domingo, 27 de junho de 2010

Entrevista com Irmão Morôni Azevedo - Mestre Conselheiro do Capítulo Perfeita União Nº 115 (GCE/RJ - SCODRFB)!!!


Meus Irmãos da Comissão,

Hoje, publicamos uma entrevista com o irmão Morôni Azevedo - MC do Capítulo Perfeita União Nº 115, do Rio de Janeiro/RJ, popularmente conhecido como "FRANGO".

Vamos aproveitar para conhecer mais detalhes sobre a presença do SCODRFB no Estado e a visão das FILEIRAS dos Capítulos Cariocas, através de um dos seus maiores Representantes:

"Bem, há várias Histórias vivas, mas vou comentar de uma falecida que é o Tio/Irmão João Alexandre Rangel de Carvalho que ainda é algo como um herói na mente dos irmãos que chegaram a conhecer ele, também é o fundador do Capítulo Perfeita União e a sua reabertura foi uma homenagem póstuma a ele que sempre se lamentou pelo fechamento do capítulo". (Morôni Azevedo, Junho/2010)


1) Frango, explicite a todos, o seu PERFIL COMPLETO (nome, onde nasceu, quando, definições, ideologias) “cartão de visitas” para que o conheçamos melhor..

R – Bem meu nome é Morôni sou Carioca da Gema rs, nasci em 04/11/1989, escorpiano, botafoguense, Sou Cristão da Igreja Anglicana Acólito(coroinha) e franciscano secular. Militei já no movimento estudantil, me considero fortemente influenciado pela Teologia da Libertação, hoje me definir politicamente é difícil, alguma coisa como um humanista cristão de esquerda com algum flerte com o socialismo democrático (vulgo socialdemocracia) poderia ser usado.

2) Como, conheceu a Ordem DeMolay? Em que circunstâncias se deu seu ingresso?

R – Eu sou neto do maçom Manoel Vasconcellos que faleceu quando eu era muito novo, meu pai embora tenha entrado para a AMORC nunca teve interesse na Maçonaria, mas desde criança ele mostrava os diplomas do meu avô e falava sobre. Eu cresci admirando muito a Maçonaria e sonhava em quando fosse adulto poder entrar e talz... Eu tinha um amigo de infância que era DeMolay do Capítulo Rio de Janeiro – 001 fiquei uns anos sem ver ele e em 2003 eu o reencontrei, em 2004 ele me convidou par a ordem, mas eu quando fui pesquisar acabei dando de cara com toda a briga de supremos e talz, além da confusão sobre quem poderia estar certo ou errado, eu acho que tirou um pouco do encanto o nivel baixo da briga que vi ai recusei e estava em contato com um tio daqui na esperança de reabrir o núcleo APJotista daqui... rs após 4 anos sem sucesso na tentativa de reabrir esse núcleo e já tendo um contato melhor com a Ordem DeMolay desisti da APJ(recebi noticias a alguns dias que agora pelo jeito la ia engrenar rs) e iniciei, hoje amo ODM e as vezes me arrependo um pouco por enrolar 4 anos pra iniciar, mas nosso Pai Celestial é sábio e de repente foi melhor assim.

3) Em 2004, a Ordem DeMolay Brasileira dividiu-se em 2 Supremos Conselhos. No seu Estado a gente sabe do relacionamento difícil entre os mesmos, talvez seja até o Estado onde isso se faz de maneira mais conturbada. O que você, que vive isso dia a dia na pele, pensa a respeito desta realidade, que mais nem nova é, da Ordem DeMolay em nosso País?

R – Lamentável, não serei hipócrita de dizer que acho que tanto faz o Supremo A ou B, ou que a briga é “briga de maçom”(embora o Rio de Janeiro seja engraçado as potências simbólicas que costumam ser mais difíceis com nosso supremo em outros estados tendem a ser mais fáceis aqui e as que são mais fáceis tendem a ser mais dificeis rs) há divergências estruturais e até ideológicas de certa forma entre os supremos bem clara. Agora meu juramento é mais sagrado do que isso e irmão é irmão, estou no SCODRFB com plena ciência e entusiasmo, tenho sérias criticas a diretoria do outro supremo, agora isso é uma divergência politica e não pode ser usada como desculpa para a intolerância, em meu capítulo recebemos igualmente e de braços abertos irmãos de ambos os supremos, claro temos problemas seríssimos com o outro supremo alguns bem lamentáveis que não valem a pena ser divulgados em ambiente publico. Mas os irmãos filiados a ele não devem sofrer pelos maus líderes que tem. Posso parecer um pouco pesado no meu falar mas não é não. Tanto que essa mentalidade tem se espalhado e alguns capítulos do outro supremo estão em aberta rebelião contra suas próprias autoridades pelos abusos com essa questão, temos capítulos que já desacataram publicamente ordens de autoridades estaduais do outro supremo para poder nos receber em reuniões com plena igualdade de direitos. Para mim isso é emocionante ver a fraternidade, os nossos juramentos feitos diante de nosso Pai Celestial superando a vaidade e o “colarismo”... Agora se tem algo que me deixou mais triste em toda esse briga foi o já começarem a exportar ela para outras ordens, como um determinado bethel aqui no Rio de Janeiro que pelo Guardião também ocupar o posto de oficial executivo no outro supremo as meninas são proibidas de participarem de eventos dos capítulos do SCODRFB inclusive me chateou mais ainda por ser um bethel que tenho amizade pessoal com algumas primas, rs que já chegaram a fazer a loucura de me convidar a ir em uma reunião pública delas e me apresentar na frente como representante de capítulo e etc, justo numa reunião que o Tio Mansur estava presente, era óbvio o constrangimento e a cara de que eu não era bem vindo ali de alguns tios, mas nem ligo estava ali convidado pelas primas e azar o deles se não gostaram da minha presença. Mas ter que levar esse tipo de enfrentamento para outras ordens como as filhas de jó é algo do nível mais baixo o possível, sei que elas não costumam visitar um bethel que tem um corpo patrocinador que apoia incondicionalmente o SCODRFB embora seja só especulação depois de descobrir que elas eram proibidas de ir em capítulos do SCODRFB não duvido que também sejam proibidas de ir neste bethel.

4) Qual seria, na sua visão, o RUMO da Ordem DeMolay nos dias atuais? Há quais OBJETIVOS você imagina que devamos mais centrar nossos esforços?

R – Bem eu estou no último período de licenciatura em geografia, sempre comparamos a ordem com uma escola e assim essa é a grande coisa da ordem ao meu ver reforçar valores, virtudes “DeMolay way of life” um estilo de vida, não estou querendo jovens perfeitos que isso é impossível, eu mesmo sou abarrotado de minhas falhas. Mas hoje é o que nossa juventude está mais carente, as vezes dentro de nossas fileiras mesmo há dificuldades em compreender a grandeza de nossos ideiais. Agora onde focar é um problema ao meu ver, a prática de virtudes, a filantropia, a defesa das escolas públicas... No fim tudo está muito interligado. Agora uma coisa é certa é preciso inovar nos métodos(e falo isso até para mim mesmo) nossos capítulos não devem ter medo de ousar projetos inovadores. Tá aí de repente um toque de Ousadia era algo necessário para tirar muitos capítulos do marasmo Posse – Escrutíneo – Iniciação – Instrução – Apresentação - Elevação – Eleição há muitos capítulos que o calendário se resume a essa rotina que falei com uma filantropia as vezes por gestão e sem nada de inovador, palestras, atividades culturais, etc etc etc... Nossa ordem tem imensas probabilidades só o céu é o limite, agora temos que ter mais ousadia, aliás algo que terei como meta na minha gestão de Mestre Conselheiro. Falando em Mestre Conselheiro uma coisa que temos que tirar de nossas mentes é essa obsessão por colares, quase como se fosse uma obrigação do irmão ser MC quando não MCR, MCE e etc... Temos que relembrar que do irmão que nem é oficial até o MC todos são importantes para um capítulo e muitas vezes um irmão se faz mais importante sendo esforçado em seu cargo do que muito MC. Também os capítulos devem começar a pensar em como incluir bons jovens de situação econômica desprivilegiada, reduzir taxas (que em alguns capítulos são abusivas) e focar cada vez mais no fator humano, na disposição para o trabalho de quem tá ali, sobre dinheiro se vai faltar? Façam um bom trabalho assim que garanto que fontes de renda virão.

5) Você é o atual Mestre Conselheiro do seu Capítulo. Com pouco mais de 1 ano de iniciado, você e outros irmãos, se filiaram ao “Capítulo Perfeita União Nº 115” a fim de que se desse o seu soerguimento em 12/12/2009. O que representou em sua vida pessoal e na sua carreira DeMolay este ressurgimento?

R – Nossa muita coisa... fui 1º Conselheiro da 8ª Gestão(a gestão da reabertura) Alegrias extremas e desgostos profundos marcaram esse soerguimento, tivemos atitudes tirânicas por parte de autoridades maçônicas dada a briga de supremos e em menos de 1 mês de reaberto sem ter tido ainda 1 reunião a sós fomos despejados de nossa antiga loja patrocinadora e com todo nosso material apreendido pela mesma, ficamos pulando de templo em templo onde conseguíamos funcionar emprestado, a ARLS Mensageiros da Luz(cujo Venerável é o Tio Cezar Lazarotto GMEA-RJ) nos abrigou temporariamente(mas ela era poucas ruas depois do capítulo Rio de Janeiro – 001 o que tornava pouco atrativo ficar lá. Graças a Deus os maçons da ARLS Acácia da Tijuca (que estavam prestes a formar um capítulo no outro supremo) ficaram sensibilizados com a história do nosso capítulo e resolveram nos apadrinhar ainda mais depois de receberem vários e-mails de irmãos e primas de vários cantos do Brasil nos apoiando inclusive da prima Amanda Barbosa(Sobrinha do falecido Tio Joaquim Alves Barbosa que foi um dos fundadores de nossa ordem no Brasil), a votação pelo patrocínio foi unânime em uma reunião que contou até com a presença do Grão Mestre do Grande Oriente Independente do Rio de Janeiro o qual firmou compromisso de deixar a nossa escolha o Supremo a qual nos mantermos filiados. Vi exemplos de fraternidade que nunca esquecerei, alguns membros se afastaram(os afiliados da antiga loja patrocinadora) é verdade... Mas os que ficaram fizeram jus ao nome de Perfeita União, cada dia mais o capítulo tem se tornado uma família, e temos batalhado pra fortalecer mais e mais os laços não só internos, mas com os tios, outros capítulos e com os bethéis. O GOIRJ, o GCE-RJ e a ARLS Acácia da Tijuca nº 25(GOIRJ) tem sido de vital importância nesse processo todo. Agora uma coisa que ganhei muito foi em amizades, em gestos de fraternidade, em aprendizados, fortalecimento tanto para a ordem quanto para fora, se perdemos alguns ganhamos outros melhores. Deus tirou de nossas mãos o que era mais ou menos para podermos segurar coisas bem melhores.

6) Frango, o SCODRFB lançou Projetos para esta Gestão 2009-2011 como é sabido por todos. Estão disponibilizados no Portal Oficial (www.demolaybrasil.org.br) qual deles você classificaria como mais importantes neste momento para a Ordem DeMolay Brasileira? Qual deles você recomendaria de maneira especial aos Capítulos de todo Brasil?

R – O Fundo de Educação DeMolay me chamou muito a atenção e achei vital, tendo em vista que estamos planejando cada vez mais ampliar as fronteiras de nossa ordem atingindo pessoas de classes sociais menos favorecidas e este fundo pode vir a ajudar muito alguns bons irmãos que tem um futuro promissor mas tem dificuldades econômicas, mas ele não cabe recomendar aos capítulos agora tendo em vista que ele só vai começar a funcionar efetivamente daqui a uns 4 anos, mas sugiro que capítulos em melhor situação econômica assim como tem doado para a nova sede do SCODRFB também comecem a pensar em doar para este fundo promissor. Não sei se conta também mas uma coisa que de certa forma tem a ver com o que está acontecendo nesta gestão que é a reedição dos rituais eu sugeriria um grande investimento dos capítulos Brasil a fora em Távolas, além de o futuro da ordem DeMolay, é muito mais fácil já dar as primeiras orientações para um menino na távola e ele vir a ser um jovem ótimo(em especial em áreas mais carentes) então aproveitando que estará finalmente sendo lançado no VI CNOD o Ritual da Távola que os Capítulos se esforcem para espalhar esta ideia Brasil a fora. “Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar.” (Provérbios 22:6)

7) Sendo você mais um “ESTREANTE”, conte-nos as suas expectativas para o CONGRESSO NACIONAL 2010, em Brasília/DF, que promete ser o Maior de todos já realizados até agora e que terá, por exemplo: Reforma Estatutária Geral, Sessão Comemorativa no Senado Federal, Concurso de Redação, novamente a presença confirmada de Comitiva do “DeMolay Internacional”, além de uma vasta programação e entretenimento?

R – Muito grandes rs até porque será minha primeira ida para fora da região Sudeste rs

8) O que você pensa sobre a presença da POLÍTICA como FERRAMENTA de instrução dentro da Ordem DeMolay, uma vez que não haveria formação de lideranças na plenitude sem que os mesmos aprendessem a exercer a DEMOCRACIA na acepção do significado da palavra?

R – Vital, Não há como termos líderes alienados se queremos fazer uma sociedade melhor não será só com reuniões ritualísticas e doando alguns alimentos esporadicamente, mas sim preparando o jovem pra atuar na sociedade, e se preparar para isso não é só votar com consciência é também buscar ao longo do mandato se informar sobre atuação de políticos (ter a sua lista negra huahuahuhua) de acordo com as convicções do irmão se juntar a algum partido ou movimento social. Enfim cobrar atuação dos políticos, participar de manifestações (de passeatas até abaixo-assinados), divulgar o que está sendo feito de certo e errado. Enfim inúmeras coisas até ao cumprimento mais básico das leis, não adianta eu reclamar que os politicos são corruptos se para evitar dor de cabeça numa blitz eu opto logo por dar uma propina, não adianta eu reclamar que os políticos querem sempre se fazer de espertos se nós mesmos estivermos nos fazendo de espertos. È duro e complicado, outra coisa também e acima de tudo é ter consciência que nós somos o país, não adianta querer delegar para outros a responsabilidade sobre tudo, eles não vão agir se não agirmos, temos que arregaçar as mangas e começar a trabalhar.

9) Você é um ACADÊMICO do 6º Período do Curso de GEOGRAFIA (Licenciatura) das FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN – Rio de Janeiro/RJ. A escolha desta área foi por opção ou por vocação? Houve a influência de alguém? Disserte sobre suas expectativas do rumo Profissional de sua vida.

R – Eu como disse militei no movimento estudantil e era apaixonado pela coisa, sempre fui bem idealista e apesar de formado como Técnico de Áudio me sentia muito vazio, sabia que tinha que seguir uma carreira que eu tinha que sentir um propósito maior ali do que simplesmente executar dadas tarefas e receber a remuneração devida. Cheguei a na hora de me matricular na faculdade pensar em duas possibilidades Licenciatura em Geografia (matéria que sempre gostei dada a sua amplitude muito grande é uma das mais adequadas para se trabalhar as diversas problemáticas da sociedade) ou Direito(pretendia em especial trabalhar com a parte trabalhista rs até porque sempre tive uma certa ligação com movimento sindical e tudo mais) porém ser idealista no ramo do direito é ainda mais complicado. Ao mesmo tempo vendo que a educação tão vital sofre não só com o desleixo governamental(e da sociedade também que pouco valoriza o professor o que mais ouvi nesse tempo todo foram tentativas de desestimular, “professor? Você quer passar fome” “aturar aluno? Não tem jeito não” etc etc etc mas fiquei firme até porque tenho professores na família e minha mãe mesmo é um exemplo pra mim de profissional entre outros que conheci e tendo em meta ser pelo menos parte do que eles são optei pela licenciatura, acho que está dando certo graças a Deus porque nos meus estágios fiz amizade com vários alunos, rs encontrei ex-alunos na rua foram correndo querer tirar foto comigo e talz rs é gratificante ficar recebendo scrap de aluno dizendo que está com saudades de como você dava aula. (acho que o fato também da diferença de idade não ser tão grande para eles eles me viam mais como colega deles do que como uma autoridade superior e ai dava pra ter uma relação mais legal e talz).

10) Você é um “SEGUIDOR” cadastrado do BLOG DO OMAR. O que acha do mesmo? As Entrevistas, as Matérias publicadas, gostarias de deixar alguma sugestão ou crítica ao Mantenedor? Algum recado específico para os Leitores?

R – Bem interessante, leio e recomendo o conteúdo é muito bom, continue assim que está ótimo.

11) Sabemos que você atualmente é envolvido com movimentos religiosos, tornou-se inclusive um Cristão da Igreja Anglicana. Em que experiências desta Doutrina você aplica hoje em sua Liderança que exerce, e o que você pensa sobre a influência Religiosa de modo geral na Ordem DeMolay?

R – Bem dentro do anglicanismo ainda sou ligado aos franciscanos de nossa igreja (sim, existem franciscanos fora da Igreja Católica Romana), Acho que a dedicação com amor ao trabalho, acho que a liderança deve ser exercida com compreensão, tolerância e amor fraterno o sempre tentar se colocar no lugar do outro, principalmente o lutar para não guardar rancores que é algo que tem destruído nossa ordem aqui no RJ, mas trabalhar sempre e com ânimo mesmo diante das mais terríveis provações. Bem nossa Ordem está repleta de influências religiosas cristãs e ao mesmo tempo não necessitando que ninguém se torne cristão... até porque Jesus diz que o resumo de toda a lei religiosa era amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo e isto que entendo por cristianismo, se o culto é assim ou assado, se tem imagem ou não na parede, se vai fazer eucaristia com hóstia, com pão de forma, se não vai fazer... Enfim são meros “detalhes” teológicos. Em nossa ordem( e de certa forma os valores tidos como virtuosos em nossa sociedade) são valores cristãos, agora são cristãos mas não deixam de ser universais também, um judeu não tem dificuldades com nossa ordem, um candomblecista, um messiânico, um budista, um hindu etc etc etc... Enfim não sei se compliquei mais do que expliquei hehehe

12) Outro aspecto diferenciado seu é a sua convicção de vida, optando por ser VEGETARIANO. Houve algum aspecto principal que lhe convenceu a adotar esta maneira de vida ou é fruto de criação desde o berço realmente?

R – Um pouco dos dois... de fato comecei porque meus pais eram e fui criado assim. Porém só me mantive por realmente acreditar, sou ativista de direitos dos animais e tudo mais e me sinto em paz com minha consciência sabendo que nenhum animal está morrendo para me alimentar.

13) Como se sente, tendo sendo escolhido pelo “BLOG DO OMAR” como “LIDERANÇA REVELAÇÃO” dentre tantas outras que com certeza existem na REGIÃO SUDESTE, para representá-los nesta série de Entrevistas?

R – Putz pior de tudo que sou tímido então essa parte nem sou bom para falar hahahuhahuahua mas óbvio que fico feliz, mas com certeza qualquer papel de liderança meu que tenha chamado a atenção seria inviável se eu não tivesse meus irmãos ao meu lado, o apoio total de nossa nova loja patrocinadora e do GCE-RJ.

14) Qual foi o momento que mais te MARCOU, até agora, em sua trajetória como DeMolay? Alguma passagem que nunca tenha se apagado de vossa memória? Alguma personalidade que você tenha conhecido que pense que nunca se esquecerá dela?

R – Muitos, desde a iniciação, até algumas demonstrações de fraternidade, de perseverança que acho que vou ter 60 anos e vou ficar recontando essas histórias. Bem há várias vivas, mas vou comentar de uma falecida que é o Tio/Irmão João Alexandre Rangel de Carvalho que ainda é algo como um herói na mente dos irmãos que chegaram a conhecer ele, também é o fundador do Capítulo Perfeita União e a sua reabertura foi uma homenagem póstuma a ele que sempre se lamentou pelo fechamento do capítulo. Era um irmão que tinha títulos, honrarias e cargos aos montes poderia andar como uma árvore de natal e cobrar todo tipo de honrarias, mas não ficava quietinho escondidinho atrás do som, DETESTAVA se encher de toda essa parafernália, sempre que podia entrar sem ser apresentado, sem ter que ficar no Leste preferia averso as vaidades e pavonismos que lamentavelmente rondam nossa ordem. Eu e muitos irmãos mesmo só fomos ver pela primeira vez suas honrarias, comendas, colares etc etc etc após seu falecimento no memorial que foi inaugurado na sede do GCE-RJ em homenagem a ele.

15) Este espaço, sempre igual em todas as nossas Entrevistas, é livre para que o entrevistado deixe uma mensagem final a todos os Leitores do BLOG DO OMAR.

R – Bem agradecer a todos por terem lido a entrevista, dizer que o Capítulo Perfeita União -115 está de portas abertas sempre que vierem no Rio de Janeiro, e para quem vai ao CNOD se Deus quiser nos encontramos lá. Irmãos não temam nem desistam pelas dificuldades, lutem, inovem, ousem. Amem, valorizem esta ordem, sonhem e lutem por tempos melhores. E que nosso Pai Celestial nos ilumine e abençoe cada vez mais e mais nessa nossa jornada e que lembremos que o trabalho deve ser feito para a honra e glória dele e não nossa.



2 comentários:

  1. putz um dos maiores representantes foi exagero do Omar... huahuahuuah fico honrado com a entrevista e meio pasmo com a escolha... Mas enfim siga em frente Omar xD Abração

    ResponderExcluir
  2. ahhh já ia me esquecendo... Créditos da escolha da imagem a prima Amélia Marianna Baldiotte Ribeiro Fernandes Nê Andrade do Cruzeiro Honorável Rainha do Bethel Aurora Milenar #14 (Volta Rendonda - RJ) xD

    ResponderExcluir