quinta-feira, 10 de março de 2011

Memórias de 1 Sênior DeMolay (ALFARRAPOS)!!!


(ontem, 10/03/2011, limpando minhas caixas arquivo do E-MAIL, reli uma história que acho que NUNCA PUBLIQUEI no BLOG DO OMAR... Resolvi faze-lo hoje, reli, chorei, relembrei, me emocionei de novo, enfim, vou compartilhar mais uma vez com vocês.. Escrevi este texto quando ainda era GME-MG, mas agora o ilustro com fotos de todas as OFEX onde estivemos PRESENTES 100%, em todos os 53 Capítulos existentes ainda em nosso mandato, fui em TODOS, 1 por 1, a mensagem é pra vocês... Me dêem a honra desta leitura)


Esta foto é de 1990... QUANTAS SAUDADES... Ainda DeMolay Ativo!!!



Nesta outra RARIDADE, eu estava MCE-MG (1996), durante Cerimônia de Maioridade... Curiosidade: olhem o colar, era igual ao de MC de Capítulo, naquele tempo só mudava a insigna!!!!



Numa de minhas visitas como GME-MG ao MEU CAPÍTULO... no detalhe: Victor Amorim - Ex-MCE/MG, entregando o Cargo de Mestre Conselheiro...

Meus Irmãos da Comissão,

Aqui estamos, para mais uma vez falarmos a vocês durante este ano de 2007 e atendendo a uma sugestão que me foi dada pelo irmão Guilherme Chaves (Bocaiúva), assíduo leitor de nossas mensagens nas listas do Norte de Minas, nossa região de origem, o mesmo me pede para que eu faça 1 resumo do que foi estar 2007 a frente do Grande Conselho Estadual de MG. Trocando idéia com 1 outro grande amigo e companheiro o qual não tem porque não citar o nome, já que certamente o mesmo será várias vezes citado neste, além do que todos vocês o conhecem bem: "Wanderley de Ibiá", surgiram várias colocações e decidi escrever TUDO, para tal, aviso-lhes que terei que retroceder ao ano passado, ou seja, 2006, mais especificamente ao nosso 1º Congresso Estadual de MG, realizado na cidade de Varginha, aqueles que tiverem paciência de estarem comigo neste momento, sejam bem vindos e aí vamos que vamos E COMO VAMOS, mas antes que alguém se revolte, quero deixar claro que estas são memórias de um SÊNIOR DeMOLAY do Capítulo Pirapora e NÃO as do GME-MG, os que me derem a honra da leitura, por favor o façam pensando assim, aqui vos fala o SÊNIOR:


Congresso Regional da 1ª OFEX


O COMEÇO DE TUDO

Logo depois da Fundação do SCODRFB, em 2004 e da instalação do Grande Conselho de MG em 2005, a estruturação e em 2006 sob os auspícios do Capítulo Princesa do Sul Nº 169, realizamos o 1º Congresso Estadual de MG, dias memoráveis, mas nos atendo ao "resumo" e como sempre acontecem as coisas na política, principalmente no Estado de MG, fui CONVIDADO, para não dizer CONVOCADO, para estar numa reunião DE MADRUGADA, num certo apartamento onde se encontravam hospedados 2 líderes da 5ª OFEX, mas que serviriam de anfitriões, pois no momento da mesma, vários outros se fariam presentes, assim foi, aceitei o convite e na hora marcada me fiz presente no apartamento combinado, assim como todos os demais convidados: se fizeram presentes: Victor Scotton, Marcelo Buchmuller, Wanderley, Arthur, Eu, Paulo Vinícius e mais alguém que talvez não me recordo neste momento o nome; vale ainda dizer que o Wanderley já se encontrava descansando e fomos obrigados a tirá-lo da cama com 1 telefonema, o mesmo saiu que nem bala para participar da conversa.

Congresso Regional da 2ª OFEX

Indo direto ao teor da conversa, após rápida revisão de parcerias formadas no passado que produziram tantos frutos positivos para MG e até mesmo para o Brasil, foram direto ao ponto para o qual haviam me CONVOCADO: "Omar, queremos conversar com você sobre uma possível UNIÃO que possamos formar, não queremos politicagem, mas sim política honesta e que no futuro se traduza em frutos positivos para o nosso Estado", assim foi um dos trechos da conversa, o que após longas discussões, debates, opiniões e quando se aproximava o raiar do sol, 5hs da manhã quase, finalizamos e resolvemos dormir.

Em Visita à 3ª OFEX (Caratinga) - A recepção mais "INUSITADA" de todo meu mandato como GME-MG



E depois de 10 anos, 1 dirigente ADULTO da Ordem DeMolay retornava e redescobria "A ILHA DE LOST PAVÃO", lembram-se desta lenda??? Quanta saudades TIO TONINHO MAMED, que o Sr. esteja junto ao PAI CELESTIAL e de lá, olhando e mandando bons fluidos a nossa ORDEM DeMOLAY!!!


Outra em Pavão... Obrigado companheiros Geykson, Patrick, Hermes...


Tios Maçons e Irmãos do CAPÍTULO PAVÃO Nº 122, que não era visitado por uma LIDERANÇA ADULTA há mais de 10 anos!!! FOMOS LÁ TAMBÉM...
Nos meses que se sucederam e não poderia ser diferente, colocamos em primeiro plano as nossas missões dentro da ordem, intensificamos ainda mais os nossos trabalhos, cumprindo rigorosamente e com intensidade ainda maior tudo a que nos propusemos fazer perante nossos Irmãos DeMolays e Tios Maçons, como SEMPRE e nossa história fala por nós, o quanto cada um tem lutado intensamente para que tivessemos uma Ordem DeMolay cada vez melhor, ajudando no que foi possível ao nosso GRANDE LÍDER - Tio Chaves, nosso 1º GME, com quem tivemos a HONRA de trabalhar e aprender com o mesmo.



Em Muriaé (4ª OFEX), outra recepção incrível, obrigado MC Alisson Nacari, Pablo, Alan, Elsin...

A CAMPANHA PARA GME-MG

Passados 3 meses do CEOD, se aproximava o 1º processo sucessório eleitoral, foi quando decidimos ser candidato a Grande Mestre. Em setembro, aconteceria o 2º CNOD, na cidade de Maringá/PR, onde fui convidado a integrar o ônibus montado pelo então candidato a MCN, que por sinal também era mineiro, quando viajamos diversos Capítulos juntos numa enorme integração e companheirismo. Durante a viagem de volta, logo após deixarmos a desenvolvida cidade paranaense, resolvi lançar minha candidatura para que os irmãos discutissem e debatessem a idéia, o que para minha felicidade, foi prontamente apoiada, o que me encheu de orgulho e força para continuar na difícil caminhada que ainda teríamos pela frente.

O grande Evento seguinte, foi 1 convite do Irmão Guilherme, então GMN-ADJ do SCODRFB, para que integrassemos a comissão que instalaria o tio Chaves como Legionário de Honra Honorário da Ordem DeMolay, o que aconteceu na cidade de Ibiá, na semana seguinte ao retorno do CNOD, com isso fizemos a 2ª viagem da Campanha, à cidade de Ibiá.

No mês seguinte, outubro, estivemos na cidade de Carmo do Paranaíba, onde assistimos a 1 iniciação e a 1 belíssima Cerimônia Pública, conhecemos mais de perto o Irmão Diego Gontijo, o qual decidiu pelo apoio incondicional à nossa idéia e de onde zarpamos numa manhã de domingo, rumo a Santo Antônio do Monte, onde seria instalada a 8ª OFEX do GCEMG.

Repetindo 1 Gesto tradicionalissimo em nossas "CAMPANHAS"... OBRIGADO PARA SEMPRE, 5ª OFEX

Na semana seguinte seria a hora do ENDOC, desta feita realizado em Patos de Minas, momentos AGRADÁVEIS, como a surpresa de presenciar 1 vídeo comemorativo dos meus 18 anos de Ordem DeMolay, com fotos tiradas do meu computador enquanto eu viajava para o evento, comum acordo entre os irmãos Scotton, Wanderley, Wederson e minha irmã, conseguiram invadir minha pasta de fotos e tive imensa felicidade; mas também e infelizmente naquele evento, vivemos momentos de TRISTEZA e desagradáveis, certamente que o mais desagradável de toda a campanha, como tudo na vida tem os momentos não muito felizes.


mais uma vez... até com companheiros de OUTROS ESTADOS!!!

O evento seguinte, foi a fundação do Capítulo Confidentes de Vila Rica Nº 698, na cidade de Ouro Preto, em 25/11/2006, evento no qual selou um valoroso acordo entre todos, decidindo pela formação de uma única chapa para eleição, que ocorreria em fevereiro do ano seguinte, durante a Assembléia Geral Anual. A comunicação pública aconteceu no dia seguinte (26/11/2006) , durante importante reunião do Capítulo Belo Horizonte.

Após o recesso, em 03/02/2007, realizou-se a Assembléia Geral, onde se configurou definitivamente a nossa Eleição para o cargo de GME-MG mandato 2007-2009. Vale a lembrança de que no dia seguinte, 04/02/2007, aniversariava o então MC do Capítulo Patos de Minas, Irmão Victor Scotton, que deixaria o cargo na semana seguinte e já declaradamente era candidato ao cargo de MCE-MG no CEOD-2007 a ser realizado em BH.Comemoramos o dia inteiro o Aniversário do companheiro. Em BH, tomamos conhecimento de que muito provavelmente haveriam outros irmãos candidatos a MCE que disputariam com o Scotton, o posto de MCE em junho.

Agora, aqueles que continuarem conosco, terão a oportunidade de acompanhar tudo que aconteceu no 1º semestre de 2007, é só aguardar e ler a 2ª e a 3ª parte, muito obrigado aos que me dão a honra desta leitura...

O 1º SEMESTRE

Quero explicar que a partir desta fase, passo a fazer o meu relato mês a mês de tudo que ocorrera em cada semestre, espero que todos possam ler e relembrar os bons e também os difíceis momentos, tudo fazendo parte de nosso eterno aprendizado de vida.

Fevereiro:

Começamos nosso mandato a todo vapor, visitamos já no primeiro fim de semana, há 4 Capítulos da 5ª OFEX, nesta viagem tivemos a agradável companhia do então Presidente da Associação DeMolay Alumni Brasil, Irmão Suenilson Sá e do Irmão Igor, ambos do DF, que faziam 1 visita a MG, estivemos nos Capítulos:

Patos de Minas Nº 193 - 09/02/2007; (1)
Tríplice Aliança de Patrocínio Nº 444 - 10/02/2007; (2)
Vazante Nº 634 - 11/02/2007; (3)
Amor, Verdade e Justiça Nº 618 (João Pinheiro) - 11/02/2007; (4)

Neste mesmo mês, mais especificamente no dia 24/02/2007, foi instalado o Capítulo Guerreiros da Acácia Nº 704 (5), da cidade de Caxambú, o quarto Capítulo da 4ª OFEX, no dia 25/02/2007, segui de Carona com a comitiva do Capítulo Cavaleiros do Pontal de Elói Mendes, participei de uma Convocação do Convento Princesa do Sul Nº 124, assim terminando a nossa Jornada no menor mês do ano.

Março:

Março começou e já no primeiro fim de semana fizemos uma "via sacra" pela 1ª OFEX:

Capítulo Arte Real Nº 141 - 03/03/2007; (6)
Capítulo Guido Marliere Nº 126 - 03/03/2007; (7)
Capítulo Belo Horizonte Nº 12 - 04/03/2007; (8)
Capítulo Deus, Humanidade e Luz Nº 297 - 04/03/2007; (9)
Capítulo Estrela Vendanovense Nº 225 - 04/03/2007; (10)

No dia 10/03/2007, um dos momentos mais emocionantes, a primeira visita ao Capítulo Pirapora Nº 90 (11), após a Posse como GME-MG, momento de lágrimas, emoções, lembranças, enfim, muito prazeroso e agradável.

No dia 17/03/2007, começava nossa maratona pelos CONGRESSOS REGIONAIS, sabíamos que a maratona seria das mais difíceis, logo no primeiro deles, o da 6ª OFEX, sob o patrocínio do Capítulo Poços de Caldas Nº 182 (12), além da eleição e posse de um garoto bem intencionado, determinado, de muita garra e disposto a fazer um bom trabalho juntamente com seu adjunto, seu nome?? José Gabriel Pontes Baêta e o seu Adjunto, Irmão Miguel Salles; ocorreu também neste evento o 1º lançamento oficial de candidaturas ao mesmo tempo em que ocorria outro na cidade de Araguari, pronto, começava ali um período de angústia e ao mesmo tempo de alegrias e emoções, algumas feridas produzidas desde os tempos de ENDOC, passando pelo Curso de Mestres Conselheiros, enfim, o GME e o MCE atuais (Omar e Bruno Kramer), estavam sob "fogo cruzado" o primeiro, amigo pessoal, correligionário, companheiro, do candidato Victor Scotton (Patos de Minas), que teve como Adjunto o Irmão Edilson Júnior (Governador Valadares), pessoas a quem devo grande gratidão por tudo que me ajudaram na construção da minha candidatura a GME, bem como o Victor se dispôs de todo seu tempo de fins de semana para estar comigo PELOS CAMINHOS DE MINAS. Não diferente, estava o MCE, com os mesmos predicados para com o candidato a MCE-ADJ da outra candidatura e consequentemente toda a chapa; eu, apesar de exercendo o cargo de GME, vocês conhecem bem a personalidade, NUNCA DEIXEI de lutar por aquilo que acredito, respeito todos, sempre, também respeito o legítimo direito de lutarem por aquilo que acreditam, isso é a base da democracia, é a base da divergência natural de pensamentos, não poderia envolver a FUNÇÃO DE GME, mas o Omar Rogério Pereira Barbosa, barranqueiro, nascido e erradicado em Pirapora/MG, Sênior DeMOlay do Capítulo Pirapora Nº 90, este toda vida foi autêntico e de estilo próprio, alguns não gostam, mas muitos que conhecem a fundo se tornam amigos verdadeiros, entendem que as fortes opiniões e o aguerrido estilo de lutar por meus amigos e por aquilo que eu acredito ser certo são inerentes à minha personalidade, nasci com ela. Este é o meu raio X pessoal, sem sofisma, muitos são os defeitos, certamente, pelos quais pesso perdão a todos, estou em processo de evolução e espero algum dia atingir o nível Espiritual considerado ideal...

Após este fim de semana acima citado, o que se viu em sequência foi uma apertada e ferrenha disputa entre 2 chapas que disputavam os cargos de MCE e MCE-ADJ, situação que considero por demais NORMAL para um segmento da sociedade que deseja FORMAR LÍDERES, pessoas capazes de ao chegar na vida profana estejam preparados para enfrentarem situações adversas, situações favoráveis e conseguirem lidar com a vida no seu amanhecer e entardecer diários.
Algumas coisas magoaram, outras nos fizeram felizes, assim é a nossa existência, provando sempre da boa e da má sorte; como se diz na gíria popular: as Listas do yahoogrupos BOMBARAM!!! Todos escreviam manifestando suas opiniões e idéias e defendendo seus candidatos, tudo faz parte, desde que na mente e no coração de todos esteja o supremo e inalienável direito à DEMOCRACIA, onde respeitosamente os assuntos devem ser discutidos e debatidos a BEM DA ORDEM EM GERAL e não a BEM PESSOAL de NINGUÉM...

Encerrando o mês de março, no dia 24/03/2007, voltamos ao sul de Minas conforme prometido no CREOD, desta vez para visitarmos o Capítulo Francisco José de Queiroz Nº 273 (13), da cidade de Machado, onde assistimos a uma bela Sessão de INiciação, seguida de delicioso almoço de confraternizaçã o.

Abril:

No mês de abril, voltamos a visitar o Norte de Minas, estivemos no fim de semana de 14 e 15/04/2007, presentes numa reunião Administrativa do Capítulo Jaíba Nº 513 (14), em seguida passando por caminhos "tortuosos", incluindo estradas de chão, balsas para atravessarmos o Rio São FRancisco na altura da cidade de Itacarambi, etc... chegamos a nossa querida Januária, onde assistimos mais uma Reunião Ritualística do Capítulo Januária Nº 113 (15). No domingo almoçamos com o Irmão Allan Marcos, Mestre Conselheiro do Capítulo Montes Claros Nº 74.

Outro acontecimento que marcou as minhas passagens, foi a viagem ao Congresso Regional da 5ª OFEX na cidade de São Gottardo, sob o patrocínio do Capítulo Cavaleiros da Luz Nº 545 (16) e da Loja Maçônica Deus, Caminho da Sabedoria Nº 195 (GLMMG), ambos daquele Oriente, Evento este que ocorreu nos dias 20, 21 e 22/04/2007, não sem antes darmos uma passadinha pela noite de Patos de Minas mais uma vez, onde fomos recebidos pelo Companheiro Victor Scotton em sua casa, sempre que participo de eventos da 5ª OFEX me sento em casa, antes mesmo de me tornar GME, revi muitos amigos queridos e próximos, amizades que não tem preço, pessoas que transpiram sempre verdade, companheirismo, fidelidade e se for preciso marchamos juntos em batalhas. Obrigado São Gottardo, obrigado 5ª OFEX...

Ressalto que "infelizmente" neste mesmo fim de semana também foi realizado o Congresso Regional da 4ª OFEX na cidade de São João Del Rei, digo infelizmente porque com a coincidência de datas não nos foi possível estar presente nos dois eventos ao mesmo tempo, nem teria como né ahahahahahahahah, o GCEMG foi representado pelo Irmão Rogério Laguna - GME-ADJ...me aguarde 4ª OFEX, este ano estaremos em Caxambú para "pagarmos" esta dívida com vocês!!!

O mês de abril foi concluído no fim de semana de 28/04/2007 com uma visita aos Capítulos Fraternidade Piumhiense Nº 414 (17), onde presenciamos belíssima Cerimônia de Elevação ao Grau DeMolay, convidado que fomos pelo Irmão Pedro Andrade, até então Past MC daquele Capítulo, onde tivemos a Companhia do Tio Roberto Luís - Oficial Executivo da 8ª OFEX e do Irmão Júlio César - MCR; de lá seguimos para Santo Antônio do Monte, onde no dia 29/04/2007, domingo de manhã, visitamos o Capítulo Idelbrando da Costa Nº 478 (18).

Maio:

No mês de maio, logo no dia do Trabalhador, 01/05/2007, estivemos na Cerimônia de INiciação do Capítulo Cavaleiros do Pontal Nº 584 (19), na hospitaleira cidade de Elói Mendes, data em que se comemora também o aniversário de Fundação do Capítulo.

No dia 05/05/2007, estivemos participando do Congresso Regional da 3ª OFEX, sob o patrocínio do Capítulo Governador Valadares Nº 100 (20), de onde saímos para no dia 06/05/2007, estarmos às 9hs na GLMMG, participando de mais uma Cerimônia de Iniciação do Capítulo Arte Real Nº 141.
Vale ressaltar que este foi o último final de semana antes do registro oficial de candidaturas das chapas a MCE-MG, meio que tumultuado, sem dúvida DECEPCIONANTE, mas que muito nos fez crescer como homens e como Irmão, pois aprendemos mais uma vez a POLIR A PEDRA BRUTA que existe em cada um de nós, foi o mês em que vivemos o momento político mais TENSO, com registros INESPERADOS de candidaturas, reunião a portas fechadas com a Diretoria do GCEMG, já que como eu falei anteriormente, a democracia deve prevalecer e por isso cada um dos membros da Diretoria tinha sua preferência pessoal, vale ressaltar é que não deixamos que estas paixões particulares interferissem no bom andamento do nosso Grande Conselho.

Nos dias 19 e 20/05/2007, foi realizado na cidade de Santo Antônio do Monte, o 1º Congresso Regional da 8ª OFEX, onde foram eleitos os Irmãos: Pedro Andrade e Sérgio, para assumirem os cargos de MCR e MCR-ADJ daquela Oficialaria. Também neste evento, foi celebrado 1 acordo entre as duas chapas registradas, para as eleições de MCE, tornando com isso a Chapa do Irmão Victor Scotton como única a partir daquele instante.

Em 26 e 27/05/2007, foi a vez do Congresso Regional da 7ª OFEX que foi realizado na cidade de Ituiutaba, sob o Patrocínio do Capítulo União de Ituiutaba Nº 224 (21), onde revimos grandes amigos e tomaram posse como MCR e MCR-ADJ, respectivamente, os Irmãos: Thiago Felipe e Fernando Caixeta, dando continuidade ao trabalho do Irmão Rodrigo Tostes.
Gostaríamos ainda de frisar que nesta mesma data, foi fundado o Capitulo Cavaleiros de São Lourenço, pertencente à 4ª OFEX, o GCEMG foi representado pelo irmão Rogério Laguna - GME-ADJ/MG.



Outra Região que sempre nos recebeu muito bem Congresso Regional 6ª OFEX - Elói Mendes

Junho:

O mês de junho começou com dois grandes eventos logo no primeiro fim de semana, ou seja, nos dias 1º, 02 e 03/06/2007, aconteceram o Congresso Regional da 1ª OFEX, onde o GCEMG foi representado pelo GME-ADJ, irmão Rogério Laguna e foi eleito MCR o irmão Heraldo Valadão, bem como o 1º ELOD da 2ª OFEX, sob o patrocínio do Capítulo Januária Nº 113, nas barrancas do Rio São Francisco, as quais eu conheço bem, onde foram eleitos os Irmãos Francisco Caires e Bruno Braga, respectivamente para os cargos de MCR e MCR-ADJ da minha Oficialaria Executiva de origem.


mais uma da 6ª OFEX...

Nos dias 07, 08 e 09/06/2007 aconteceu sob o patrocínio da 1ª OFEX, o 2º Congresso Estadual do Grande Conselho de MG, na nossa Capital, onde consolidou-se a eleição do Companheiro Victor Scotton e a aclamação da Assembléia, apesar de algumas RESTRIÇÕES IMPORTANTES que lá se manifestaram, PUBLICAMENTE, à criação administrativa do cargo de MCE-ADJ, é claro que prontamente superadas pela vontade da MAIORIA, até que seja feita reforma estatutária dentro do GCEMG e o mesmo seja criado como cargo eletivo, assim como o é o titular. O nome do Irmão Edilson Júnior foi indicado para a função por seu companheiro de chapa sendo aceito e imediatamente consolidado para o cargo de MCE-ADJ, representando todas as lideranças da 3ª OFEX, que desde o princípio manifestaram seu apoio incondicional aos dois irmãos já aqui tantas vezes citados.

Na Copa de FUTSAL, mais uma vez e para o meu orgulho, venceu o Capítulo Pirapora Nº 90, que também novamente participou com a MAIOR DELEGAÇÃO INDIVIDUAL do Congresso.
Na Cerimônia de Encerramento, onde poucos esperavam novas surpresas, foram investidos no Grau Chevalier, 03 valorosos irmãos de nosso Estado (Norton Batista, Anderson Calais e Bruno Kramer), Cerimônia esta, dirigida pelo Gabinete Nacional - "A DUPLA DOS JOGRAIS" - Arthur Oliveira Martins e Fernando Sousa Duarte (MCN e MCN-ADJ).

Quero encerrar este tópico que tratou especificamente do CEOD, citando um jovem que trabalhou comigo durante 4 meses diretamente, com quem eu formei uma amizade, conheci o seu pai, o Tio Gilmar, com quem tenho sempre um grande prazer em trocar idéias, conheci o seu Capítulo, o seu Convento, enfim Bruno, apesar dos pensamentos diferentes, o que entendo como absolutamente normal, outros foram pensamentos comuns, enfim, comigo sempre houve o respeito da sua pessoa, termino este tópico com esta mensão a você que ora deixava o cargo de MCE-MG.

Mudando de assunto, mas não saindo do CEOD, também consegui dar "O TROCO" no MCE Eleito, quando apresentei juntamente com outros companheiros, 1 vídeo com 1 pouco de sua história, trajetória esta que culminou com a eleição para o mais alto cargo DeMolay Ativo de nosso Estado, contando inclusive com a colaboração "secreta" de seus familiares, também presentes naquela oportunidade.

No último fim de semana do 1º semestre, aconteceu 1 fato inusitado, ao mesmo tempo por obra do acaso e que muito nos honrou: a 1ª visita realizada pelo MCE Victor Scotton em companhia deste GME tinha que acontecer na querida cidade de Ibiá, terra natal de um dos nossos mais próximos colaboradores, amigo, companheiro Wanderley Olivieira, que nos recebeu juntamente com sua família, DeMolays, Conselho Consultivo e Clube de Mães do Capítulo União de Ibiá Nº 369 (22), para belíssimas Cerimônias de INiciação e Pública, realizadas nas dependências da Loja Maçônica Montezuma Nº 20, logicamente naquele Oriente.


Não satisfeitos com a grande confraternizaçã o ocorrida em Ibiá, chegamos em Patos de Minas e em companhia de todos os DeMolays, Oficial Executivo da 5ª OFEX, MCE, nos fizemos presentes na 1ª Costelada da Loja Maçônica Esforço e Trabalho Nº 65, encerrando com chave de ouro, nossas viagens no 1º semestre....

Estariam vocês leitores, curiosos para saber o que aconteceu durante o 2º Semestre?? Ou será que já estão cansados de ler tantas histórias?? É bom que se acomodem em suas cadeiras e preparem-se, pois uma das MAIORES AVENTURAS que vivi nos meus 20 ANOS de Ordem DeMolay será relembrada aqui em VERSO E PROSA, no tópico: O 2º SEMESTRE!!! Confiram e me dêem o prazer das vossas leituras...

2º SEMESTRE

Julho:

O 2º semestre começou e já no 1º fim de semana, realizamos A MAIOR AVENTURA DE TODOS OS MEUS 19 ANOS DE VIDA DeMOLAY...

A "COMITIVA DOS LOUCOS", que assim foi batizada devido a quantidade de kilômetros rodados, cidades conhecidas e histórias contadas, teve início no dia 06/07/2007, partindo da minha querida Pirapora, passou por Patos de Minas, Ibiá, Araxá, Uberlândia, Varginha, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas, Franca, até refazer o caminho de volta e marcar para sempre no coração de cada um dos seus participantes, aqueles momentos de Companheirismo, aventura, amizade, enfim, de renovar no espírito de cada um de nós o significado do que realmente é SENTIR-SE UM DeMOLAY!!!

Agradecimentos especiais a VERDADEIROS COMPANHEIROS, pessoas que sempre serão lembradas: Arthur, Wander, Scotton e Edgley, o que nós fizemos naqueles 4 dias: 06, 07, 08 e 09/07/2007, poderá até ser imitado, mas de improviso, sob o aspecto da aventura propriamente dito, nisso jamais poderá ser igualado... Valeu CANGACEIROS!!!!

OBS.: Nesta viagem nasceu o CONSELHO DE SEGURANÇA, posteriormente batizado de CONSELHO DE SEGURANÇA DO CANGAÇO, que até hoje rege nossas brincadeiras de quase todos os fins de semana...
Visitamos os Capítulos:

Luz do Oriente II Nº 324 (23);
Araguari Nº 202 (24);
Araxá Nº 200 (25);
O Portal Nº 722 (26);

No final de semana seguinte, 13, 14 e 15/07/2007, aconteceu na cidade de Guarapari/ES, o 3º Congresso Nacional, onde em outro momento ímpar, nos deslocamos numa comitiva saindo de BH que contou com Irmãos das diversas partes do Estado e em terras capixabas, reencontramos amigos que na verdade são LENDAS VIVAS da Ordem DeMolay Brasileira e onde presenciei a cerimônia mais emocionante que já assisti, notem vocês que 2008 foi o ano dos grandes acontecimentos da minha vida DeMolay: A maior Aventura, a Cerimônia mais Emocionante, enfim, como o Pai Celestial nos abençôa com oportunidades que talvez não teremos mais na vida de revivê-las da mesma forma, agradecimentos muito especiais aos companheiros: Sandro Romero, Cal, Escobar, Semião, Hamilton, Karatê, Tio Brito, Adão Flávio, Arthur Oliveira, Fernando Duarte, Jorge Prates, Vitor Prates, Erick Cysne, Daricélio Moreira, Suel, Norton, Scotton, Tio Chaves, Guilherme Aguiar, enfim, vocês que eu ora cito representem todos os demais irmãos e tios do Brasil nesta lembrança solene ao nosso MAIOR EVENTO NACIONAL!!! VALEU DEMAIS!!! Daricélio, pode nos esperar, com as bênçãos do Pai Celestial, vamos comprovar que realmente "O ACRE EXISTE".... (brincadeira viu)!!!

No fim de semana seguinte, foi comemorado os 20 anos do Capítulo Paracatú Nº 55, onde em face do meu ENLACE MATRIMONIAL, realizado na mesma data, o GCEMG foi representado pelo Irs.: Rogério Laguna - GME-ADJ e Norton Batista - GTE-ADJ, contaram ainda com o IRmão Anderson Calais - Oficial Executivo da 1ª OFEX e o Irmão Diego Gontijo - MCR 5ª OFEX, Yurick PAST-MCR DO Sertão Paraibano, Irmãos Cassiano e Mark, ambos PAST-MCN.

Agosto:

Começando o mês de agosto, dia 04/08 realizou-se mais 1 curso de Mestres Conselheiros do GCEMG, a 4ª Edição, realizada mais uma vez na sede da GLMMG, com total apoio desta última citada, além da participação de 6 Mestres Conselheiros Regionais, 4 Oficiais Executivos, 32 Mestres Conselheiros de Capítulos, Gabinete Estadual (Victor Scotton e Edílson Júnior), Diretoria Executiva do GCEMG... Enfim, agradecemos a todos pelo reconhecimento da importância do Curso, encontro já consolidado há cada semestre em nosso calendário...

No dia 10/08, vésperas do Dia dos Pais, realizou-se em Pirapora, mais uma Cerimônia de INiciação, quando mais 17 jovens passaram a integrar as fileiras do Capítulo Pirapora Nº 90.

No dia 25/08, foi a vez da 4ª OFEX instalar seu 6º Capítulo, o 3º fundado no ano de 2007, a cidade premiada foi Astolfo Dutra, sob o título e distintivo de Capítulo Portuense Nº 724 (27), contando mais uma vez com o esforço do Tio José Augusto Duarte Gaburri - Oficial Executivo da 4ª OFEX e do Tio João Moreira de Oliveira - Grande Tesoureiro Estadual, mais uma Loja Maçônica abraçou o patrocínio de 1 Capítulo e muito nos honrou com mais uma Carta Constitutiva, encerrando nossas atividades neste mês de tantas realizações...

EMOÇÃO nos 15 Anos do Capítulo Iturama Nº 195 (7ª OFEX)

Setembro:

Infelizmente o mês de setembro chegou nos trazendo uma tragédia, há caminho de uma convocação da cavalaria que se realizaria em Patos de Minas, logo no dia 01/09, faleceria o Irmão Ricardo Vinícius de Andrade, Membro ativo do quadro do Capítulo Vazante Nº 634.

Nos dias 07, 08 e 09/09/2007 feriado da Independência, os Capítulos Araxá Nº 200 e União de Ibiá Nº 369 desfilaram em cumprimento à nossa 7ª Virtude Cardeal, bem como o Capítulo Cavaleiros do Pontal Nº 584, dentre outros que por algum motivo não se manifestaram, mas também o fizeram.

No dia 15/09, outra tragédia assolou outro Capítulo da 5ª OFEX, desta vez foi o Capítulo Tríplice Aliança Nº 444, o Irmão Felipe Augusto, passa mal durante uma viagem a Uberaba e não resiste, vem a falecer, chocando novamente todos pela maneira incomum do desencarne.

No dia 29/09, foi a vez de Juiz de Fora estar em festa para comemoração dos 22 anos de Fundação e Instalação do Capítulo de mesmo nome da cidade e de número 33 (28) dentro do SCODRFB, festa esta que tanto nos honrou participarmos, uma vez que teve o seu ponto alto com a Homenagem ao tio João Moreira, que naquela oportunidade recebera a Legião de Honra Honorária da Ordem DeMolay.


Foi muito forte esta presente naquele dia... (7ª OFEX)


Outubro:

O mês de outubro infelizmente começou com outra notícia muito ruim, outro falecimento de DeMolay da 5ª OFEX, o terceiro só no 2º semestre, desta vez foi o Irmão Renato Alves - Past MC do Capítulo 3º Milênio de Unaí, ocorrido em 06/10/2007, em face de acidente automobilístico.

esta mesma data, a 1ª OFEX realiza o 1º Encontro de Jovens, contando com Capítulos, Bethéis, Escoteiros e Interacts, com grande congraçamento, completado no dia seguinte 07/10/2007, com uma Elevação conjunta dos Capítulos Belo Horizonte e Estela Vendanovense e com a presença do Irmão Edilson Júnior - MCE-ADJ.

No dia 13/10/2007, com uma boa caravana, nos fizemos presentes numa belíssima Cerimônia Magna de Iniciação do Capítulo Antônio Francisco Nº 588 (29), da cidade de Luz, no centro-oeste de Minas, estivemos em companhia do nosso MCE - Victor Scotton, mais uma vez, também do Tio Roberto - Oficial Executivo da 8ª OFEX, Pedro Andrade - MCR da 8ª OFEX, Júlio César - ICC do Convento Cavaleiros do Monte Sião, dentre muitos outros companheiros que sempre estão conosco PELOS CAMINHOS DE MINAS!!!


Em ARAGUARI, encontramos outros GRANDES COMPANHEIROS: Valeu Arthur, Luis Fernando, Lucas, Leandrão, Murilo, Maurilio, Matheus... (7ª OFEX)

Novembro:

Novembro começou com mais um retorno à 8ª OFEX, mas desta vez para participarmos do ENDOC - Encontro de Dirigentes da Ordem da Cavalaria, acontecido em Santo Antônio do Monte, para onde partimos exatamente no dia 01/11/2007, não sem antes dar mais uma passadinha em Patos de Minas e Ibiá, onde neste dia e sob a batuta do nosso MCE, Victor Scotton, mais uma vez fomos brindados com 1 churrasco de confraternizaçã o da residência oficial do "Clã dos Oliveiras" de Ibiá (casa do Ir. Wanderley), se fizeram presentes os Irmãos: Arthur Oliveira, Victor Scotton, Wanderley e Victor Amorim.

No dia 02/11/2007 pela manhã, saímos de Ibiá com destino a SAMonte, onde chegamos por volta do meio dia e fomos recepcionados pelo Tio Roberto e sua equipe com 1 delicioso almoço e logo em seguida tivemos a realização do ENDOC, onde foram realizadas Investiduras e Exaltações, tudo isso anfitriado pelo Convento Cavaleiros do Monte Sião...

No dia 03/11/2007, logo após participarmos do Encerramento do ENDOC, ainda em SAMonte e de outro delicioso almoço, saimos em comboio com destino à cidade de Pitangui, onde instalamos o Capítulo Mestre Brandão Júnior Nº 724 (30) com belas Cerimônias conduzidas pelo Capítulo Abaeté Nº 583, ora instalador do novo Capítulo. Retornando logo em seguida para Ibiá, depois Patos de Minas e por último Pirapora, mas não sem antes darmos uma passadinha por Luz, para deixarmos nosso MCR-ADJ da 8ª OFEX - Marcos Paulo.

Nos dias 09, 10 e 11/11/2007 foi a vez do Capítulo Carmo do Paranaíba Nº 190 (31) comemorar seus 15 anos de fundação e sediar a IX Jornada Ritualística da 5ª e 7ª OFEX, onde mais uma grande confraternizaçã o nos reuniu e OS LOUCOS, já tão famosos PELOS CAMINHOS DE MINAS, novamente fizeram-se presentes divertiram-se, falaram sério, trabalharam, enfim, engrandeceram ainda mais o importante evento.

O Capítulo Patos de Minas Nº 193 ganhou o prêmio individual e por equipes, parabéns a todos os participantes. ..

No fim de semana de 17 e 18/11/2007, foi a vez de comemorarmos o aniversário do "MEU CAPÍTULO", o Capítulo Pirapora Nº 90, onde realizou-se a 1ª Maratona DeMolay, com apresentações do Castelo Pirapora Nº 14, do Capítulo, do Convento Pirapora Nº 16 e da Corte Chevalier Pirapora Nº 15, onde torno a agradecer aos irmãos: Victor Scotton, João Moreira, Gaburri, Eduardo CAbral, Francisco Caires, Frederico Gambardella, Leandro Temponi, André Freilandes, Allan Marcos, Bruno Hot, Junião, Barrinhas, José Dumont, Edgar, enfim, todos que vieram e aqueles que enviaram mensagens nos parabenizando e claro se lembrando do Capítulo Pirapora também...

No dia 24/11/2007, foi a vez do Capítulo Montes Claros Nº 74 (32) comemorar 20 anos de Instalação e Fundação, onde o GCEMG foi representado por mim e pelo Irmão Rodrigo Otávio - GSE, que houvera participado da instalação do mesmo em 1987. Parabéns aos Irmãos: Mark, Jainy, Allan, Andrezão, Marcelão, Ezequiel, Álvaro, enfim todos os membros que fizeram esta bonita história nestes 20 anos, bem como aos tios Toninho Medeiros e Durtal Machado, consultores há tantos anos cujas histórias confundem-se com a do próprio Capítulo, além da ilustre, valorosa e importante presença do fundador da Ordem Demolay em todo Norte de Minas: Tio Domingos Batista Medeiros.

Encerrou-se assim o mês de novembro...



Congresso Regional da 8ª OFEX... Obrigado Galera da 8ª: Victor Dittz, Thomaz Dittz, Ricardo Vinícius, Breno Arantes, Thiago Reis, Éder, Thiago, Tio Pedrinho, Tio Roberto, Marcus Vinícius, Gustavo, Rodrigo Lara, em nome de todos....

Dezembro:

Começamos o mês, com mais um importante aniversário a ser destacado: o Capítulo Luz do Oriente II Nº 324, da cidade de Uberlândia, comemorou seus 10 anos de instalação e fundação, isso já no dia 01/12/2007, com a participação dos Cavaleiros e com a posse do novo Oficial Executivo da 7ª OFEX, que substituiu o irmão Leocádio Gomes, o tio Martinho Carlos da cidade de Ituiutaba aceitou esta árdua missão.

No dia 08/12/2007, estivemos em Abaeté, em companhia do Irmão Rodrigo Lara, nosso anfitrião, que recebeu também o Irmão Tiago Moreira - Oficial Executivo da 5ª OFEX, onde assistimos a mais uma Cerimônia de Iniciação do Capítulo Abaeté Nº 583 (33), liderado pelo irmão Rafael Maia, MC e seus oficiais, a quem parabenizamos de maneira especial. Fomos acompanhados nesta visita também pelo Tio Roberto - Oficial Executivo e pelo Irmão Marcos Paulo - MCR-ADJ.

Em 15/12/2007, para encerrar o ano DeMolay, voltamos a circular pelo nosso Norte de Minas, onde a 2ª OFEX, sob a Liderança do Irmão Eduardo Cabral - Oficial Executivo e Francisco Caires - MCR, instalou o Capítulo Cavaleiros da Humanidade (34), na hospitaleira cidade de Capitão Enéas, com a liderança do Capítulo Montes Claros, "presente" concedido ao mesmo pelo aniversário de 20 anos, conforme já falamos anteriormente.

Meus Irmãos e Tios que me deram o prazer de vossa Leitura nesta Retrospectiva, quero lhes agradecer, dizer-lhes que estamos fazendo todo possível para levarmos a Ordem DeMolay, o GCEMG e o SCODRFB aos 4 cantos de nosso Estado.
Quero agradecer de maneira especial a todos os meus colaboradores, companheiros de Diretoria e pessoas que tem nos acompanhado desde 03/02/2007, um grande abraço de agradecimento a todos, desejo-lhes um FELIZ 2008, que o nosso GCEMG continue crescendo cada vez mais, unido, que todos nós saibamos dar valor à DEMOCRACIA conquistada, à LIBERDADE de expressão com limites e RESPEITO principalmente, que todos nós continuemos FAZENDO A NOSSA PARTE e não exigindo que outros AS FAÇAM POR NÓS, que cada um faça sua análise pessoal, reveja aquilo de bom que não realizou e aquilo de ruim que provocou a outrem, reconhecermos erros é muito importante para nosso crescimento espiritual e desenvolvimento, sem excluir ninguém, eu sou o primeiro a me incluir e que neste novo ano continuemos nos encontrando PELOS CAMINHOS DE MINAS, QUIÇÁ DO BRASIL... não é assim Wander??

Omar Rogério
Sênior DeMolay
Capítulo Pirapora Nº 90

03 Grandes Companheiros: Arthur, Wanderley e Gustavo...


Foto INESQUECÍVEL do ENDOC em Patos de Minas: OBRIGADO POR TUDO Victor Scotton e Wanderley Oliveira... (companheiros, irmãos DE VERDADE em todas as horas)

Deste aí (NORTON BATISTA), nem tem jeito de falar muito; só uma coisa NORTON & FAMÍLIA: OBRIGADO!!

A hora da DESPEDIDA e como não podia deixar de ser... EMOCIONANTE, SENSACIONAL!!! OBRIGADO MINAS GERAIS QUERIDA... e para não perdermos o costume de encerrar com aquela frase famosa e que todos do nosso Estado já conhecem: PELOS CAMINHOS DE MINAS.... VAMOS QUE VAMOS!!!


OBS: Desde já agradeço de coração pela tolerância e aos que me deram a honra da leitura... aguardo COMENTÁRIOS!! !

3 comentários:

  1. Tio Omar, espero ainda ler daqui alguns anos as novas aventuras, do Senhor, agora pelo BRASIL DeMOLAY. O Senhor continua sendo o espelho para todos membros da Ordem DeMolay.

    Grande Abraço.

    Paulo Júnio de Lima
    Vazante/MG

    ResponderExcluir
  2. É Omar...o tempo passou!!!rs

    Leio seus escritos sempre e relembro aquela nossa fase....e que fase heim!!rs

    Fizemos grandes amizades, com momentos inesquecíveis, viagens memoráveis e conversas e muitas conversas!

    Passado algum tempo e com a maturidade de hoje, não tenho rancor contra ninguém. Vivemos tudo da melhor maneira e da forma que tinhamos que viver!

    Um grande abraço

    Wanderley

    ResponderExcluir
  3. É Omar.... Muito bom reler as memórias desses bons e velhos tempos. Hoje mesmo conversava com um imão de patos sobre como foi disputada cada batalha e como batalhamos por cada projeto.

    Acho que resumindo, nada supera o espírito em ser Demolay e participar dessa Ordem que muito nos agregou e agrega até hoje.

    Parabéns pela riqueza dos detalhes. Eu mesmo já tinha esquecido vários deles.

    Quanto aos detalhes das negociatas políticas assino em baixo de tudo. Fizemos aquilo que acreditávamos ser melhor pra Ordem e não voltaria uma vírgula se fosse possível. Hoje não tenho desanvença e nem briga com ninguém, pois assim como a Ordem Demolay, nós também precisamos evoluir com ela.


    Abraço

    att

    Victor Scotton Leal

    ResponderExcluir