sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O 15 de Outubro e a Semana dos PROFESSORES!!!


Meus Irmãos da Comissão,


Aqui estamos, para homenagearmos neste dia 15 de Outubro, aos nossos MESTRES, os PROFESSORES!!!
Sou um FELIZARDO, na minha família tenho: MÃE, ESPOSA, IRMÃS, PRIMAS, TIAS, CUNHADO, todos dedicados a este ofício que exige tanto desprendimento, coragem e desprendimento em prol desta causa, a causa do ENSINAR. Professor, Mestre, aquele que depois de nossos pais são os próximos na linha de ensinamento que mais nos abrem os olhos, que mais nos mostram os CAMINHOS DO SABER, que nos fazem ver desde novos que sem o devido CONHECIMENTO, nada seremos nesta existência terrena.


Na Ordem DeMolay também temos os nossos MESTRES, os nossos PROFESSORES, aqueles irmãos e tios que mesmo já não tendo mais a obrigação de participar com tanta frequência, ainda assim se fazem, se mostram, vivem a causa intensamente, o que nos demostra o PRAZER que sentem em ajudar, em se colocar a disposição para quaisquer trabalhos. Na Ordem DeMOlay podemos citar: o tio Chaves (MG), tio Almir (AC), Tio Zé Luiz (PE), Tio Brito (DF), Tio Brito (RN), Tio Kieling (MS), Tio Guilherme (SP), Tio Gervásio (in memorian - TO), Tio Hélio (ES), enfim, são apenas ALGUNS dos tios-irmãos espalhados por todo o País que começaram a escrever esta história há quase 30 anos atrás e até hoje aí estão, com algumas excessões é claro, nos ajudando, nos ensinando, nos fazendo entender o que é necessário para que continuemos trilhando os caminhos mais altivos, belos e honrados dentro da Ordem, é isso que temos que agradecer, por todas estas oportunidades.


Um "PROFESSOR" coroado!!! (Tio Chaves)

Voltando a comentar 1 pouco do mundo profano, vejamos uma rápida explicação sobre a data no Brasil:

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Esta foi a origem em nosso país...

Viva todos os MESTRES, Parabéns a todos os PROFESSORES DA TERRA!!!

Um PROFESSOR (CAL) para todos nós DeMolays e Maçons






Um comentário:

  1. Parabéns pelo post Omar.

    Um motivo mais que justificado. Parabéns a todos os professores do nosso Brasil e a todos aqueles que trabalham em prol da Ordem Demolay, incluindo você meu chefe.

    Abraço.

    ResponderExcluir