domingo, 23 de maio de 2010

Entrevista com Irmão Arthur Lima - Mestre Conselheiro da 59ª Gestão 2010-1 - Capítulo Petrolina Nº 23 (GCE/PE - SCODRFB)!!!

Meus Irmãos da Comissão,

Estivemos "ausentes" por alguns dias deste BLOG, mas não ABANDONAMOS a causa e nem o objetivo.

A série de Entrevistas com as LIDERANÇAS REVELAÇÃO que começamos, hoje aporta na Região Nordeste e extrai no estado de Pernambuco, mais especificamente na cidade de Petrolina, nas Barrancas do Rio São Francisco, assim como a minha Pirapora/MG. De lá, trazemos o PERFIL e as IDÉIAS do irmão Arthur Lima, atual Mestre Conselheiro da 59ª Gestão Administrativa do Capítulo Petrolina Nº 23, acompanhemos a seguir:

"Um grande momento na minha história na Ordem DeMolay foi em uma reunião em Petrolina, em 2008. Nosso capítulo estava fragilizado, muitas brigas, muitas discussões e naquele dia teve uma briga muito feia no capítulo. Mas naquele momento vimos que isso só tava nos atrapalhando, atrapalhando nossa formação, até que então a partir de então nosso capítulo se uniu muito e hoje graças a Deus somos uma grande Família". (Arthur Lima, maio/2010)

1) Arthur, explicite a todos, o seu PERFIL COMPLETO (nome, onde nasceu, quando, definições, ideologias) “cartão de visitas” para que o conheçamos melhor..

R – Nasci em Recife-PE no dia 06 de março de 1992, tenho 18 anos, sou estudante.Sou tranqüilo, alegre e muito divertido!

2) Como, conheceu a Ordem DeMolay? Em que circunstâncias se deu seu ingresso?

R –Meu pai é Militar e em 2006 foi transferido para comandar o batalhão em Petrolina, até que conheci um grande amigo chamado Alex Mudo, e ele me apresentou a Ordem DeMolay logo no ano de 2006, mas por questões de data de iniciação não foi possível meu ingresso na Ordem naquele ano, porém no ano seguinte graças a Deus deu tudo certo e em abril e 2007 fui iniciado no Capítulo Petrolina nº23 .

3) Em 2004, a Ordem DeMolay Brasileira dividiu-se em 2 Supremos Conselhos. Sabemos também que nas vésperas do CNOD 2009, em Salvador, você se viu envolvido num episódio que tem total co-relação com este fato. Sendo assim, abrimos nesta Entrevista, espaço para que você nos dê a sua visão geral desta situação, atualmente, em seu Estado, no Brasil e a relação entre Capítulos de Supremos diferentes.

R – Ano passado um grupo de irmãos se juntou a fim de organizar um movimento em nome dos DeMolays ativos de todo Brasil a favor da unificação da nossa Ordem. Os irmãos Bruno Gushiken, Rodrigo Marques, Thiago Barianini, Victor Hugo, eu e outros grandes irmãos fizemos parte desse movimento.Não queríamos badernar, bagunçar ou fazer algo assim no CNOD, queríamos apenas demonstrar a nossa vontade de fazer uma Ordem DeMolay única. Um ano depois acredito que essa unificação está cada dia mais distante de acontecer, ficaria muito contente caso acontecesse, mas como não acontece, continuo ajudando o meu Supremo conselho a fazer uma Ordem DeMolay cada dia melhor.

4) Qual seria, na sua visão, o RUMO da Ordem DeMolay nos dias atuais? Há quais OBJETIVOS devemos nos dedicar mais?

R – A Ordem DeMolay Brasileira está no rumo correto. Liderada pelo grande irmão e tio Cal, a qual temos uma grande admiração, ela está cada dia mais se desenvolvendo e expandindo com qualidade. Melhorias na parte de comunicação com a criação da rádio DeMolay, e novo site. Melhoramos na parte de expansão da Ordem com a campanha de recrutamento, melhoramos na parte e cadastramento que agora cada capítulo se tornou responsável, deixando as coisas menos burocráticas. São tantas melhorias que fica difícil de mencionar todas, portanto acredito que estamos sim no rumo Certo. E acho que devemos nos dedicar mais na FORMAÇÃO de LÍDERES, esse é o ponto essencial da Ordem DeMolay e acredito que infelizmente estamos um pouco carentes nesse quesito.

5) Você é o atual Mestre Conselheiro do seu Capítulo, 59ª Gestão. O que representa em sua vida pessoal ocupar esta função tão honrada no Capítulo Petrolina Nº 23, diga-se de passagem, em 2010 completará 25 anos de Instalação. O que você entende que pode acrescentar a esta já tão RICA História?

R – O Capítulo Petrolina é um Capítulo Fantástico.Uma história rica de formação de centenas de jovens que por aqui passaram desde 1984, quando fomos fundados. Um capítulo que hoje é UNIDO e que está crescendo cada dia mais. Ocupar este cargo é uma honra, desde que iniciei na Ordem sempre tive esse sonho e acho que agora que ocupo este cargo posso ajudar a construir um capítulo ainda melhor, com novas idéias,projetos, e formas de liderar que eu considero mais eficazes para o capítulo. Os 25 anos é um sonho que está sendo consolidado. Faremos uma linda festa no dia 14 de agosto, festa que ficará marcada na história da Ordem DeMolay brasileira.

6) O SCODRFB lançou Projetos para esta Gestão 2009-2011 como é sabido por todos. Estão disponibilizados no Portal Oficial (www.demolaybrasil.org.br). Fizemos esta mesma pergunta aos nossos 2 entrevistados anteriores a você desta série, responda-nos também: qual deles você classifica como mais importante neste momento para a Ordem DeMolay Brasileira? Qual você recomendaria de maneira mais especial aos Capítulos de todo Brasil?

R – Acredito que no momento que vivemos, recomendaria que os capítulos olhassem de maneira especial o de Doação de Sangue e Medula Óssea. Perdemos um grande irmão do estado de São Paulo por essa doença e devemos expandir essa campanha para todo Brasil, para salvarmos pessoas e fazermos o nosso papel social no país em que vivemos.

7) Conte-nos as suas expectativas para o CONGRESSO NACIONAL 2010, o qual promete ser o Maior de todos já realizados até agora e que terá, por exemplo: Reforma Estatutária Geral, Sessão Comemorativa no Senado Federal, Concurso de Redação, novamente a presença confirmada de Comitiva do “DeMolay Internacional”, além de uma vasta programação e entretenimento?

R – O CNOD promete ser o maior evento já realizado na Ordem DeMolay Brasileira. O GCD está de parabéns pela programação do nosso congresso que vem cada dia melhorando.Espero estar presente no congresso para aprender bastante por lá!

8) Quais são ainda seus Objetivos a serem alcançados na Ordem DeMolay? Agora você está com pouco mais de 18 anos de idade e 03 anos de iniciado e ainda tens mais 3 anos pela frente como DeMolay Ativo? E complementando esta pergunta, emendamos outra direta, do nosso BLOG e de interesse temos certeza dos DeMolays e Tios Pernambucanos em saber esta sua posição: Você será candidato ao GABINETE ESTADUAL/PE em 2010?


R – Eu aprendi muito com a Ordem DeMolay. Desde que iniciei minha vida mudou bastante e meu maior objetivo agora é passar tudo que aprendi e aprender com os irmãos do meu estado e também do meu país.No momento meu maior objetivo é ajudar o capítulo Petrolina que apesar de ser um bom capítulo vem com umas dificuldades há uns 2 anos e eu quero muito ajudar esse capítulo que me ensinou muito como liderar, e como seguir de maneira melhor nossas virtudes cardeais.Quanto a minha posição referente ao Gabinete Estadual da próxima gestão, eu acho que ainda é muito cedo para pensarmos nisso. Atualmente além do cargo de MC do capítulo Petrolina, ocupo o cargo de Secretário do Gabinete estadual de PE, no qual tem o Irmão Ryan Nunes como grande líder. Quero ajudar bastante essa gestão, fazer os projetos acontecerem e tornar com “Ousadia e Determinação um Pernambuco mais forte”. A próxima Gestão a gente vê aí o que vai acontecer , mas repito, ainda é cedo pra pensarmos nisso, temos um ano brilhante pela frente!

9) Você é um VESTIBULANDO do Curso de DIREITO neste 2º semestre de 2010. A escolha desta área foi por opção ou por vocação? Houve a influência de alguém? Disserte sobre suas expectativas futuras do rumo Profissional de sua vida.

R –Sempre admirei essa área, e espero ser um excelente advogado. Acho que se houve influencia , foi na própria Ordem DeMolay, temos vários irmãos que cursam direito aqui em Petrolina e que me incentivaram muito a seguir este caminho.

10) Você é um “SEGUIDOR” cadastrado do BLOG DO OMAR. O que acha do mesmo? As Entrevistas, as Matérias publicadas, gostarias de deixar alguma sugestão ou crítica ao Mantenedor? Algum recado específico para os Leitores?

R –Acho que é um excelente Blog, mais uma vez o nosso irmão Omar está de parabéns!Acredito que essas entrevistas com os DeMolays é sensacional, é um espaço para que todos conheçam os grandes DeMolays que temos espalhados por esse país!

11) Arthur, agora nos fale de todos os PREPARATIVOS para a comemoração do 25º Aniversário do Capítulo Petrolina Nº 23, que tivemos notícia será comemorado no próximo mês de agosto. Está tudo pronto para receber irmãos de diversos cantos do Estado de PE, da Região Nordeste e porque não: de todo Brasil? Estas comemorações ainda se darão durante o seu período de Administração no Capítulo?

R –Nossa administração a frente do capítulo Petrolina será até o fim do ano, estarei sim como MC no período das comemorações. O bodas de prata do nosso capítulo será um grande evento, temos a programação concluída e estamos preparados para receber irmãos e tios de toda parte do nosso país. Teremos uma solenidade linda, um grande jantar, e uma festa que promete ser memorável.

12) Como você vê a presença da “Política” no seio da Ordem DeMolay? Acha importante que na formação de Líderes como a Ordem se propõe que este tipo de situação se faça acontecer ou pensa que deveria haver alguma outra forma de escolha de dirigentes? Fale-nos sobre o tema.

R – Acho muito boa essa presença da política dentro da nossa instituição,porém ela deve ser aplicada com cuidado. Não devemos confundir “política” com “politicagem” , e a forma de escolha dos nosso dirigentes é a mais correta sim na minha visão, desde que como falei, seja feita com bastante cuidado.

13) Como se sente, tendo sendo escolhido pelo “BLOG DO OMAR” como “LIDERANÇA REVELAÇÃO” dentre tantas outras que com certeza existem na REGIÃO NORDESTE, para representá-los nesta série de Entrevistas?

R – O nordeste é uma região fantástica. Temos grandes irmãos por aqui que poderiam estar representando muito bem nossa região no Blog do Omar. Fico muito honrado em estar fazendo isso e agradeço ao nosso querido Omar, o grande Kalifa, pela oportunidade!

14) Qual foi o momento que mais te MARCOU, até agora, em sua trajetória como DeMolay? Alguma passagem que nunca tenha se apagado de vossa memória? Alguma personalidade que você tenha conhecido que pense que nunca se esquecerá dela?

R – Um grande momento na minha história na Ordem DeMolay foi em uma reunião em Petrolina, em 2008. Nosso capítulo estava fragilizado, muitas brigas, muitas discussões e naquele dia teve uma briga muito feia no capítulo. Mas naquele momento vimos que isso só tava nos atrapalhando, atrapalhando nossa formação, até que então a partir de então nosso capítulo se uniu muito e hoje graças a Deus somos uma grande Família. Tivemos outros grandes momentos também na nossa trajetória, como ver o Chevalier de grandes irmãos como Alexandre, Alex Ferraz, Ryan, Luiz Henrique, Helder, todos do nosso capítulo e também a legião do nosso Tio Cal, que ocorreu aqui em Petrolina em 2007. Espero que bons momentos possam vir pela frente.

15) Este espaço, todos os nossos Entrevistados já sabem, é livre, deixe uma mensagem final a todos os Leitores do BLOG DO OMAR que acompanham esta série com LIDERES REVELAÇÕES do nosso “Brasil DeMolay”.

R –Queria dizer aos irmãos de todo Brasil que continuem nessa luta pela Ordem DeMolay. Somos guiados por 7 virtudes incríveis, façam com que estas virtudes sejam transmitidas para todos , façam com que a liderança surja dentro de cada um de vocês.Lutem por esse ideal, lutem sempre por nossa Queria e amada Ordem. Pra encerrar, queria deixar a frase do grande Pernambucano Chico Science : “Você que está aí sentado, levante-se, há um grande líder dentro de você! Governe-o, faça-o falar!” Um forte Abraço!

2 comentários:

  1. Boa garoto! Feliz demais em te ver aqui...voce merece!

    Parabens Omar, por manter um blog tao bom ativo.

    ResponderExcluir
  2. Grande Arthur,

    Um salve dos irmãos aqui do Rio de Janeiro...

    Abração Mano xD

    ResponderExcluir