVELAÇÕES em seus Estados e logicamente para todo o Brasil, sigamos conhecendo-os.

Hoje, a bola da vez é o irmão Guilherme Silva Alves, ou "Guilhermim", ou ainda "TUMATE", como o chamam os Irmãos e Tios de Goiás e também nós seus amigos, aqueles que o conhecem. Irmão de grande experiência em movimentos juvenis, apesar da pouca idade, com certeza neste bate-papo irá nos contar muita coisa destas andanças pelo Brasil e de suas paixões pela Ordem DeMolay, pela Política, enfim, vamos aos "fatos", esta está sendo uma série que este BLOG está muito interessado em publicar, desde a semana passada quando começamos com o "TURKO" paranaense Tanios. Afinal, são bons exemplos de que o FUTURO de nossa Ordem, no que tange à LIDERANÇA, LÍDERES, estará garantido e bem garantido:


"o que mais me MARCOU foi a cerimônia da minha posse como Mestre Conselheiro do Capítulo Goiânia nº 173, cerimônia que foi realizada em conjunto com o Capítulo Guimarães Natal nº 006, estava muito nervoso no dia, com medo de não ir ninguém, mas para a minha surpresa o templo lotou e ainda contamos com a presença do Tio Ruy Rocha Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás e do nosso amado Ir. Paulo de Holanda foi inesquecível". (Guilherme Alves, abril/2010)




1) Guilhermim, explicite a todos, o seu PERFIL COMPLETO (nome, onde nasceu, quando, definições, ideologias) “cartão de visitas” para que o conheçamos melhor..

R – Bem irmãos e tios sou o Guilherme Silva Alves (Tumate) nasci em Goiânia no dia 1º de julho de 1989, ou seja, tenho 20 anos. Considero-me um cara muito amigo, e fiel, tenho o serio defeito ou qualidade de confiar muito naqueles que tenho como meus amigos. Sou extremamente ligado a política, sendo que participei durante o ensino médio do movimento estudantil ocupando o cargo de Diretor da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e presidente do Grêmio Estudantil do Lyceu de Goiânia (Colégio tradicional de Goiás, onde já estudaram vários ex-governadores de Goiás e 2 ministros da fazenda, sendo que um deles é o Srº Henrique Meireles). Hoje um pouco afastado dos movimentos sociais me dedico a Ordem DeMolay e seus ideais.

2) Como, conheceu a Ordem DeMolay? Em que circunstâncias se deu seu ingresso?

R – Conheci a Ordem DeMolay em 2006 em uma sessão na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, lembro que estava um calor muito forte e vi vários jovens trajados, aquela cena me despertou curiosidade de saber quem era aqueles rapazes. Logo ao final da sessão eu me dirigi ao que aparentava ser o líder do grupo e o interpelei sobre quem eles eram, foi quando ouvi sobre a Ordem DeMolay pela 1º vez. Mas meu ingresso se deu apenas 3 anos depois em 2009 após receber o convite de um amigo de escola, para o qual manifestei meu desejo de ingressar na Ordem.

3) Em 2004, a Ordem DeMolay Brasileira dividiu-se em 2 Supremos Conselhos. Como você vê no seu Estado e no Brasil, a relação entre Capítulos de Supremos diferentes? O que você pensa a respeito desta realidade, que mais nem nova é, da Ordem DeMolay em nosso País?

R – Bem quando iniciei em 2009 já havia acontecido o processo de divisão da Ordem, mas como sou muito curioso fui atrás para saber o que havia acontecido. Após me inteirar sobre o porquê da divisão, formei a seguinte opinião: A Ordem DeMolay é uma só e ela esta representada no SCODRFB e seus órgãos jurisdicionados (Grandes Conselhos e Capítulos). Em meu estado existe apenas um capítulo do SCODB, mas assim como eu a maioria dos DeMolays não sabem nem quem são seus membros e nem o seu endereço. Acredito que será questão de tempo para que os DeMolays do SCODB migrem para o SCOBRFB, pois eles próprios observarão de que lado esta a verdade. Mas enquanto continua essa divisão eu continuo tendo os DeMolays de lá como irmãos.

4) Qual seria, na sua visão, o RUMO da Ordem DeMolay nos dias atuais? Há quais OBJETIVOS devemos nos dedicar mais?

R – Hoje a Ordem DeMolay brasileira tem caminhado em busca do respeito e reconhecimento da sociedade, e tem feito isso muito bem, mostrando que a Ordem DeMolay é uma instituição seria e compromissada. O objetivo crucial para a Ordem nos próximos anos de acordo com meu ponto de vista é se tornar mais politizada e participativa na vida da sociedade brasileira, a Ordem precisa ocupar os lugares inerentes a ela, como por exemplo conquistar uma cadeira no Conselho Nacional de Juventude e no Conselho Nacional de Educação, temos que ser os lideres na construção das políticas publicas de juventude e educação.

5) Você é o atual Mestre Conselheiro do seu Capítulo. Com pouco mais de 1 ano de iniciado, o que representou em sua vida pessoal toda esta ascensão e tão rápida na ordem, ainda mais ocupando este cargo em um dos Capítulos mais tradicionais do Estado de Goiás, pelo qual outras Grandes Lideranças Goianas, de tanta história na Ordem deste Estado já passaram?

R – Assumir o cargo de Mestre Conselheiro do Capítulo Goiânia, foi algo muito sublime para mim, ainda mais que contei com o apoio de irmãos da velha guarda do capítulo. Essa experiência me ensinou a confiar e acreditar nos meus sonhos, pois até então ser Mestre Conselheiro do capítulo não passava de um mero sonho. Sinto que tenho uma grande responsabilidade, pois não posso desapontar aqueles que acreditaram em mim e me deram esta chance.

6) Guilherme, o SCODRFB lançou Projetos para esta Gestão 2009-2011 como é sabido por todos. Estão disponibilizados no Portal Oficial (www.demolaybrasil.org.br) qual deles você classificaria como mais importantes neste momento para a Ordem DeMolay Brasileira? Qual deles você recomendaria de maneira especial aos Capítulos de todo Brasil?

R – Dos projetos do SCODRFB o que classifico com mais importante é o Doação de Sangue e Cadastramento de Doadores de Medula Óssea. Pois este projeto nos da a oportunidade de salvar a vida de alguém seja ele irmão ou não, e ajudar aquele que precisa é algo que não tem dinheiro no mundo que pague. E este projeto demonstra bem o espírito da Ordem DeMolay.

7) Sendo você mais um “ESTREANTE”, conte-nos as suas expectativas para o CONGRESSO NACIONAL 2010, em Brasília/DF, que promete ser o Maior de todos já realizados até agora e que terá, por exemplo: Reforma Estatutária Geral, Sessão Comemorativa no Senado Federal, Concurso de Redação, novamente a presença confirmada de Comitiva do “DeMolay Internacional”, além de uma vasta programação e entretenimento?

R – Tenho a plena convicção que este CNOD será um marco na historia de nossa Ordem, estou muito ansioso para que chegue logo dia 1º de Julho porque alem de comemorar meu aniversario de 21 anos (minha maioridade chegando), estarei em meu 1º CNOD que para mim será uma experiência inesquecível. Alem de que neste CNOD poderei conhecer mais irmãos demolays e tios maçons, o que para mim é uma das melhores coisas dos congressos.

8) Quais são ainda seus Objetivos a serem alcançados na Ordem DeMolay? Agora que, apesar de estar com pouco mais de 1 ano de iniciado, como já dissemos, mas também está tão próximo de tornar-se Sênior DeMolay?

R – Bem eu estou estudando varias possibilidades de minha atuação na Ordem DeMolay, a única certeza que tenho neste momento é que estou disponível ao trabalho, seja ele em meu capítulo, no Grande Conselho Estadual, no Supremo Conselho. Antes de qualquer decisão sobre qual caminho tomar irei falar com meus lideres e saber a opinião de cada um deles, pois ao longo da vida aprendi que o maior líder é aquele que se consulta com os “anciãos” antes de qualquer decisão.

9) Você é um ACADÊMICO do 1º Período do Curso de DIREITO da PUC-GO. A escolha desta área foi por opção ou por vocação? Houve a influência de alguém? Disserte sobre suas expectativas do rumo Profissional de sua vida.

R – A minha escolha acadêmica foi uma mistura de vocação com opção, como já disse sou apaixonado por política, e o curso de direito me traz conhecimentos tanto para atuação na área jurídica como na área política. Minha decisão pelo curso também teve um pouco da influencia do meu padrinho Rafael Lousa que é formado em direito, pessoa pela qual tenho muita admiração. Acerca do meu futuro profissional pretendo seguir na carreira política trabalhando na administração publica do município, estado ou união como secretario, ministro ou até mesmo um mandato parlamentar. E paralelo a vida política pretendo advogar.

10) Você é um “SEGUIDOR” cadastrado do BLOG DO OMAR. O que acha do mesmo? As Entrevistas, as Matérias publicadas, gostarias de deixar alguma sugestão ou crítica ao Mantenedor? Algum recado específico para os Leitores?

R – Sou um SEGUIDOR fiel deste BLOG, tenho a plena confiança nas informações divulgadas por esta pagina, sei que o Omar é um homem integro que tem compromisso com as informações prestadas por sua pagina. As entrevistas são ótimas até porque nos ajuda a conhecer um pouco de cada um dos nossos irmãos que tem a honra de passar por este BLOG. E para os leitores deste magnífico blog eu peço que continuem lendo e dando suas sugestões.

11) Sabemos que você sempre foi envolvido em movimentos estudantis, apesar da “pouca idade”, inclusive já residiu em vários estados. Que experiências deste período você aplica hoje em sua Liderança que exerce na Ordem DeMolay, em seu Capítulo e também na convivência diária com os Irmãos e Tios?

R – A maior experiência que trago da minha militância no movimento estudantil e acerca do trabalho diário com as pessoas, antes eu não tinha paciência para conversar e buscar soluções, minha palavra era absoluta, e hoje sou totalmente diferente, sou o 1º a sugerir um debate para que se haja consenso para que ambas as partes saiam ganhando, e o mais importante que a instituição permaneça intacta em relação ao interesse pessoal de cada um.

12) Você, assim como o mantenedor deste BLOG, é um amante da “ARTE DA POLÍTICA”, em todos os sentidos, inclusive és filiado a partido político, um formador de opinião nato, que o digam nossas resenhas diárias ainda mais agora que se aproxima o Período Eleitoral em nosso País, em nossos Estados, onde novamente elegeremos governantes para ocuparem cargos tão importantes. Com tanto escândalo, com tantas denúncias, todos os dias feitas aos montes pela imprensa do País inteiro, sem citar política-partidária diretamente, já que temos leitores de todas as correntes, nos responda: Ainda assim, você considera que seja importante que a juventude se interesse cada vez mais por este tema? Que participem mais diretamente com cidadania da vida de suas cidades, estados e do País? Fale-nos a respeito.

R – Acredito que só resolveremos os problemas de corrupção em nosso país a partir do momento em que a juventude brasileira tomar consciência do seu papel na sociedade, o jovem tem que se lembrar que é ele o agente de locomoção do BRASIL.
Quando estudamos a historia do Brasil observamos que a juventude sempre foi a primeira a sair na rua e a lutar e hoje não temos mais isso, nossos jovens estão acomodados com a situação, por isso que vivemos neste lamaçal de corrupção. Aproveito o espaço para convocar todos os DeMolays a lutarem por um Brasil mais Justo, um Brasil mais Igualitário, um Brasil sem Corrupção, um Brasil onde o jovem participa da vida política da sociedade. O BRASIL PODE MAIS, MAS ELE DEPENDE DE VOCÊ.

13) Como se sente, tendo sendo escolhido pelo “BLOG DO OMAR” como “LIDERANÇA REVELAÇÃO” dentre tantas outras que com certeza existem na REGIÃO CENTRO-OESTE, para representá-los nesta série de Entrevistas?

R – Fico sem saber o que dizer, pois sei que na Região Centro-Oeste existem grandes lideres de nossa Ordem, mas ao mesmo tempo me sinto orgulhoso, pois se hoje o BLOG DO OMAR me escolheu é porque mostrei trabalho e responsabilidade. Sei a que a partir de agora passo a ter uma responsabilidade muito maior porque aqueles que se destacam hoje devem ser sempre exemplos para os outros.

14) Qual foi o momento que mais te MARCOU, até agora, em sua trajetória como DeMolay? Alguma passagem que nunca tenha se apagado de vossa memória? Alguma personalidade que você tenha conhecido que pense que nunca se esquecerá dela?

R – Minha iniciação foi um momento especial, mas o que mais me MARCOU foi a cerimônia da minha posse como Mestre Conselheiro do Capítulo Goiânia nº 173, cerimônia que foi realizada em conjunto com o Capítulo Guimarães Natal nº 006, estava muito nervoso no dia, com medo de não ir ninguém, mas para a minha surpresa o templo lotou e ainda contamos com a presença do Tio Ruy Rocha Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás e do nosso amado Ir. Paulo de Holanda foi inesquecível. Eu não sou muito ligado a questão de conhecer ou não autoridades e/ou personalidades, trato todas as pessoas com respeito seja ela importante na sociedade ou não, vejo essa pessoas como pessoas normais que estão naquela função (cargo) por tempo determinado e que assim como eles um dia eu poderei estar lá.

15) Este espaço, sempre igual em todas as nossas Entrevistas, é livre para que o entrevistado deixe uma mensagem final a todos os Leitores do BLOG DO OMAR.

R – Irmãos os convido a estarem presentes no V CNOD da Ordem DeMolay em Brasília, este que promete ser o melhor congresso de todos os tempos.
E suplico que cada um de vós irmãos se dediquem a cumprirem com seus juramentos DeMolay em todos os momentos de suas vidas, pois ser DeMolay não se restringe as nossas reuniões, mas sim a todas as ações de nossas vidas.




5 comentários:

  1. Fico muito satisfeito de ver a evolução do Ir Guilherme através desta entrevista, suas opiniões e objetivos. A partir de agora o Blog ganha também um novo seguidor. Um abraço a todos os meus Irmão.
    Hualisson Hemrique Germano, Sênior DeMolay do Capítulo Guimarães Natal.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Guilherme meu brother...representou bem a Ordem DeMolay goiana!!

    ResponderExcluir
  3. Me sinto extremamente honrado em ter acompanhado toda a trajetória deste irmão.

    Vi sua iniciação, vi todo seu progresso como iniciático, participei de uma parte de sua gestão, a qual, infelizmente por motivos profissionais não poderei acompanhar pessoalmente até o final, mas a qual acompanho diariamente por internet e outros meios.

    Fico extremamente feliz em ver o crescimento do irmão em tão pouco tempo e já disse isso diretamente à ele.

    Só espero que quando ele se refere à velha guarda e anciões, ele não esteja falando de mim, senão terá problemas rs

    Abraços e que o Pai Celestial continue a nos iluminar.

    Ps.: A partir de agora, com certeza, o Blog tem mais um seguidor, assim como o irmão Hualisson.

    Xuxa (aka Bruno Marques)
    Sênior Capítulo Goiânia

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o Capítulo Goiânia tem um ótimo Mestre Conselheiro, o Ir Guilherme já era um demolay antes mesmo de sua iniciação... uma pessoa a qual tenho como exemplo, assim como a figura de outros que comentaram aqui como Ir Hualisson, sempre ativo e carismatico, um exemplo pra mim. E também o Ir Bruno Marques, um ídolo que tenho na Ordem DeMolay

    Grande Abraço à todos,

    Marcelo Assis Filho
    DeMolay ativo da 'cidade de Goiânia'

    ResponderExcluir
  5. Um Valoroso irmão que tive a oportunidade de conhecer em uma visita do mesmo ao Capítulo Rio de Janeiro - 001...

    Parabéns irmão Abraços e Omar continue firme

    ResponderExcluir