sábado, 19 de setembro de 2009

Entrevista com Tio Carlos Eduardo - GMN do SCODRFB 2009-2011!!!


Meus Irmãos,


Marcando o reinício das atividades do nosso BLOG, com novo layout, novo servidor, novo endereço e nova roupagem, decidimos criar um espaço para entrevistar uma "grande personalidade" do nosso convívio a cada mês. Neste mês inaugural, Setembro/2009, o escolhido foi o GRANDE MESTRE NACIONAL 2009-2011 do SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, Sênior DeMolay:



"Acredito que esta é a pergunta mais difícil de todas, pois tenho varias situações marcantes e inesquecíveis, como: Minha INICIAÇÃO no Capítulo Caruaru nº17, em 17 de outubro de 1992 (Carlos Eduardo Braga, setembro/2009)"...

Segue na íntegra, o nosso bate papo com o Tio-Irmão:


1) (BLOG DO OMAR): Como você conheceu a Ordem DeMolay?

R – Desde minha infância convivo com a Maçonaria, pois quando meu pai foi iniciado eu ainda era uma criança de três anos; via os DeMolays trabalharem; meu pai foi Presidente de Conselho, então logo que completei a idade fui iniciado.

2) (BLOG DO OMAR): E como foi a decisão de entrar para a Maçonaria?

R – Sempre sonhei em ser maçom para seguir os passos de meu pai e depois de ser DeMolay meu desejo aumentou; pois concluí que a ordem DeMolay precisava de mais maçons trabalhando por ela.

3) (BLOG DO OMAR): Conte aos Leitores como foi a sua trajetória na Ordem DeMolay até chegar a ser o GMN.

R – Iniciei no Capítulo Caruaru em 1992. Fui Segundo Preceptor, Hospitaleiro, Segundo Conselheiro, Primeiro Conselheiro, Mestre Conselheiro, Mestre Conselheiro Estadual de Pernambuco, e em 1998 fui eleito Mestre Conselheiro Nacional. Após o mandato de MCN iniciei na maçonaria; passei oito anos no Conselho Consultivo do Capítulo Caruaru, fui nomeado Deputado Nacional do SCODB, logo depois Membro Efetivo. Em 2004 deixei a estrutura anterior da Ordem DeMolay e iniciei os trabalhos no SCODRFB como Grande Secretário do Grande Conselho de PE; em 2005 fui eleito Grande Mestre Estadual; em 2007 Grande Secretário do SCODRFB e em 2009 tive a honra de ser eleito Grande Mestre Nacional.

4) (BLOG DO OMAR): Quais são os seus maiores desafios na administração do SCODRFB?

R – Tornar o Supremo Conselho uma instituição cada vez mais confiável; fazer com que os membros do País inteiro confiem e invistam na instituição, para que ela se torne INDEPENDENTE e poderosa como é a Ordem dos Norte Americanos.

5) (BLOG DO OMAR): O que você imagina que pode se tornar o diferencial da sua gestão?

R – Acredito que poderemos tornar a Ordem DeMolay melhor conhecida e mais presente nos diversos segmentos de nossa sociedade; desse modo nos aproximaremos mais dos poderes públicos.

6) (BLOG DO OMAR): Dá para traçar um paralelo da Ordem DeMolay da década de 90, fins do Século 20 e esta nova roupagem do começo do Século 21?

R – Noto que os membros anteriores da Ordem tinham mais dedicação às causas que abraçavam; acredito que a evolução, o capitalismo, ou seja, as pressões da sociedade para termos uma vida mais confortável, pode estar diminuindo o ritmo de trabalho das pessoas em instituições como a nossa.

7) (BLOG DO OMAR): Como foi pra você, tornar-se: MC do Capítulo Caruaru (seu Capítulo de origem), MCE-PE, MCN, GME-PE e agora GMN?

R – Desde quando me iniciei na Ordem decidi que iria trabalhar no que fosse possível por ela; nunca desejei promoção pessoal; e graças a Deus todas as funções que ocupei foi com o intuito do beneficio da instituição e não em meu próprio.

8) (BLOG DO OMAR): Falando da Eleição 2009 para GMN, durante a mesma foram veiculadas muitas notícias de outras chapas, pequenas polêmicas em torno deste muitas passagens... Hoje, passados alguns meses, com tudo já tranqüilizado, qual é a vossa visão acerca de todos os acontecimentos e que culminaram com a formação de uma Chapa Única? Como se superaram estas adversidades, ainda que momentâneas para que isso fosse possível?

R – Em primeiro lugar, vivemos em um País democrático onde todos têm o direito de opinar e ter seus próprios desejos; em segundo lugar tenho a consciência de ter agido com honestidade; logo, não me aborreci com esses pontos.
A única coisa negativa que observei foi a existência de pessoas que não fazem nada por nossa Ordem há anos e se sentem no direito de opinar sobre assuntos delicados que envolvem pessoas que trabalham há décadas e de forma ininterrupta; muitas vezes abandonando minha família, trabalho, compromissos pessoais, Etc. sempre em prol da causa DeMolay; quando em muitos casos, pessoas que nada construíram se postam à frente de um computador para nos ofender. Contudo, devo esquecer essas adversidades e realizar o meu, e por que não dizer, nosso projeto, de melhorar cada vez mais a nossa Ordem.

9) (BLOG DO OMAR): Este ano, após muito tempo sem acontecer, houve uma visita oficial do DI a um Congresso Nacional da Ordem DeMolay Brasileira. Como você avalia este fato e quais os aspectos mais importantes que ela produzirá?

R – Acredito que foi uma das melhores coisas que nos aconteceu; a Ordem DeMolay no Brasil sempre foi para nossos líderes internacionais as palavras de alguns membros que iam até os EUA. A visita dos irmãos americanos serviu para mostrar o quanto nosso País é importante e o quanto nossa Ordem se desenvolveu aqui. Isto foi uma construção NOSSA! Minha, sua e tantos outros irmãos que a abraçaram. Tivemos falhas absurdas no último CNOD: sobretudo horário; mas o calor humano, o amor e a dedicação dos DeMolays e maçons brasileiros presentes, contagiaram nossos convidados, tanto o Bob como o Greg nos enviaram vários E-mails nos parabenizando e agradecendo pela oportunidade que nós lhes proporcionamos de conhecer uma Ordem tão bela em nosso País, assim como o nosso inesquecível João Alexandre falava para eles nas reuniões do Bord.
Envidaremos todos os esforços possíveis para que daqui para frente nossos líderes maiores estejam aqui em todos os Congressos Nacionais.

10) (BLOG DO OMAR): Durante o CNOD 2009, apresentou-se a Ordem DeMolay Brasileira, uma tia que demonstra um Amor Incondicional à nossa causa, certamente que deve ser um Porto Seguro em sua vida, inclusive como GMN. Pode nos falar mais sobre a tia Rita??

R – Minha esposa é sem sombra de dúvidas a maior responsável por minha candidatura e eleição para GMN; muitas vezes preocupado com o crescimento de Maria Clara e com o surgimento da nova gravidez pensei em desistir, e ela era meu sustentáculo; por muitas vezes me falou: “Vá em frente, realize seus sonhos e construa um mundo melhor com este instrumento poderosíssimo que tens na mão que é a Ordem DeMolay, que eu consigo superar suas ausências e oferecer aos nossos filhos o amor e dedicação que eles precisem”.
Ela é quem me levanta o moral quando esmoreço; é quem vibra com minhas idéias; é dona do ombro que choro e também dos ouvidos que escutam meus desabafos; sem ela eu seria apenas metade de mim.

11) (BLOG DO OMAR): Qual foi o momento que mais lhe marcou em toda sua trajetória como DeMolay e Maçom?

R – Acredito que esta é a pergunta mais difícil de todas, pois tenho varias situações marcantes e inesquecíveis, como: Minha elevação; o dia em que conheci Alberto Mansur, em 1992; Minha Sagração Chevalier; a posse como MCN; O Congresso Internacional; Minha Legião de Honra; e é claro minha posse como Grande Mestre Nacional. Contudo, em síntese, citarei a mais importante de todas: Minha INICIAÇÃO no Capítulo Caruaru da Ordem DeMolay nº 17, em 17 de outubro de 1992.

12) (BLOG DO OMAR): Este é o já tradicional espaço para que você deixe uma mensagem final a todos os DeMolays, tios Maçons e demais leitores do nosso blog.

R – Queridos irmãos: Nossa Ordem está vivendo bons momentos. Vamos aproveitar os bons ventos fraternais para alavancarmos nossa instituição. Não consigo trabalhar usando o pronome EU; prefiro o NÓS. Nossa Diretoria está coesa, consciente de sua responsabilidade. O Gabinete Nacional e os Grandes Conselhos dão sinal de alento e de vontade para que as coisas realmente aconteçam e isto nos conforta muito. Vamos em frente, queremos, ao final do nosso mandato legar aos nossos substitutos uma Ordem DeMolay a qual todos possamos cada vez mais nos orgulhar. Forte abraço!!

16 comentários:

  1. Omar... olha o tamanho da responsabilidade, assinar o primeiro comentário de seu novo blog.
    Parabéns pelo espaço, sem dúvida uma ferramenta interessante e sobretudo democrática.
    Excelente a entrevista com o CAL. Transmite a todos que ajudaram e ajudam este projeto, que o trabalho não foi em vão e culminará num futuro brilhante para nossa estimada Ordem.
    Parabéns Omar, do seu amigo, irmão e fã.

    Daricélio
    Rio Branco/AC

    ResponderExcluir
  2. Tive que me cadastrar pra poder comentar aqui e até que gostei da ideia e fiz um pra mim tambem,...

    Parabens meu querido irmao pelo blog, sempre estarei aqui pra deixar meu comentario, afinal, voce mereçe nosso incentivo.

    ResponderExcluir
  3. Meu grande irmão Omar. Parabéns pelo Blog. Um bom ponta pé incial convidar como 1º intrevistado nosso irmão Cal. Tenho certeza que você terá muito trabalho, pq o que mais temos em nossa amada Ordem DeMolay são irmãos valorosos com excelentes histórias e experiências para contar.
    Parabéns e desejo sucesso neste trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Omar, parabéns pelo blog. Com certeza será bastante visitado.
    Através desta entrevista, podemos observar a sobriedade com que o Tio Cal conduzirá o Supremo Conselho. Com certeza o SCODRFB está em boas mãos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quero parabenizar esse irmão tão querido por mais esse projeto de esperado sucesso. Assim como ao irmão Cal pelas palavras de enorme valor para que todos saibamos, o pensamento do nosso GMN. Registro que a resposta nº 05 "Acredito que poderemos tornar a Ordem DeMolay melhor conhecida e mais presente nos diversos segmentos de nossa sociedade; desse modo nos aproximaremos mais dos poderes públicos.", foi das mais valiosas e calou fundo para mim, por se tratar de uma das premissas que mais defendo para o nosso Grande Mestrado, aqui no DF. Parabéns então aos dois!! Suenilson Sá - GMD

    ResponderExcluir
  7. Omar. Muito bom o blog.

    Parabéns pela entrevista. É importante conhecermos o lado "pessoal" dos nossos dirigentes. A entrevista apenas mostra mais um pouco das boas qualidade do GMN Cal. Tenho certeza que esta será uma gestão diferenciada.

    ResponderExcluir
  8. Parabens tio pela iniciativa e parabens para nós leitores tambem.
    Ja sou seguidor assiduo e por favor seja do meu tb
    www.historiacomcerveja.blogspot.com

    abraços do HOt

    ResponderExcluir
  9. Olá tio Omar,

    muito bom o blog
    gostei da entrevista, até porque com ela a gente sabe o que se passa na nossa Ordem DeMolay.

    abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela empreitada Omar,

    Você nos recheia de informações no minimo interessantes sobre nossos dirigentes, ainda permitindo que o os irmãos que trabalham na base possam ampliar seu conhecimento e informação sobre as pessoas que nos lideram, dando um efeito de proximidade e transparência!

    Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Grande Tio Omar!!! Conhecedor de TODOS demolays de Minas!!! E detalhe, TODOS MESMO, até por nome...

    Parabéns Tio por ser esta pessoa dedicada, fiel e amiga da Ordem DeMolay, e obrigado por estar sempre melhorando nossa tão estimada fraternidade!!!

    Abraços... e nos vemos por ai...

    ResponderExcluir
  12. Meu grande Tio e Irmão Omar!

    Grande entrevista com um outro dos mais ilustres Seniors de nosso país. É gratificante ver seu empenho mesmo tendo passado por diversas fases na vida DeMolay, MC, MCE, OE, GME (fora ser eterno Grande Tesoureiro no Estado e no Brasil).

    Assim como tb é gratificante ver palavras como a de Tia Rita que apoia este nosso outro grande lider, Tio Cal.

    Sucesso neste novo empreendimento e que ele continue firme e forte durante muito tempo.

    ResponderExcluir
  13. parabens meu irmão omar pelo brilhante trabalho om certeza de muita relevancia para a nossa ordem parabens, tambem pra o irmão cal pela belissima entrevista, um grande abraço a todos e fiquem com DEUS.

    EDGLEY LIVIO
    GME-PB

    ResponderExcluir
  14. Parabens Omar,

    Mais um belo trabalho, e concerteza estamos apreciando muito.

    Ja estou ancioso para a proxima entrevista.

    Abraços.

    Weber Oliveira
    Grande Elói Mendes/MG

    ResponderExcluir
  15. Olá irmão Omar!

    Venho lhe parabenizar pelo Blog! A ideia e o conteúdo estão ótimos.

    Sucesso sempre

    ResponderExcluir