domingo, 11 de outubro de 2009

Entrevista com Irmão Paolo Deon - Mestre Conselheiro da 38ª Gestão 2009-2 - Capítulo Cosmópolis Nº 14/700 (GCE/SP - SCODRFB)!!!



4ª semana de INTERESSANTES Entrevistas no "BLOG DO OMAR". Eu havia prometido que entrevistaríamos pessoas conhecidas em âmbito nacional, mas que também iríamos conhecer Irmãos que ainda não fossem tão conhecidos de todos do País, mas que ao mesmo tempo lutam diariamente em seus Capítulos e que fazem a Ordem com o mesmo brilho e liderança.


Escolhemos para esta semana de Feriado do "SACO CHEIO" em quase todas as Escolas do Brasil, onde infelizmente não pude estar presente no CEOD-SC, por razões já explicadas há diversos irmãos e que aqui PUBLICAMENTE deixo expresso, por motivo de internação na quarta, quinta e sexta-feira da minha esposa que se viu com "DENGUE" pela 2ª vez e foi preciso ficar em observação por 72hs devido ao risco da versão "HEMORRÁGICA", que Graças ao Pai Celestial NÃO SE CONFIRMOU; mas retomando nosso assunto, escolhemos o extrovertido e simpático Irmão Paolo Deon Conservan, Mestre Conselheiro do Capítulo Cosmópolis Nº 14/700, da cidade de Cosmópolis/SP, filiado do Grande Conselho Estadual de São Paulo...


Hoje conheceremos mais esta "PEÇA RARA" das Fileiras da Ordem DeMolay Brasileira...



"Estou no momento “deixa a vida me levar”. Vejo que pra chegar ao topo leva-se tempo e sempre podemos alcançar maiores alturas, mesmo não chegando nele, você chegou ao seu limite, lutando.. (Paolo Deon, OUTUBRO/2009)"



1) Paolo, trace o seu PERFIL COMPLETO (nome, onde nasceu, quando, definições, idéias) para que nossos leitores melhor o conheçam..

R – Registrado com o nome de Paolo Deon Conservan, vítima do erro de digitação do Cartório onde o correto seria “Conservani”. Nascido em Campinas/SP no dia 19 de Dezembro de 1990. Porém, não muito tarde, mais especificamente no segundo dia de vida já fui arrastado da maternidade pelos meus pais para Cosmópolis, interior de São Paulo. Definir-me? Poxa vida... Seria mais fácil me conhecer. Arriscaria dizer com certa tranqüilidade que sou muito aberto, o que me faz ser uma miscelânea das liberdades tanto defendidas por nossa Ordem.

2) Como surgiu o convite para iniciares nas Fileiras DeMolays, quando e em que Capítulo isso se deu?

R – Para mim, falar de iniciação é bem difícil. Talvez seja uma das coisas que mais me deixa “grilado”, pois fui iniciado um pouco tarde, aos 17 anos. Antes disso já havia recebido o convite informalmente, mas nada além de um papo que foi esquecido por quase dois anos. Depois desse falho convite informal, jamais esqueci o DeMolay. Em certo dia me vi pensando sobre o assunto e senti uma enorme vontade de conhecer realmente a Ordem. Somente no ano de 2007 - um bom tempo depois - um amigo de infância me fez o convite válido. Esse que passara a ser o mais feliz convite da minha vida e que me deu entrada ao Capítulo Cosmópolis o qual carrega o mesmo nome desta pacata cidade interiorana e estou nele até hoje com quase 100% de presença em reuniões desde minha iniciação.

3) Em 2004, como todos sabemos, a Ordem DeMolay Brasileira dividiu-se em 2 Supremos Conselhos. Como se dá o relacionamento entre Capítulos de Supremos diferentes ai na sua região do Estado e qual a sua visão a este respeito em todo Estado e no Brasil?

R – Divisão. Palavra que traz desconforto para alguns DeMolays ativos. Muitos não sabem o motivo disso ou como tudo aconteceu, e mais, alguns não sabem nem que existe outro Supremo além do seu. Em minha opinião, é simples entender através de um pensamento: Se estou descontente com algo, irei me afastar. Portanto, foi criada outra potência, com pessoas descontentes que tinham os mesmos ideais. Se formos fazer uma analogia com a vida profana, veremos que estamos cercados por divisões benéficas ou não, e se esta foi para o bem ou para o mal, cada um tem sua opinião.
As cidades com capítulos instalados da nossa região pelo SCODRFB são: Cosmópolis, Campinas, Vinhedo, Santa Bárbara D’Oeste, Mogi Guaçu e Itapira. Pelo SCODB (que eu me lembre) temos: Campinas, Indaiatuba, Capivari, Limeira, Piracicaba, Mogi Mirim e Amparo.
Somos filiados ao SCODRFB e pelo menos em nossa região, o relacionamento é normal. Conhecemos e conversamos normalmente com alguns irmãos, outros mais, outros menos. E de fato, deve ser assim. A amizade e afinidade a meu ver devem ser normais, como bons amigos. Afinal, vestimos as mesmas roupas, cantamos o mesmo hino.

4) Qual seria, na sua opinião, o principal OBJETIVO da Ordem DeMolay nos dias atuais? Continuam os mesmos de 1919 quando ela foi criada?

R – O principal objetivo da Ordem não é apenas desenvolver líderes e toda aquela parte burocrática, mas sim, simplesmente cultivar pessoas. Não posso afirmar com toda a certeza de como era antigamente, mas acredito que o objetivo era basicamente igual, porém, o modo com que se era desenvolvido os jovens DeMolays poderia ser bem diferente, uma vez que a educação e preocupação com devidos assuntos na época também eram diferentes de hoje.
Se antes, a maior preocupação de uma mãe era controlar a educação de seu filho para ter uma família respeitada dentro das rígidas regras, hoje, uma mãe reza para que seu filho simplesmente chegue vivo das curtições noturnas para conseguir dormir. Se perguntares para um jovem hoje qual o seu sonho, muitos responderão que é ter uma vida tranqüila. Então, mudamos muito, as coisas mudaram, mas a essência da Ordem e as regras de caráter para um homem ainda é igual.

5) Você ainda é um DeMolay Ativo, o que espera a cada dia dos Dirigentes do GABINETE ESTADUAL SP, do GRANDE CONSELHO ESTADUAL SP e do SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL?

R – Assim como todo cidadão espera que seus governantes cumpram com seus papéis, eu espero que nossos representantes cumpram com os seus. Tanto o gabinete do Grande Conselho Estadual como o Supremo Conselho possui muitas preocupações, ainda mais pelo fato de não serem remunerados, necessitam, é claro, trabalhar remuneradamente para poder viver, portando algumas falhas ou atrasos são normais. O mal de alguns é não se colocar na pele do outro para reclamar de algo. Eu mesmo, penso 2 ou 3 vezes antes de julgar o que me parece errado. Mas, como a perfeição é um estágio muito difícil de se alcançar, tenho a noção do quanto nosso estado e país devem melhorar, e para isto o trabalho deve ser sempre maior e melhor.

6) Soubemos antecipadamente também da sua “VEIA ARTÍSTICA”: Músico, Ator, enfim, envolvido com Movimentos Culturais, inclusive que apresenta um Programa Semanal na TV Jaguari, em Cosmópolis, poderia nos dizer mais como começou e quais seus objetivos nestas áreas?

R – Sim! Digamos que eu tenho um “motor” movido a amor e tudo o que faço é realmente por que gosto. Bate uma grande saudade da infância neste momento, pois minha história com movimentos artísticos se inicia muito cedo, desde que tinha aprendido a andar bem sozinho. Comecei acompanhando fanfarras e bandas enquanto elas passavam com a minha batuta de madeira e sempre achava que era um “segundo maestro”, que ao lado do verdadeiro me sentia parte daquilo.
Fui crescendo e sempre apaixonado por fanfarras e bandas dos mais diversos países. Lembro-me de ouvir sempre o Vinil do meu avô com uma banda marcial Alemã se não me engano. Mas somente aos 13 anos fui me interessar a estudar música realmente. Fiz aulas de teclado com um professor “biruta”, depois entrei em uma escola de música para estudar piano elétrico e teoria, por fim entrei em um grupo de músicos municipal, mas agora só aprendo novas coisas sozinho, por curiosidade.
Aos 14 anos tive o primeiro contato com o mundo da comunicação, com a gravação de um jingle comercial (música promocional) onde além de cantar, fiz a locução (e isso eu tenho gravado pra quem quiser morrer de rir ouvindo). Depois disso peguei o gosto e me tornei locutor mirim gravando profissionalmente toda semana até fiz curso profissional na área.
Agora, com mídia mesmo, comecei depois que já tinha uma base sólida. Aos 16 anos tive meu primeiro programa de rádio e este ano começamos a apresentar um programa na TV Jaguari, em minha cidade, o “Meia Hora Impressionante”.
Minha vida no teatro foi sempre pequena na infância, onde “comia quieto” sempre devagar e meio tímido. Somente agora fui me interessar realmente por artes cênicas e entrei para um movimento cultural chamado “Brincantti” onde estou há 1 ano.
Se no futuro, se encontrarei mais desafios no ramo da comunicação eu não sei, mas adoraria muito seguir sempre esses trabalhos.

7) Dê uma dica aqui para a Comissão Organizadora do 6º CONGRESSO NACIONAL, que será realizado em julho/2010, na capital federal, Brasília: O que você como DeMolay Ativo, portanto um dos representantes do PUBLICO ALVO MAIOR deste evento, o que gostaria de ver sendo discutido ou palestrado durante estes 3 dias em que ocorre?

R – Conhecendo novos capítulos, em conversas com seus representantes, vejo uma preocupação geral com compromisso e seriedade por parte de alguns irmãos. Com base nisso, ótimos temas a ser discutido e apresentado no congresso nacional, onde eu estarei presente se o Pai Celestial e meu dinheiro permitir seriam esses. Palestras, treinamentos e outros podem ser uma ótima forma de “despertar” um DeMolay comum que já vem buscando alguma motivação a mais para se tornar O DeMolay.

8) Quais são ainda seus Objetivos a serem alcançados na Ordem antes de tornar-se Sênior e mesmo após?

R – Estou no momento “deixa a vida me levar”. Vejo que pra chegar ao topo leva-se tempo e sempre podemos alcançar maiores alturas, mesmo não chegando nele, você chegou ao seu limite, lutando.
É engraçado até como nós humanos pensamos e agimos com nossos sonhos, sempre buscando superação. Quando entramos na ordem a nossa principal e tão sonhada meta é a de elevar... Nossa! É uma loucura esse desejo inexplicável. Depois que tudo se passou, já começamos a traçar novos desejos para cargos, até estar mestre conselheiro do seu capítulo. Agora, realizado e muito contente comigo mesmo por ter conseguido alcançar uma meta tão especial, não sei o que pode vir no futuro... Também sou cavaleiro, ano que vem recebo ébano e assim vai, cada coisa no seu tempo. Uma coisa é certa: Faça o melhor e o correto sempre, pois, independente do resultado, você fez o seu melhor e o correto.

9) Você é um PROFISSIONAL da área de Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação; Graduando que sois pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo. Porque escolhestes fazer este Curso? Pretendes também seguir carreira nesta área? Fale de suas expectativas também sobre isso.

R – Na verdade mesmo eu não escolhi. Peguei uma lista de profissões de A a Z, fiz mamãe mandou e deu nisto. Brincadeiras à parte, sempre gostei de informática, fazendo cursos de Hardware, Webdesign e outros eu cheguei a despertar o interesse e então fui prosseguindo até me formar como Técnico em Informática, pela Escola Técnica Estadual de Americana, assim por sua vez foi o que me fez prosseguir os estudos na área a nível superior.
Com o alto crescimento da tecnologia mundial, posso afirmar com segurança que é uma área ótima para a realização profissional, porém, exige muito estudo e atualização repentina para não ficar para trás, parado no tempo. Para todas as áreas a Faculdade forma, mas só a prática ensina.

10) Você ao que sabemos, é também estudioso da Terapia Reikiana e prática de Meditação. Poderia nos traçar também o seu perfil RELIGIOSO, falar sobre a sua CRENÇA?

R – Bom... Minha vida esotérica deve-se ao meu Tio. Eu ainda menino custava a entender o que ele fazia tanto tempo sentado em posição firme e desligado do mundo, onde emitia um som estranho pela boca. Só depois que comecei a ir a palestras, fazer cursos e praticar algo pude entender de fato alguma coisa, inclusive que o som estranho se chamava OM e era um mantra muito sagrado.
Como fui me apaixonando cada vez mais pelo esoterismo, comecei a praticar meditação, iniciar e aplicar reiki, fazer cursos de massoterapia e afins, fazia coleção de pedras, acendia incensos todos os dias e colecionava amuletos. Minha mãe quase teve um ataque quando decidi começar a fazer artesanato com sementes pra vender na praça em dias de feira hippie, e eu só me fazia divertir com tudo isso.
Partindo para a religião, também sou um pouco complicado. Fui batizado na Igreja Católica e até fiz Eucaristia, mas depois disso não continuei ativamente. Hoje tenho uma religião coletora. Adoro os estudos de diversas delas e aproveito muito de cada uma. Particularmente gosto muito do espiritismo e admiro o Budismo, mas respeito todas as crenças, pois aplico a vivência da Ordem DeMolay onde devemos respeitar toda e qualquer manifestação de fé pessoal. Quem crê em um ser superior, respeita a vida e mais, dá valor a ela.

11) Qual foi o momento que mais MARCOU, até agora, a sua trajetória como DeMolay? Fale-nos daqueles que mais lhe apoiaram e te ajudaram e os que você teve a oportunidade de também ajudar e ser solidário.

R – Adivinha? Pelo menos para mim a maior emoção é a Iniciação, sem dúvidas. O início de tudo, o primeiro contato, a primeira flechada no coração do cupido da Ordem me acertou em cheio. Mas é claro que outros são marcantes, e muito. O primeiro encontro, o primeiro cargo, a posse, enfim... Muita coisa!
Apoio e ajuda eu sempre tive. Meu pai mesmo não sendo maçom, portanto não entende muito do papo, jamais negou algo que eu queria muito fazer e na medida do possível, às vezes com dificuldades, conseguia. A reação da minha avó quando contei que iria entrar para a Ordem não foi a melhor. Católica de carteirinha, ela mudou sua opinião quando viu as mudanças positivas que eu apresentava e após assistir minha posse como Mestre Conselheiro, virou fã e agora sempre me pergunta como estão as coisas e se mostra interessada. Sinto uma emoção ao falar isso, apoio de família é tudo.
Não posso de destacar aqueles que acreditaram em meu potencial para representá-los durante um curto período e aqui fica meu muito obrigado eterno a todos do Capítulo Cosmópolis da Ordem DeMolay!

12) Este espaço, sempre igual em todas as nossas Entrevistas, é livre para que o entrevistado deixe uma mensagem final a todos os Leitores do BLOG DO OMAR.

R – Deixo o meu muito obrigado a você, Omar pela oportunidade de contar um pouquinho da minha vida nesse brilhante espaço de nossa Família. Também fazer saber que um dos meus maiores gostos é conhecer novos irmãos e tios desse Brasil, portanto se quiser conversar sobre qualquer assunto que falei, não pense trinta vezes antes de me procurar, pense uma só! O email ou MSN é pa_deon@hotmail.com. E para terminar, uma bela mensagem de Madre Teresa de Calcutá que levo comigo:

Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, Ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo. Se você é gentil, podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo. Se você é uma vencedor terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo. Se você é bondoso e franco poderão enganá-lo. Seja bondoso e franco assim mesmo O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra. Construa assim mesmo. Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja. Seja feliz assim mesmo. O bem que você faz hoje poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo. Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo. Veja você que, no fim das contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros.

5 comentários:

  1. Priemiramente gostaria de me apresentar:
    Meu nome é Caio Henrique Rainnha Cones, tenho 16 anos sou membro ativo e fundador do capítulo Juventude Barbarense Nª 60/621 SCODRFB. Fui iniciado na cidade de Capivari pelo Capítulo Ordem e Progrsseo ( se não me engano), hj filiado ao SCODB.
    Acredito que a diferença de Conselhos so nos mostram como somos mais unidos... e que essas diferença não faz ninguem deixar de ser demolay.
    Gostaria de PARABENIZAR ao Irmão Omar pelo belissimo trabalho desempenha nesse blog.
    Dizer que as mudanças não acontecem da noite para o dia, mais sei que estão fazendoo de tudo para que o melhor aconteça.
    Parabenizo o irmão Paolo, que me atura toda semana... e que tem um belo exemplo de vida, como, demolay, cidadão e irmão, pronto para tudo e para todos.

    Gostaria de me colocar a disposição de todos.
    Grande Abraço;
    Caio Cones
    www.juventudebarbarense.com.br
    contato@juventudebarbarense.com.br

    ResponderExcluir
  2. Grande Omar !!!

    Muito bacana as entrevistas... E o mais legal disso tudo é nos encontrarmos em outros irmãos... é reconhecermos nosso amor pela Ordem em nossos semelhantes e companheiros de causa !

    O Paolo é um cara sensacional... Gente fina como poucos e um grande entusiasta quando o assunto é Ordem DeMolay !

    Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Irmão,
    Antes de mais nada,gostaria de me apresentar.
    Sou Rafael Poggio Soneghet (Sonega),atual ICC do Priorado "Lendários Cavaleiros do Templo de Salomão",PMC do Capítulo "Eterna Juventude",27/675 do GCESP,Past Secretário Estadual do GCESP 07/08 e ex-membro da comissão de ritual e liturgia do SCODRFB 07/09.

    Gostaria de parabenizá-lo pela genial idéia do blog,seguindo a idéia do Lira,o qual criou um blog com o mesmo propósito há alguns anos (vide http://ordemdemolay.blogspot.com/).As entrevistas estão muito produtivas e só demonstram o verdadeiro valor destes membros de nossa Ordem.
    Parabéns a todos e obrigado por ajudarem a construir e fundamentar as bases e edificar os pilares de nossa Ordem com tanto amor e carinho!
    Me coloco a disposição de todos para qualquer necessidade.

    Grande abraço,

    Sonega

    (demolay_sonega@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Sensacional é por isso que sempre digo: "Eu acredito na força, na vontade de fazer descobertas, na evolução constante, no espírito irrequieto da juventude". Esse rapaz (irmão e sobrinho) é promissor e há de brilhar ainda mais!

    ResponderExcluir
  5. Grande irmão Ormar...

    Parabéns por mais essa atitude.
    Estou montando um apanhado de Link recomendados pelo site do nosso capítulo, e já tenho mais um.
    Depois peço a você que dê uma moral a Instalação do Castelo dos Escudeiros Pequenos do Pontal - Grannnnnnnnnnde Elói Mendes-MG

    Aquele Abraço meu Tio/Irmão,

    Rogério Martins,,(Xará)
    Ilustre Comandante Cavaleiro/Nobre Cavaleiro
    Conv. Sag. Cav. do Monte Moriah/Castelo Pequenos do Pontal

    ResponderExcluir